[resenha] a mais pura verdade


Oi galera, hoje falaremos sobre o livro A Mais pura verdade, do autor Dan Gemeinhart. Fizemos uma entrevista exclusiva com o autor americano, se você ainda não viu, só dá uma olhadinha: Entrevista com o autor de A Mais pura Verdade, e também postamos recentemente  As primeiras impressões do livro, e como falei na resenha, eu fiquei apaixonado só por ler as primeiras páginas, então imaginei com o livro todo! Vamos lá:


A mais pura verdade - Dan Gemeinhart
Nome: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 219

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
O livro conta a história de Mark, um menino 12 anos que está sofrendo com a sua doença ele percebe que a qualquer momento o câncer pode o levar de vez, e é ai que ele resolve fugir de casa em busca de realizar o seu sonho de escalar uma montanha. Ele deixa tudo para trás. Amigos, familiares, itens pessoais.... Leva somente seu cão Beau e algumas coisinhas como sua máquina fotográfica.

O livro passa a história um jovem com câncer, mas numa perspectiva diferente do que estamos acostumados. Não é um livro de romance, e sim sobre um menino que está cansado de sua doença.

Com bastante aventura, drama e suspense, Dan Gemeinhart faz com que os leitores derramem lagrimas do início ao fim, mas não pelo que acontece com os personagens, e sim com a mensagem que o livro passa.

Às vezes, chorar é mais fácil quando alguém chora com você. Mas outras vezes só torna a situação ainda pior.
Já tive um tio com câncer, e sei como a doença acaba com o psicológico da família. Passei um tempo imaginando como deve ter sido par as pais dele,pior que ter um filho com câncer, deve ser ter um filho com câncer e sem saber aonde está. O livro tem bastante disso de nos fazer ficar horas sem dormir pensando nesses fatos. O autor foi genial.




Foi a minha melhor leitura do ano, e vai ser difícil outro livro superar. Ele é bastante fácil de entender, mas me deixou algumas dúvidas, uma escrita que podemos chamar de perfeita. 

Os personagens são bem construídos, o autor consegue dar um ar real neles, Jessie é muito importante no rumo da história. Não é só a melhor amiga de Mark, mas é uma das pessoas que vão guiar o livro nos capítulos em terceira pessoa.  A capa é linda demais, e o designer do livro é perfeito também.





Beau se tornou meu personagem favorito, melhor cachorro que alguém pode ter. Está com ele em todos os momentos, passando por tudo junto com ele.

 Mark é bastante determinado, luta por seus sonhos, e é bastante persistente. Além de ser o protagonista, é o personagem que vai nos passar as mensagens mais tocantes durante a leitura.


O que mais gostei:


 O que mais me encantou no livro foi a narração. Como eu citei, ela é dividida em primeira pessoa com o Mark contando os fatos que vão lhe acontecendo e terceira pessoa, que é pela visão dos pais e da sua melhor amiga. Beau com toda a certeza é o personagem que fez meu coração se derreter, esse cachorrinho ganhou toda a minha atenção, pelo amor puro que ele sente por Mark!

O que não gostei: 


 O ponto negativo da história é que muitas coisas ficaram vagas. Sobre o câncer e o medo Mark principalmente, e confesso que fiquei perdido no começo, porque no primeiro capítulo já é sobre a fuga.

Espero que tenham gostado da resenha, e recomendo esse livro para todos.

12 comentários:

  1. Todo mundo comentando sobre esse livro e eu ainda não tive a chance de ler. Está na minha estante há algumas semanas e eu só não tive tempo, mas as resenhas que eu tenho lido me animam muito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. E lá se vem mais um livro de personagem à beira da morte... Hahahaha! Mas olha, dentre muitos outros esse me chama a atenção pela capa linda! :)
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito da sua resenha a história envolve bastante drama, parece ser muito emocionante. >.<

    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Próxima semana posto resenha desse livro no blog e ao ler a entrevista que fizeram com o autor, fiquei mais animada para iniciar a leitura. Mesmo achando a história clichê, acho que vou gostar.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii! Primeiro tenho que dizer, o meu exemplar chegou hoje. Uhuuuuu. kkk. Bom, estou ansiosa para concluir a leitura, já que li a prova. E depois de ler sua resenha, estou mais animada ainda. Espero amar. Mas fiquei receosa pelo fato de algumas ficarem vagas durante sua leitura.

    beijinhos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Já li outras resenhas desse livro e todas me encantaram! O livro entrou para a minha lista de desejados e eu já preparei os lencinhos! Fato que eu vou chorar! Que pena que o autor deixou algumas coisas vagas...
    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola Luana li os 6 primeiros capítulos e adorei, pena que ficaram essas pontas soltas sobre o câncer, mas a coragem de Mark e seu lindo cãozinho devem compensar, eu adoro a capa desse livro azul e chamativa. Vou terminar a leitura em breve do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luana.

    No começo da divulgação desse livro eu quis lê-lo, mas depois desisti. Mas mais mesmo por ser sick lit. Não quero livro com doenças e que creio alguém vá morrer no final. Acho que no momento minha vida com muitos dramas, quem sabe em um outro momento. Eu estou bem tentada a conhecer Beau. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  9. Oi Luana, tudo bem?
    Quero tanto terminar de ler esse livro, perdi a data de enviar as impressões e agora vou ter que comprar...ou ganhar, rsrs...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse foi um sick-lit que eu gostei de ter lido,
    não achei ruim o tipo de câncer ter sido deixado de fora... Achei o livro bem no tio também , e Beau ❤
    Beijos,
    May
    www.ensaiodemonomania.com.br

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente sem palavras para a sua resenha...
    PERFEITA!!!!
    Eu quero muito ler esse livro desde as primeiras impressões... e você me deixou ainda mais curiosa!!!

    beijosss
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu também li a amostra e gostei muito, então fiquei mais animada ainda agora que você finalizou e elogiou tanto o livro. Essa temática sempre mexe muito com a gente. A narração do livro realmente é um dos pontos mais altos, e prende a atenção do leitor.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir