[coluna] Paixões Literárias



   Olá, pessoas! Hoje eu resolvi falar um pouco sobre algo que todos nós - leitores - temos em comum: amores platônicos literários. rs

   Dentro de tantos livros e histórias maravilhosas sempre existe aquele personagem que faz você se perguntar ''Por que esse cara não existe de verdade??''. E esses personagens, sejam eles os principais ou secundários, estão surgindo com tanta frequência e nos conquistam tão facilmente que está sendo quase impossível escolher um preferido entre tantos! kk

   Afinal, quem não gostaria de uma pessoa que gastasse seu único desejo pra levar você em uma viagem incrível pra Amsterdam, por exemplo? Eu gostaria dessa e de muitas outras coisas, por isso foi meio difícil decidir quais personagens eu gostava mais.. Mas, depois de pensar muito sobre todos os meus amores literários, eu finalmente consegui montar um Top5 deles (ah, e também percebi que eu tenho uma forte queda por personagens que a) morrem, b) são pernetas e c) são demônios. rs)! :D

   Enfim, conheçam meus amores literários! ♥


1. Rudy Steiner (A Menina Que Roubava Livros, Markus Zusak)
   O Rudy e a Liesel se conhecem durante um jogo de futebol na rua Himmel. Após uma bela cobrança de pênalti do Rudy e uma defesa mais bonita ainda da Liesel, ela acaba sendo atacada por uma bolada de neve/lama do Rudy, e então surge a amizade entre os dois. O Rudy é descrito no livro como um conjunto de ossos mal montados e cabelos da cor de limões, e depois disso eu juro que sempre lembro dele quando vejo algum limão. kk
   Bom, as qualidades do Rudy são as seguintes: ele não desiste do que deseja, sempre diz o que pensa e faz qualquer coisa pelas pessoas que ama. Desde que se apaixonou pela roubadora de livros, ele expõe seus sentimentos e tenta a todo o custo um beijo da menina. No dia em que seu ídolo, o corredor americano e negro Jesse Owens, ganhou uma medalha de ouro, ele se pintou de preto em plena Alemanha Nazista e venceu sua própria corrida. E mesmo ele próprio estando morrendo de fome, ainda assim distribuiu o pouco que tinha com os judeus famintos, que não tinham nada. Com a Liesel, mais incrível ele não poderia ter sido! Toda vez que eu releio esse livro divino eu me emociono com as cenas desses dois, com o amor tão puro e inocente que existe entre eles.
   Enfim, o Rudy cresceu e virou um doador de pão e de ursinhos de pelúcia. E parecia que tudo ia ficar bem. A Liesel, depois de tanto negar um beijo ao rapaz, finalmente estava percebendo o quanto gostava dele e tals. Mas, então, como todos os autores fazem com nossos personagens preferidos (SPOILER A SEGUIR), a Morte decidiu levar meu lindo e amado Rudy. :'( A cena da morte dele é extremamente triste e linda! Sério, gente, é impossível que alguém leia esse livro e não se emocione.. Esse livro é daqueles que fazem você parar e pensar em como o mundo pode ser um lugar horrível e maravilhoso ao mesmo tempo, é um livro incrível. E fica ainda melhor com personagens como o Rudy Steiner, um garoto que 'pisoteia o meu coração e me faz chorar', como diz a Morte. :/
   Na adaptação cinematográfica de A Menina que Roubava Livros, Rudy Steiner é interpretado pelo ator Nico Liersch. Quando eu vi que o Nico tinha sido o escolhido pra ser o meu Rudy eu simplesmente odiei! Tipo, no final do livro eles estão mais velhos, e no filme seria o mesmo ator até o final, por isso achei que ficaria estranho.. Mas quando eu vi o primeiro trailer eu só pude pensar que não existe garoto melhor pra ser o Rudy! :3 E é isso, eu amo esse saukerl com os cabelos da cor de limões. ♥

Que tal um beijo, Saumensch?

