[Resenha] O Azarão



Fala aê gente , eu iria escrever sobre um outro livro , mas não resisti em escrever sobre esse .

   O Azarão é o primeiro romance e primeiro livro do autor australiano Markus Zusak , publicado aqui em 2012 pela Editora Bertrand Brasil , e é o primeiro livro da trilogia Irmãos Wolfe .

"Então, percebi que havia apenas um eu. Havia apenas um eu que podia se preocupar com o que estava acontecendo aqui, no interior das paredes da minha vida."

   A história é contada por Cameron Wolfe , ele tem 15 anos e é o caçula da família composta por seus pais, o sr. e a sra. Wolfe, e seus irmãos , Steve , o mais velho e bem-sucedido , Sarah , que basicamente vai à escola , trabalha e se agarra constante e extremamente com o namorado Bruce , e Rube , um ano mais velho que Cam , um garoto bonito e contagiante que não se importa com os outros , apenas com a família.
 
   O livro relata a vida infeliz e frustrante de Cameron , em como ele tenta evoluir e se tornar alguém , lutando contra as coisas que o ligam a sua adolescência inconsequente e ridícula . No decorrer dessa batalha ele se apaixona por Rebecca Conlon , a linda garota que sempre sonhou ter ao seu lado , ele a conhece numa casa em um serviço com o pai . Ela o incentiva ainda mais a mudar seus hábitos , pensamentos , ações e outras coisas , pois ele sabe que nenhuma menina , principalmente uma tão perfeita como Rebecca , iria desejar relacionar-se seriamente com alguém que planeja assaltos bobos e mal-sucedidos em sua vizinhança com o irmão .
 
   Cam sabe que precisa vencer os desafios de sua vida repleta de decepção , insegurança e desânimo , e irá se empenhar , lutar com todas as suas forças e fazer de tudo para conseguir aquilo que deseja conquistar para si próprio.

"Vamos encarar os fatos, até falei para mim mesmo, você não merece uma namorada. Estava certo. Não merecia. E dava mostras, no melhor dos casos, de uma moral duvidosa. Era controlado com facilidade pelo meu irmão. Fazia coisas patéticas, que não tinham importância, e só eram feitas por um tipo de orgulho selvagem que era tão ridículo que mal dava para entender. Era uma pessoa confusa, desesperada e ansiosa, andando por aí para que alguma coisa me fizesse sentir bem..."




   Bem , não há muito o que falar sobre o livro , pois ele é bem fino , 14 capítulos , mas a leitura é bem divertida , a escrita de Markus é simples , descontraída e perfeita . Não possui muuuuuitos personagens , mas os poucos que tem são maravilhosos , é ótimo ler o que acontece em cada dia da vida de Cam , os sonhos que tem , o que ele faz com Rube e a ansiedade que passa esperando os sábados de trabalhar com o pai só para ver Rebecca.

   A parte do livro que eu mais gostei foi :

"Não era uma sensação boa, mas também não era ruim. Eu me senti preso e livre, ao mesmo tempo, como se eu mesmo fosse a única pessoa que não me permitisse ser grande ou infeliz. Como sempre, o trânsito ecoava a meu redor, aumentando a sensação de que eu não pertencia a lugar nenhum. Nada era fixo. Tudo se movia. Se transformava em alguma coisa. Igualzinho a mim."

   Eu não sabia que era uma trilogia , tanto que li o terceiro livro primeiro (A Garota Que Eu Quero) , ele é perfeito , fiquei desejando imensamente que tivesse uma ''continuação'' sem nem mesmo saber que ELE era a continuação [e o último] . Minha irmã (Julia Calazans que também escreve aqui no C.U.L.) foi quem me mostrou que eram três livros , na mesma hora me deu aquele surto que todo leitor sofre de ''eu preciso desse(s) livro(s)'' .

   Aí ganhei o segundo livro (Bom de Briga) de aniversário da minha amiga maluca Taiane Monsores , e comprei O Azarão na Bienal do Livro SP 2014 . No momento estou terminando de ler Bom de Briga , e com toda certeza lerei mais uma vez A Garota Que Eu Quero .

   Então é isso gente , a trilogia é ótima , espero que vocês tenham gostado da resenha , leiam os livros e se apaixonem assim como eu me apaixonei .

-Obrigada por ler :)

3 comentários:

  1. Descobri este livro pela resenha da continuação dele aqui mesmo no site, muito boa a história parecer ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Um livro que se trata de um homem que tem uma vida infeliz e frustrante, que no decorrer da vida ele conhece uma garota que o ajuda a se tornar alguém na vida? Aposto que muitos homens se identificarão com esse livro HAHAHAH

    ResponderExcluir