[resenha] O melhor de mim



Oi, gente! Hoje vou falar sobre o meu 4º livro preferido e um dos melhores romances do mundo inteiro! *-*

O Melhor de Mim é um romance escrito por Nicholas Sparks, e conta a história de um casal que, mesmo se amando muito, foram obrigados a se separarem e se reencontram mais de 20 anos depois.


   Amanda Collier e Dawson Cole se conheceram na primavera de 1984, quando tinham 18 anos, e se apaixonaram perdidamente um pelo outro, por mais que isso parecesse impossível. Os dois nasceram e cresceram na cidade de Oriental, mas participavam de mundos completamente diferentes... 
   Amanda era uma garota bonita e popular, pertencia à uma família tradicional da cidade, queria entrar pra uma universidade de renome, conhecer o mundo e encontrar alguém com quem ela poderia se sentir segura e livre. Mas, como a maioria das garotas de famílias ricas, tinha seus pais tentando moldar e interferir na sua vida. 
   Dawson fazia parte de uma família de criminosos, mas ao contrário dos parentes, ele era um dos melhores alunos da escola, fugia de confusões e ansiava por um futuro diferente. Tendo sido abandonado pela mãe quando ainda era bem pequeno, Dawson sofria pelas mãos do pai quando esse bebia muito e ficava descontrolado, então passou a se exercitar até o dia em que reuniu forças suficientes para enfrentar o pai e saiu de casa.
   
   Quando fugiu, Dawson invadiu a oficina de Tuck Hostetler, um velho mecânico que vivia sozinho, para passar a noite, e na manha seguinte Tuck o ofereceu um emprego e permitiu que morasse na oficina. Aquele foi o momento onde Dawson iniciou sua nova vida... Tinha se libertado do pai e havia arrumado um emprego que bancava muito bem suas necessidades, e ainda aconteceu algo com que sempre sonhara e nunca imaginara ser possível: se tornou parceiro de laboratório da linda Amanda Collier.
   Depois que se tornaram parceiros, Dawson finalmente convidou Amanda para sair e, para sua surpresa, ela aceitou. Enquanto os dois se apaixonavam e passavam cada vez mais tempo juntos, Amanda tinha que enfrentar os pais, que descobriram sobre o romance e mandaram a garota se afastar do rapaz, pois achavam que uma menina com a sua criação não poderia ter um romance com um garoto pobre que pertencia à uma família de criminosos, e Dawson tentava se defender do pai e dos primos, Ted e Abee, que apareciam toda semana para pegarem parte de seu salário.
   Depois de muitas brigas e quando o verão já estava chegando ao fim, Amanda recebeu uma carta da Universidade Duke e os pais a fizeram escolher: ou iria para a faculdade e teria a ajuda deles com as despesas, ou ficaria com Dawson e perderia todos os luxos que possuía em casa. Os dois tinham uma ligação e um brilho incríveis, e não conseguiam imaginar a ideia de ficarem separados, mas Dawson acabou fazendo a escolha pelos dois, achando melhor deixar sua amada seguir em frente por achar que não poderia oferecer uma vida boa a ela.
   Após a partida de Amanda, Dawson se envolveu em um acidente e, por culpa do motorista que vinha da outra direção, acabou atropelando e matando o Dr. Bonner, marido de Marilyn Bonner, que também pertencia a uma importante família de Oriental, e mesmo não sendo culpado, Dawson foi condenado e ficou preso por 4 anos. Nesse período ele não teve notícia alguma de Amanda, e depois de receber a liberdade trabalhou por mais algum tempo com Tuck e foi embora em busca de uma nova história.


   Passaram-se 25 anos e Amanda continuava presente nos pensamentos e sonhos de Dawson, agora ele passava a maior parte do seu tempo trabalhando em uma plataforma em alto mar e quando estava em casa vivia em uma pequena casa longe de tudo e de todos. Não tinha família e nem amigos, e jamais pensou na ideia de ter outra mulher, nenhuma poderia substituir Amanda. Um dia, durante o trabalho, há uma explosão na plataforma e muitos homens morrem, mas Dawson é salvo por um homem que aparece para ajudar quando ele está à deriva no mar. Após o acidente Dawson recebe uma indenização, tira férias e continua vendo o homem misterioso que o salvou, sem conseguir se lembrar de onde o conhece ou se aproximar dele. Acostumado com a solidão, Dawson de espanta ao receber uma ligação de um desconhecido, e então vê um filme de seu passado inteiro passando em sua mente quando é comunicado de que seu velho amigo Tuck faleceu.

   Depois de mais uma briga com o marido, Frank, Amanda está arrumando as malas para voltar a Oriental e participar do funeral de seu amigo Tuck. Amanda está casada há 20 anos, deu à luz 4 filhos e já passou pela dor de perder sua terceira filha, Bea, para um câncer quando a menina ainda era apenas um bebê. Largou o emprego para cuidar das crianças e, após a perda da filha, passou a cuidar também do marido que tentava se livrar da dor e dos problemas por meio das bebidas. Nessa época de sua vida, Amanda passou a visitar Tuck com frequência e os dois se tornaram confidentes... Tuck contava que via sua falecida esposa, Clara, enquanto Amanda admitia o quanto queria que sua vida fosse diferente, ela só não podia prever que tudo realmente iria mudar em pouco tempo.

   O que aconteceu foi que Tuck, sentindo que seus dias estavam se esgotando e desejando o melhor para o casal que havia aprendido a amar e considerava como filhos, organizou tudo para que Dawson e Amanda se reencontrassem no seu enterro e escreveu cartas para que os dois pudessem perceber e pensar sobre o que sentiam um pelo outro. E aconteceu como Tuck previra, a partir do momento em que Dawson e Amanda se encontraram em frente a velha oficina, o amor dos dois renasceu de uma forma tão forte que todos aqueles anos separados pareciam não terem existido. No começo Amanda tentou resistir, mas não era capaz de esconder o que sempre sentiu e ainda sentia por Dawson Cole. Os dois passaram o fim de semana inteiro juntos, contaram sobre suas vidas, relembraram o passado e fizeram declarações, até que chegou o dia em que teriam que voltar para suas casas e Amanda para sua família. 
   Eles tinham a opção de deixarem tudo para trás e construírem um futuro juntos, mas dessa vez Dawson deixou a escolha com Amanda, que estava dividida entre o amor da sua vida e seus filhos. Amanda faz a sua escolha e Dawson, que continua vendo o homem misterioso, descobre o motivo pelo qual foi salvo tantas vezes. O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira, o quanto ele será capaz de interferir nas novas vidas dessas pessoas?


   Esse livro é simplesmente magnífico e surpreendente! É uma história real e maravilhosa, nada melhor que um belo romance misturado com um pouco de tristeza, não é verdade? rs Nesse livro o Sparks nos prende de um jeito que nos emociona fortemente e nos faz desejar com que tenhamos o tipo de amor que existe entre o casal da história, um amor que vence o tempo e qualquer problema e continua vivo e mais forte a cada dia. Como escritor fantástico que é, ele sabe contar uma história e nos prender, ele sabe como fazer com que pensemos um pouco mais sobre o amor, e eu realmente amo isso! rs Gosto desses livros que nos mostram o quanto as coisas simples que temos são maravilhosas e como elas podem acabar rápido.
   Então é isso, galerinha, espero que vocês tenham gostado da resenha e eu SUPER INDICO esse livro de verdade! É um dos melhores, vocês não vão se arrepender. ;)



  ''Porque você não é só alguém que eu amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. - Ele hesitou, buscando as palavras certas. - Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo.''