[RESENHA] - Legend


Título: Legend
Subtítulo: A verdade se tornará lenda.
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 253

 Legend conta uma história que acontece nos EUA, especificamente em Los Angeles. O Estados Unidos está dividido em duas partes:
Repúblicas e Colônias. O tipo de governo que comanda em Los Angeles é a República. República é um sistema de governo completamente autoritário e rígido. Se o cidadão não seguir as leis, ele vai preso e, as vezes, com sentença à morte!

Personagens Principais: June e Day

A June nasceu nos principais setores ricos de Los Angeles, ela é um prodígio militar, tem 15 anos. Seuu irmão, Metias, é o capitão da República.

Quando você faz 10 anos, você tem que fazer uma prova escrita, prova esta que vai determinar se você vai fazer faculdade, ou se vai parar os estudos por aí ou se vai direto para o trabalho. Tudo isso vai depender da nota que você tirar na prova. A prova vale 1500 pontos e a June é a única que conseguiu gabaritar, ou seja, tirar a nota máxima na prova. Com esse resultado da prova da June, ela é convidada para trabalhar no setor militar de Los Angeles e aceita.

O irmão da June, Metias, o capitão da República, foi assassinado recentemente e o principal suspeito é o Day.

Day, ao contrário da June, nasceu nos setores mais pobres de Los Angeles. Ele é um criminoso, só tem 15 anos mas é o mais procurado pela República. Ele cometeu agressão, incêndio, destruição de bases militares, e outras atrocidades que são contra as leis da República. Mas tudo que Day fez teve uma razão, ele precisava ajudar a família dele a vencer uma praga e, por isso, enfrentou a República a qualquer custo.

A June, por pensar que Day foi o homem que matou seu irmão, procura se vingar dele. Ela se veste como uma pessoa comum e vai até os setores mais pobres para capturar Day, para a República tomar as posições sobre o que fariam com ele.

O desenvolver da história começa por aí: a June vai atrás do Day, e consegue encontrá-lo. Será que ele vai ser capturado? O que vai acontecer com o Day? Será que foi ele mesmo que matou o Metias? Caso tenha matado, por que ele fez isso? Que praga é essa que Day está combatendo? Essas são algumas perguntas que serão desvendadas conforme o desenvolver do livro.


Sobre a escrita: A escrita da Marie Lu é bem leve, fácil de se entender e objetiva. O livro todo não tem nenhum rodeio, tudo que está escrito no livro precisava ser escrito. A narração é dupla, ou seja, em um capítulo a June narra, noutro o Day. Isso torna a leitura mais dinâmica. 

O diferencial de Legend é o foco na ação. Legend é repleto de ação, suspense e romance, mas o foco principal é na ação, e não no romance, como no maioria dos livros distópicos. Isso é bom pois torna o livro mais direto, sem enrolações. 

Recomendo esse livro para todos os fãs das distopias atuais, como: Divergente, Jogos Vorazes. Com certeza quem ler Legend vai  se surpreender muito com a originalidade da história e o jeito contado pela  autora. Eu gostei muito do livro, e por ele ter uma  escrita objetiva e simples, você termina bem rápido pois este só tem 253 páginas.

OBS.: Legend é uma trilogia. (1.Legend 2.Prodigy 3.Champion)




15 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, simples e direta! Haha mais uma distopia entra na minha lista de desejados! Beijos!
    www.elaescreveu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelos elogios. Legend é maravilhoso! Tenho certeza que você vai gostar. :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. agora vou acertar as eprguntas sobre legend ahahah
    essa marie lu é fofa.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Lu, a resenha ficou Ó-TI-MA-!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, anônima. haha Tô zoando... Eu sei que é você: Laryssa!

    ResponderExcluir
  6. Lucas, eu ganhei esse livro de natal e lendo essa sua resenha com certeza ele vai ser uma das minhas proximas leituras!!! Eu adorei quando você citou que ele não dá muito foco ao romance, eu estava procurando um livro assim! as distopias atuais estão cada vez melhores!! Super ansioso!!! Otima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Leia esse livro e depois me conte o que achou. Eu sinceramente amei esse livro. Uma distopia muito profissional!

      Excluir
  7. Amei a resenha, parabéns! Esse livro já esta na minha lista :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Fico feliz =) Então o leia e depois me diz o que achou. ^^

      Excluir
  8. Realmente esse livro é totalmente viciante. Apesar de ser pequeno ele consegue prender você do começo ao fim! Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  9. Quero essa trilogia! Alguém me da como presente de natal(só um pouco atrasado). Tem cara daquelas sagas que breve virará filme!

    ResponderExcluir
  10. Que triologia incrível! Pela resenha eu acho que o Day fez todas essas coisas ruins por uma causa justa. Acredito que ele não matou o irmão da June, Metias, provavelmente alguém que o matou está mais perto do que a June imagina! Uma coisa eu posso garantir, eu fiquei muito curioso. hahahah

    ResponderExcluir