2. Finnick Odair (Jogos Vorazes: Em Chamas/A Esperança, Suzanne Collins)
   O Finnick aparece no segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, ele pertence ao Distrito 4 e é um dos queridinhos da Capital. Finnick foi o vencedor da 64ª edição dos Jogos Vorazes com apenas 14 anos, graças à beleza incomum ele recebeu toda a ajuda dos Patrocinadores e se viu livre da arena, mas continuou sendo um escravo da Capital, porque todos queriam passar um tempo com o Tributo de pele bronzeada, cabelos loiros e olhos verdes.
   Finnick tem um romance com Annie Cresta, também Tributo do Distrito 4, que foi para os Jogos como uma punição para o Finnick por ele ter dito 'não' a Capital para poder ficar em seu Distrito com sua amada, e com essa experiência a querida Annie ficou meio maluquinha da cabeça. Na 75ª edição dos Jogos Vorazes, Finnick é escolhido novamente para lutar na Arena, desta vez pelo Massacre Quaternário, onde teria que enfrentar tributos que viraram seus amigos ao longo dos anos, inclusive sua própria instrutora. A princípio o Finn parece ser um personagem metido, mas quando eles estão na Arena e uma aliança é formada entre ele, Katniss, Peeta, Johanna e outros Tributos, podemos começar a ver que, além de um rostinho bonito (muito bonito, por sinal), ele também tem um coração enorme e faz de tudo para salvar seus amigos.
   No final de Em Chamas, os Rebeldes resgatam alguns Tributos da Arena e os levam para o Distrito 13, e para a nossa felicidade o Finnick está entre eles (aêê!). No início de A Esperança o Finn descobre que Annie foi capturada pela Capital, e aí ele fica numa depressão terrível que acabou com o meu coração... Até que surge uma missão secreta para resgatar os Tributos que estão presos na Capital, e o Finnick finalmente reencontra o amor da sua vida. E, gente, que cena linda foi o reencontro deles no livro!! Sério, as vezes eu pego o livro e fico relendo essa parte. *---*
   Depois disso, as coisas ficam bem por um período curtíssimo de tempo e outra missão aparece... Dessa vez um esquadrão irá para a Capital enfrentar o próprio Presidente Snow, e nosso queridinho Finnick é um dos soldados. (SPOILER A SEGUIR) E aí vocês sabem o que acontece, e eu realmente não estou com cabeça pra falar sobre isso.. (piadinha interna, mals) Só posso dizer que eu odeio de verdade a tia Suzanne por ela ter feito isso com o meu Finn. E queria dizer também que eu não chorei na hora da morte dele, não chorei porque não estava acreditando no que eu lia!! Só chorei no final, quando a Katniss fala da foto do filho recém-nascido do Finnick e da Annie. Isso realmente acabou comigo, porque meu Finn tinha muita coisa pra viver ainda, e sei que é apenas um livro, mas esse final mexe comigo. :'(
   Enfim, sendo o Finnick um personagem incrível, apenas um ator incrível poderia dar vida à ele.. E esse é o ator britânico lindo e perfeito Sam Claflin (os britânicos irão dominar o mundo)! s2 Quando eu vi que ele seria o Finn eu me apaixonei na mesma hora, e hoje em dia o Sam é um dos meus atores preferidos e eu estou vendo todos os filmes dele feito louca. haha Ele é um ator maravilhoso e sabe ser um Finnick como nenhum outro ator conseguiria ser. *-* ♥ _|||_

Aceita um cubinho de açúcar?

