Projeto Autor Nota 10 - Carol Sabar


Demorei muito, mais fiz, nesse autor nota 10, iremos citar uma das minhas escritoras brasileiras preferida, Carol Sabar, devo dizer que essa mulher merece uma medalha de ouro, por que ? Bem, ela foi a primeira a me fazer realmente amar um livro nacional e dar boas gargalhadas.

Carol Sabar nasceu na cidade Juiz de Fora, Minas Gerais, atualmente tem 30 anos e é louca por escrever, ela começou a ler desde pequena, sem preferências, é twilighter, tanto que o livro que a fez ficar bem conhecida foi: Como (quase) Namorei Robert Pattinson, que devo acrescentar que está na minha lista de leituras, mas iremos falar hoje do seu grande sucesso também, Azar o Seu.



Resenha do Livro Azar o Seu!

"Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... 

O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! 

Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... "




Todo mundo que me conhece sabe que não levo muita fé na literatura Brasileira, mas devo dizer que Carol Sabar calou minha boca com esse livro e pela primeira vez eu simplesmente devorei um livro escrito por uma brasileira. Pois é.

Bia tem 25 anos. É extremamente azarada, endividada, desempregada e tudo de ruim que podemos colocar em pauta. Isso segundo palavras de nossa própria narradora.  Mais é claro, sua vida mesmo começa a desmoronar quando ela é demitida de seu maravilhoso emprego por uma justa causa, foi acusada de assedio sexual ao seu estagiário. E bem, podemos dizer que a partir dai as coisas começaram a ir mal a pior na vida de Bia.

A autora conseguiu misturar tudo que um livro digno merece: emoção, romance, drama e claro muita comédia, me atrevo a duvidar de quem não riu em nenhum momento com as doideiras de Bia. Ela é o oposto de garotinha indefesa, ela é totalmente louca e as vezes acaba passando por situações que nós, meros mortais, passamos dia após dia.

A Bia é extremamente teimosa, teve momentos que tive vontade de dar uns tapas nela.  Mas o personagem que realmente me chamou a atenção foi o Guga, o primeiro amor  de Bia ( por quem ela ainda é secretamente apaixonada). E o que dizer desse encantador homem? Bem, ele não é o estereótipo de homem perfeito, se quer a verdade, é o oposto disso, é carinhoso ,cuidadoso e atencioso,  mas não se engane, é muito provocador e mentiroso, eu nem sei como ele conseguia arrumar tanta mentira pra contar, sério !

Os personagens secundários também foram bem moldados e têm sua importância e participação na história, não foram jogados e ficaram sem rumo como percebemos em vários livros, eles realmente têm algum valor e são primordiais no desenrolar e na vida da nossa principal.

Carol Sabar tem uma escrita deliciosa e envolvente, não é entediante e ela consegue escrever para qualquer público, afinal sua escrita é fluída, engraçada e de fácil entendimento.


Azar o Seu! é uma leitura gostosa , narrada em primeira pessoa, alternando entre o passado e o presente, além de conhecermos varias músicas muito legais, já que os personagens são assim como nós, loucos por músicas.

A capa é fofa, a escrita boa, e a história em geral é bem cativante, para um livro brasileiro estou bem impressionada. 

Então mega recomendo pra quem quer sair um pouco da sua bolha de leitura e conhecer novos gêneros.