[resenha] Extraordinário



 


“ Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário. ”


Assim que coloquei os olhos no livro, eu pensei: Bem, ele me ira me fazer chorar como uma criança. E estava muito certa. Não porque é uma história triste, mas sim porque retrata uma realidade, o autor escreve de uma forma tão emocionante e tão fascinante, que as dores do personagem , os seus medos tornam-se nossos, passamos a nos olhar com outros olhos e a valorizar como somos... E eu tenho que dizer, a história não só me envolveu do inicio ao fim, ela me encheu de um fervor tão grande, aqueles do tipo que transborda seu coração de algo Inexplicável.

 August Pullman, mais conhecido como Auggie, nasceu com uma doença rara. Trata-se de uma síndrome genética que lhe causou uma séria deformidade no rosto, ainda quando estava no útero de sua mãe. Por conta disso, desde muito pequeno, ele teve que ser submetido a várias cirurgias e cuidados médicos extremos.

 Por conta desta situação, Auggie nunca havia frequentado uma escola antes. Sua mãe era a responsável por suas aulas, bem, até agora. Quando chega o momento disso tudo mudar, ele tem consciência de que não será nada fácil começar o quinto ano em um colégio, onde terá que lidar com outras crianças. Auggie terá como tarefa, provar a todos, que apesar de possuir um rosto diferente, ele é um menino com sonhos, desejos, como qualquer outro.

 Extraordinário é um livro repleto de encantos, e a cada página você se apaixona mais pela história. Ele é um furacão de emoções, recheado beleza e sentimento. É praticamente impossível não se render a história criada por R. J. Palacio, que consegue passar todos os sentimentos do personagem, ele nos transporta para uma realidade que muitos de nós não conhecemos.

 A narração é um dos pontos mais altos dessa obra, pois apesar dela seguir em 1° pessoa, ela é intercalada entre Auggie, seus familiares e amigos. Dessa maneira o livro passou uma visão bem ampla de tudo que acontecia ao redor, estou acostumada a ler livros com apenas a visão do personagem principal, o que é uma visão bem limitada do que está ocorrendo ao redor, e essa forma diferenciada que R.J Palacio utilizou, foi intrigante e fascinante.

 Não tem como não chorar lendo esse fascinante livro, a história é tão real e tão atual, que nos faz perceber que a história de Auggie é mais comum , do que imaginamos. A sociedade é cruel, as pessoas são cruéis. A "perfeição" é quase como uma regra. Se alguém não está dentro desse padrão, pode vir a sofrer muito.

 Não tem como conter a empolgação quando se trata dos personagens de Extraordinário. Além de ricos, cada um deles é demasiadamente importante. Diferente de vários livros, que basicamente os personagens são poucos retrados, ficando muitos deles pouco relatados, Extraordinário, mostra que todos tem sua importância, me vi apegada por vários deles como por exemplo Summer e Jack, que me conquistaram desde o início.

 “SEUS FEITOS SÃO SEUS MONUMENTOS. Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.” 

O livro de R. J. Palacio é condizente ao título: Extraordinário, não tenho palavras para descrever o quanto mudou meus pensamentos e me fez amadurecer. Ele me marcou de uma maneira unica, e creio que, um dia quem sabe, as diferenças não importem tanto e que a sociedade pare de julgar pela a aparência. Ele me proporcionou esperança, e uma visão ampla da realidade de muitas pessoas... Eu evolui como ser humano o lendo, e para mim, todos DEVEM ler. "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”