3. Tariq Walizai (A Cidade do Sol, Khaled Hosseini)
   O Tariq é o afegão mais lindo e maravilhoso que existe nesse mundo, gente! rs Ele é o amigo de infância da Laila, uma das personagens principais, e a história deles é uma fofura. Eles viveram na época em que o Afeganistão começava a enfrentar uma série de guerras, e nesse tempo, durante a infância de Tariq, ele pisou em uma mina e acabou perdendo uma das pernas (eu e minha paixão por pernetas, kk), o que faz com que ele use uma prótese.
   Até o início da adolescência dos dois, Laila e Tariq eram melhores amigos e iam para todos os lugares juntos, mas a medida que iam crescendo essa amizade já não era bem vista aos olhos dos adultos, pois na época da história e por causa da cultura deles, uma mulher jamais deveria ser tão próxima de um homem que não fosse o seu marido. A amizade deles começa a fica estranha quando eles percebem que há outro sentimento espreitando o coração dos dois, mas essa parte logo passa e eles finalmente se declaram um para o outro e dão seu primeiro beijo. A partir daí os dois começam a namorar em segredo, até que a guerra chega em Cabul e Tariq é forçado a se mudar para outro país e deixar Laila para trás, pois ela se recusa a deixar seus pais, então eles tem a tarde de amor mais linda do mundo e ele promete que um dia voltará para ela, owwwn!! *-*
   Preciso dizer que a história é narrada pelo ponto de vista da Laila, então o Tariq fica sumido por um tempo, e aí a Laila fica meio desesperada porque descobre que está grávida do Tariq, mas não pode contar isso pra ninguém. Com muito custo ela consegue convencer os seus pais a se mudarem para junto da família do Tariq, mas a casa dela acaba sendo bombardeada e Laila é a única que consegue sair com vida. Então ela fica sozinha e é forçada a se casar com Rashid, marido de Mariam (a outra personagem principal), para que fique segura e possa proteger a criança que está esperando. A filha de Laila e Tariq, Aziza, nasce e Rashid desconta toda a sua raiva em Laila por ela não ter tido um menino e porque ele não acredita que a menina seja filha dele, depois Laila tem também um filho com Rashid.
   E aí vamos finalmente voltar a falar do Tariq! rs Um dia aparece um homem na casa de Laila dizendo que foi para a guerra e no hospital encontrou um homem que havia perdido as duas pernas e que pedira a ele para mandar um recado a Laila antes de morrer... E aí a Laila ficou desesperada, e eu também! Sério, gente, eu queria parar de ler o livro por que eu não aceitava que o Tariq tinha morrido sem nem saber que tinha uma filha com a Laila!! (SPOILER A SEGUIR) Mas aí o Khaled fez com que eu o amasse ainda mais e para sempre quando a Laila estava voltando para casa e um homem veio pela rua mancando na direção dela. :D E aí ela e eu descobrimos que o velho nojento do Rashid havia contratado aquele homem lá pra Laila acreditar que o Tariq estava morto.. Então o Tariq contou tudo o que realmente aconteceu e eles tiveram que enfrentar o Rashid e depois de muito sofrimento conseguiram finalmente fugir e se mudar para outro país. E aí o Tariq 'adotou' o segundo filho de Laila e eles enfim ficaram juntos e felizes, depois voltaram para o Afeganistão e foram mais felizes ainda! E o Tariq é o melhor amigo, melhor marido e melhor pai que existe nesse mundo, ele é incrivelmente maravilhoso! ♥
   Para a minha tristeza, esse filme ainda não foi adaptado para o cinema, e eu também nem poderia pensar em um ator para ser o Tariq, porque eu consigo imaginá-lo perfeitamente na minha cabeça, mas não consigo imaginar ninguém que pudesse ser ele. Sabem como é, né? rs Mas ele é perfeito, acreditem! :)

- Ora, você sabe muito bem.
- Sei o quê?
- Que só me interesso por você.
(diálogo entre Tariq e Laila)



