Resenha : Maze Runner - Correr ou Morrer


"Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. "

Comprei o livro de James Dashner só pela sinopse. Não conhecia a série e muito menos o autor. Ainda assim, aquele pequeno resumo na contra capa me fez querer o livro na hora.
Thomas é um garoto de aproximadamente 16 anos, que um dia acorda dentro de um elevador em movimento, sem se lembrar de absolutamente nada, apenas o seu nome. Assim que o elevador fica imóvel,  portas se abrem e rostos desconhecidos de garotos aparece, ele está num lugar desconhecido, chamado por aqueles estranhos garotos, como clareira, um ambiente rodeado por um perigoso Labirinto, do qual ninguém nunca conseguiu decifrar !

Bem, a trama central gira em torno de Thomas, e é basicamente tudo que sabemos sobre ele; pelo menos até a metade do livro. Não sabemos de onde ele vem, quem é, e muito menos sua verdadeira idade,  tudo foi apagado de sua memória, com exceção de seu nome, e todos são exatamente iguais a ele. Logo ele começa a se acostumar com a rotina e a ordem dos clareanos ( é como os garotos que foram enviados para a clareira  se nomeiam)e percebe que todos vivem a base de regras, mais Thomas é diferente, ele é curioso, e nem todos parecem gostar disso. 

Então quando Thomas começa a se acostumar, mudanças começam a acontecer e todos o culpam, e tudo começa quando uma garota é mandada para a clareira, onde só se lembra de apenas um nome antes de desmaiar: "thomas",  além de possuir um papel preso em sua mão que diz: " Ela é a última", tudo começa a desmoronar desde então, a suposta paz que os clareanos tinham, acaba.

Correr ou Morrer te deixa sem fôlego do inicio ao fim. Você não liga se o tempo está passando, apenas quer descobrir os mistérios da Clareira. O livro é repleto de suspense.Você já pode até imaginar o quanto é bom pela simples ideia do autor de criar uma história aonde há 40 garotos, jogados em um lugar fechado por um elevador e sem memória.

Não tem como criticar o livro, o autor criou personagens perfeitos. Thomas é um personagem incrível, e Teresa, minha nossa, não tem como não se apaixonar.O livro é tão repleto de acontecimentos, personagens bem elaborados e uma trama estonteante. 

Mais já vou avisando, se você é uma romântica ou romântico ao extremo, acho melhor parar de ler esta resenha neste momento, porque este livro não é pra você. Posso dizer que Thomas e Teresa são um casal sim, podemos sentir aquele romance, mesmo pouco mencionado no livro, claro, que o foco do autor não é, e nem será o romance, é o mistério da clareira e do labirinto, e confesso, que mesmo sendo bem romântica, isso foi o que mais me intrigou no livro, sair do meu padrão de leitura nunca foi tão prazeroso, e sou grata por arriscar.

Então se você curte muito mistério e suspense, Maze Runner é para você, a história é eletrizante do inicio ao fim e te garanto que não tem como parar de ler, vale muito a pena, o autor consegue explicar e desenvolver a história de uma maneira  incrível e não entediante.


Só consigo elogiar e recomendar com todas as minhas forças esse livro à vocês!

4 comentários:

  1. Estou loucaaa por esse livro, parece ser tãoo incrível!!!!
    http//chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gentee... O filme foi show. Só faltou um romance. Num acha Luana?

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente eu quero dizer que AMO The Maze Runner <3 Correr ou Morrer é um livro incrível, repleto de suspense e mistério. Correr ou Morrer é um tipo de livro onde você rir, com o jeito sarcástico do Minho, onde você se arrepia, com o banimento do Ben, onde você chora com a morte do Chuck, ou seja, é um grande livro que você tem vários sentimentos! Não deixem de ler, pelo menos eu que li GOSTEI MUITO. Eu preferi o livro do que o filme, mesmo sabendo de que o filme precisa de adaptação, ele deixou muito a desejar, tiraram coisas que na minha opinião não haviam necessidades de tirar. Mas como o Wes Ball (diretor do filme) sabe o que faz, deixo nas mãos dele o "Prova de Fogo" (continuação de Maze Runner - Correr ou Morrer). Tenho 3 livros da saga, só falta o último (Ordem de Extermínio), estou quase terminando "A Cura Mortal" e estou cada vez mais apaixonado pela saga <3

    ResponderExcluir