[RESENHA] - Perdão, Leonard Peacock


Título: Perdão, Leonard Peacock
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca 
Páginas: 224

Leonard Peacock é um menino depressivo, pessimista e dramático. Hoje, Leonard completa 17 anos e está decidido que no dia de seu aniversário, ele vai matar o seu ex melhor amigo e, logo em seguida, vai se matar usando a pistola nazista P-38, que era de seu avô. Mas antes desses tais acontecimentos, Leo quer deixar um presente para cada um de seus quatro amigos.

A narrativa mistura presente com o passado, que é na hora que o Leo vai contar as histórias que teve com esses 4 amigos. Essas histórias são bem diferentes umas das outras, o que torna a leitura bem agradável e interessante.

O livro nos proporciona prazer e curiosidade porque enquanto estamos lendo, queremos saber o porquê do Leonard ser tão psicótico, e o porquê de ele querer matar seu ex melhor  amigo e em seguida querer se matar.


Um elemento super importante que aparece no livro é as notas de rodapé. Estas notas são escritas pelo autor e servem para complementar os pensamentos de Leonard Peacock. É imprescindível a leitura de todas as notas de rodapé.

Esta obra de Matthew Quick nos traz muitos aprendizados na vida. Muitas vezes conseguimos nos imaginar dentro do personagem porque, na história, existem fatos que acontecem com Leonard Peacock que já aconteceram, têm acontecido, ou acontecerão conosco.

Sobre a escrita: A escrita de Matthew Quick é muito boa, não é cansativa e algumas coisas que ele escreve faz você pensar consigo mesmo.


Pontos positivos:  - A ideia central da história é magnífica. Você fica com vontade de ler o livro até o final porque quer descobrir o motivo de tudo que é contado na sinopse.
                           - O autor te leva a refletir muito sobre algumas decisões e posições que tomamos em nossa vida.

Pontos negativos: - Algumas notas de rodapé são gigantescas. Estas, às vezes, vão de uma página para a outra.
                            - Poucos diálogos. Isso não atrapalhou muito na leitura desse livro mas, se eu fosse o autor, colocaria mais diálogos e não muitos pensamentos.

Recomendo essa leitura somente para as pessoas que gostam de personagens com problemas mentais. Caso você não goste, nem leia Perdão Leonard Peacock, mas se você gosta, com certeza irá amar o livro (assim como eu).

14 comentários:

  1. Olá Lucas,
    Parabéns pela sua resenha, ficou magnifica. O livro está a muito na minha lista de desejados.
    Se puder faz uma visitinha no meu blog e deixa seu comentário.
    ~ Isaac Zedecc ~
    www.livrosmitologiaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios! Esse livro é um dos meus favoritos. Pode deixar que vou dar uma olhada lá no seu blog. Nos siga no twitter @CheireiUmLivro - Quem sabe não façamos parceria mais para frente? Abraços!

      Excluir
  2. Também já li Perdão Leonard Peacock. Acho que é um livro muuito bacana pra quem está em uma fazer mais adolecente da vida... embora o livro não seja um YA.
    Gostei bastante da resenha, e super concordo com os pontos positivos :DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Fico feliz! :)

      Excluir
  3. Adorei a resenha, tava em duvida se comprava o livro. Valeu, agora vou ter q ir na livraria amanhã hahahahahahahahaha parabéns, ficou mto legal, o livro parece otimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Sim, compre! Pois esse livro é, realmente, muito bom!

      Excluir
  4. Eu já queria ler esse livro há um tempo, adorei a resenha e como você expôs os pontos positivos e negativos, com certeza vai entrar na minha lista de livros para esse ano!

    ResponderExcluir
  5. passa uma ótima mensagem para aqueles que se sentem diferentes e não consegue se relacionar, mas o publico alvo é para aqueles que são iguais na multidão. O livro faz o leitor pensar que ser diferente e mudar os abito não te faz um estranho, mostra o quanto é importante pensar por conta própria e a carta do futuro, sem palavras muito lindas.adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Muito lindas mesmo. Que bom! Obrigado <3

      Excluir
  6. Fiquei com medo desse livro agora. '-'

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse livro por envolver uma coisa que eu aprecio muito em um livro: Mistério. Nunca li esse livro, mas acredito que por mais que o livro seja "pesado", ele deve passar alguns ensinamentos para você refletir, como você disse pode ter acontecido, acontece ou acontecerá conosco, afinal ninguém sabe o dia do amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Esse livro é muito legal por causa disso =)

      Excluir