4. Augustus 'Gus' Waters (A Culpa é das Estrelas, John Green)
   O Augustus Waters é aquele tipo de personagem que nunca será esquecido, e creio que dessa lista que eu fiz ele é o preferido da maioria das pessoas. Ele é uma vítima do câncer e um não-fumante muito sexy. Foi diagnosticado com Osteossarcoma mas ficou SEC (sem evidência de câncer) após amputar a perna que havia sido atacada pela doença, desde então ele fuma cigarros sem acendê-los, é a metáfora dele: você coloca a coisa que te mata entre os dentes e não dá a ela o direito de matar você. Com seu corpo atlético de uma perna só (pernetas *-*), os olhos azuis e aquele sorriso cafajeste ele nos fez perder o ar mais rápido do que a Hazel Grace! kk Ok, piadinha sem graça.. Mas, enfim, o Gus aparece no livro em uma reunião do grupo de apoio a crianças com câncer em que a Hazel está presente, aí o Gus fala umas coisas fofas e em troca recebe altos foras da Hazel durante a reunião, mas depois disso os dois começam a conversar amigavelmente e a fofura começa! :D
   Os dois logo se apaixonam, mas a diferença é que o Gus expõe seus sentimentos enquanto a Hazel acha que isso só servirá pra magoar mais uma pessoa na lista dela. Mesmo assim a amizade continua, os dois ficam cada dia mais próximos e vivem momentos maravilhosamente divertidos, descobrindo os sonhos um do outro e criando o Sempre deles, mas conhecido como: Okay? Okay.
   Em ACÉDE existe um livro chamado Uma Aflição Imperial (livro fictício que eu sei que todos queriam ler, rs), este é o livro preferido da Hazel e uma das coisas que ela mais deseja é encontrar o escritor Peter Van Houten para descobrir a sequência da história, já que o livro termina no meio de uma das frases da protagonista, então o Gus, perfeito como é e mesmo sabendo que o mundo não é uma fábrica de realizações de desejos, dá um jeitinho de realizar o sonho da Hazel e usa o seu próprio desejo para levá-la numa incrível viagem até Amsterdam e descobrir o que acontece com os outros personagens de UAI.
   Ao chegarem na Holanda eles descobrem que Van Houten é um babaca, mas isso não estraga o humor de nenhum dos dois e a viagem é ótima.. Numa visita a casa de Anne Frank, Hazel finalmente resolve parar de perder tempo e os dois tem seu primeiro beijo, e na mesma noite eles já resolvem o problema do Gus e fazem com que ele saia do círculo de garotos de uma perna só que são virgens! kkk (SPOILER E LÁGRIMAS A SEGUIR) E então, depois de todo esse amor, o Gus conta para a Hazel que em seu último exame ele acendeu como uma árvore de Natal. Seu corpo todo está sendo atacado pelo câncer, e não há muito o que se possa fazer (não acreditei nessa parte quando eu li o livro!). O estado dele fica cada vez pior, então ele decide que quer presenciar o próprio enterro, por isso pede ao amigo Isaac e a Hazel que escrevam elogios fúnebres e apresentem para ele. E eu não vou falar sobre essa parte, porque quem já leu o livro sabe a tristeza que é.. Sempre me pergunto como o John Green teve coração pra escrever aquilo!! Enfim, depois de ter sido um dos melhores personagens já inventados, nosso querido Augustus Waters perde a batalha contra o câncer, deixando milhares de corações partidos. :'( E aí, quando eu acho que não tenho mais lágrimas para derramar, nossa Hazel recebe o elogio fúnebre que o Gus deixou pra ela, que é a coisa mais linda do mundo! ♥ (a coisa mais linda e triste, por isso aconselho que vocês não leiam esse livro em público)
   ACÉDE foi adaptado para os cinemas em junho desse ano, e o ator que interpreta nosso Gus é o Ansel Elgort (namorado e irmão da Shailene nos tempos vagos, kkk). Vou falar a verdade pra vocês, eu odiei quando vi que o Ansel seria o Gus, porque eu não achava que ele se parecia com o Gus que eu havia imaginado e queria que o modelo Joshua Anthony fosse escolhido, porque pra mim ele parece o Gus saído das páginas! Mas então eu vi o trailer, e tenho que admitir que o Ansel tem o sorriso totalmente Augustus Waters, aí eu o aceitei como Gus e achei que ele foi incrível interpretando nosso não-fumante preferido! :D

Talvez 'O.k.' venha a ser o nosso 'Sempre'.

