[resenha] Quem é você, Alasca?


Quem é você, Alasca? foi o primeiro romance escrito pelo nosso maravilhoso e queridíssimo John Green.

Miles Halter era um adolescente que vivia uma vida normal e entediante na cidade onde morava com os pais, por isso passava os dias lendo e relendo biografias em busca das últimas palavras de pessoas importantes que já haviam partido dessa para uma melhor. Certo dia ele decide que precisa de aventuras e se matricula no colégio Culver Creek (onde o pai havia estudado e se divertido muito) em busca do 'Grande Talvez' de sua vida.


Em Culver Creek Miles conhece seu primeiro amigo, o Coronel, com quem divide o quarto, e recebe um novo nome: Gordo. Chip Martin , o Coronel - pois era um arquiteto de trotes no melhor estilo militar -, é um garoto baixinho e musculoso com um emaranhado de cabelos castanhos, gosta de fumar, beber e se divertir, e tem um talento incrível para memorizar coisas, inclusive o nome de países. Foi Coronel que apresentou a garota mais linda do mundo ao Miles.. Alasca Young é uma garota de lindos olhos verdes, sorriso infantil, pequena e com belas curvas, seu quarto era cheio de prateleiras lotadas de livros que Alasca chamava carinhosamente de ''A Biblioteca da Minha Vida''. Gordo se apaixonou por Alasca assim que a viu, pois ela era realmente apaixonante e infinitamente fascinante, e foi ela quem o levou a tentar descobrir qual seria a saída do labirinto de nossas vidas. Outros personagens e amigos importantes dessa história são o Takumi e a Lara. Takumi era um japonês magricela e um pouco mais alto que o Coronel; e Lara é uma menina romena com uma voz suave que diz 'quéém' em vez de 'quem', em certo momento ela e Gordo namoram por um breve período. Na companhia de Alasca, Coronel e seus outros amigos, Gordo passa a viver momentos incríveis e inesquecíveis, visitando o Buraco do Fumo e sempre tentando fugir do olhar do Águia, o reitor.

Um dia, Alasca sofre um acidente e a vida de todos na escola é afetada. Gordo e seus amigos organizam uma homenagem super divertida e que vai contra todas as regras da escola para que ninguém se esqueça da garota extraordinariamente inteligente, extrovertida e linda que Alasca foi.
Quando o final do período letivo chega, enquanto faz um trabalho escolar, Gordo repara em todas as mudanças que ocorreram em sua vida e no quanto aprendeu com elas. Percebe a sorte que tem por ter conhecido amigos tão maravilhosos. E agora já não busca mais seu 'Grande Talvez' e nem a saída do seu labirinto, apenas aproveita a vida com o melhor que ela tem a oferecer.

Achei o livro absolutamente incrível, apaixonante! Sempre fico fascinada com a capacidade que o John Green tem de se passar por um adolescente, como nós aqui somos ou já fomos, a forma como ele sabe exatamente o que pensamos e entende o que sentimos. E o que falar dos personagens?? Um mais perfeito que o outro! John Green sempre nos surpreende com suas histórias fantásticas e seus personagens maravilhosos, sempre fazendo com que nos apaixonemos ainda mais por ele! Eu continuo me apaixonando, é claro, e sei que vocês também. rs Bem, como eu já disse, amei de verdade esse livro, ele nos mostra que não temos todo o tempo do mundo pra fazer o que precisamos ou queremos fazer, a vida acaba quando a gente menos percebe, e enquanto isso devemos tentar aproveitar os momentos da melhor forma possível e com as pessoas que amamos ao nosso lado. ;) 

''Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.''

Espero que vocês tenham gostado da resenha, e eu super indico o livro para aqueles que ainda não o leram. E vamos aguardar pela estreia desse livro fantástico nos cinemas! ;)