5. Cameron 'Cam' Briel (Série Fallen, Lauren Kate)
   Em livros sobre Anjos Caídos eu sempre me apaixono pelo demônio, e em Fallen não foi nada diferente.. Assim que eu li a primeira frase sobre o Cam eu soube que ele seria meu personagem preferido! ♥
   Ele aparece na história no primeiro dia de Luce no reformatório Sword e Cross, ele é descrito como um rapaz bonito de cabelos negros e longos, pele pálida, olhos verdes como esmeraldas e lábios avermelhados que toda garota gostaria de ter (super sexy, claro). No começo do livro ele tenta seduzir a Luce (mas Fallen NÃO é um triângulo amoroso, gente! Ao longo da série fica claro o motivo pelo qual o Cam tentava seduzi-la), mas depois de alguns piqueniques e beijos, fica claro que eles não ficarão juntos, apenas criarão um laço de amizade muito forte.
   O Cameron é um anjo caído que, após a queda, ficou vagando pelo mundo na companhia de alguns anjos, inclusive seu amigo/irmão Daniel Grigori (verdadeiro amor de Luce), até se apaixonar por uma mortal, a bela Lilith. Cam sabe que Lilith é o amor da sua vida, por isso se casará com ela mesmo sabendo que um dia irá perdê-la de alguma forma. O problema é que a família de Lilith é religiosa e ela não sabe o que o Cam é de verdade, por isso, no dia do casamento, ela exige mais uma vez que os dois se casem na igreja, sem saber que ele não pode pisar em locais sagrados, então Cam nega mais uma vez, e ela o acusa de não a amar o suficiente e de ser um demônio. E aí, como o Cam não é nada dramático (imagina, só um pouco!), ele começa a chorar porque todos tem um amor e ele é privado de viver a história dele e tals, então se despede do Daniel e vai para o lado de Lúcifer! E suas asas, que eram brancas e prateadas, mudam de cor e ganham um tom dourado, pois as cores diferem os anjos do Trono e os anjos de Lúcifer.
   A partir daí ele se torna um dos demônios mais próximos de Lúcifer, sendo obrigado a servir a ele e se afastar de alguns amigos. Mas quando a história começa a se desenrolar e Luce passa a correr perigo, os anjos de ambos os lados dão uma trégua na guerra e passam a lutar juntos para garantir a proteção de Lucinda. O Cam está sempre lá, super fofo e atencioso, ajudando o Daniel e fazendo de tudo para proteger Luce, pois o resultado final dessa guerra depende apenas dela. No final do último livro da série (Êxtase), quando Luce recupera a memória e lembra qual é a sua origem, todos se reúnem novamente para que tenham uma segunda chance de escolher qual lado vão seguir. Mas acontece que o Cam acredita que não existe um final feliz para ele, e aí ele deseja toda a felicidade do mundo pra Luce e pro Daniel e vai embora. Tipo, vai embora mesmo! Ele some do mapa e ninguém nunca mais tem notícias dele!! Eu realmente odiei esse final ridículo que a tia Lauren deu pro meu Cam, e espero que ela escreva bem rapidinho um spin-off inteirinho sobre ele. Por que ele é o anjo/demônio mais perfeito desse mundo, e Fallen não seria a mesma coisa sem ele. *-*
   Sobre a adaptação cinematográfica: Fallen será lançado no ano que vem, e o ator escolhido para interpretar o Cam foi o australiano Harrison Gilbertson. Odiei a escolha, odiei de verdade. E mesmo que ele seja um ótimo ator e consiga interpretar o meu Cam com alguma decência, continuarei não gostando da escolha. rs Para mim e pra maioria das outras fãs de Fallen que eu conheço, o ator que deveria interpretar o Cam é o americano super gato Brant Daugherty, mas nós nunca temos voz, e aí eles escolhem esses atores nada a ver com os nossos personagens. Enfim, tia Lauren falou que ele é bom, então só me resta confiar e esperar. :)

Vai em frente, me mate. Nunca pedi para ter um final feliz.


A ordem está aleatória, mesmo porque eu não saberia dizer quais desses 5 personagens eu amo mais!
Espero que vocês tenham gostado da coluna e das minhas escolhas, e também gostaria de saber de vocês: quais são as suas paixões literárias?? rs

12 comentários:

  1. Guuuuuuuuuuus & Caaaaaaaaaam ♥♥♥♥ Amor eterno Julia, amei!! rs :*

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, que bom que gostou, Ju! Obgd. *-*

      (mas tire o olho do Cam, tu sabe q ele é meu!) rs

      Excluir
  2. Amei o post!
    Gus e Finnick ♥
    Na minha listinha de paixões literárias, eu colocaria ainda o Jamie Fraser (Outalnder) ♥ ♥ ♥

    Beijinhos e boas leituras ^-^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obgd, Isa! s2
    Ah, sim, ainda não li Outlander, mas só escuto coisas boas sobre o Jamie. rs
    Amei o seu blog, já estou seguindo! ;)

    Bjos! :*

    ResponderExcluir
  4. Nossa a materia ficou muito boa, apesar de não conhecer alguns dos personagens citados, mas tive o gostinho de conhecer agora e me entereçar pelos livros...mas vontando aos que eu ja conhecia não tem como não falar do Finnick em uma materia assim ele é perfeito *-* sonho de consumo !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk Obgd, Bella! O Finnick é incrível mesmo, e vc tbm vai amar os outros personagens citados quando ler os respectivos livros. :)

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto, vc escreve mt bem!

    ResponderExcluir
  6. Graaaande Finnick =) Fiquei muito triste quando vi no livro que ele morreria, mas acredito que vão mudar a morte dele do filme por ter sido muito "pesada". Ameei a piada "não estou com cabeça pra falar sobre isso" HAHAHAAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Finnick é realmente espetacular! E é mais forte q eu.. penso nele e essa piada vem à mente! rs

      Excluir
  7. "ah, e também percebi que eu tenho uma forte queda por personagens que a) morrem, b) são pernetas e c) são demônios. rs"
    hahaha

    Muito boa matéria!!!

    ResponderExcluir