[RESENHA] Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras


Academia de Vampiros é um conjunto de seis livros, escrito por Richelle Mead. Hoje falaremos do primeiro livro, O beijo das Sombras.

Lissa e Rose não são melhores amigas comuns, Lissa ou melhor Princesa Vasilisa Dragomir, é nascida em uma das famílias reais mais antigas e importantes da sociedade de vampiros, nomeados como Moroi. Rose Hathaway é uma dhampira, ou seja, metade humana e metade vampira e tem apenas um objetivo na vida, se tornar guardiã de Lissa e a protege-la dos Strigoi, vampiros que se corromperam em busca da imortalidade e força e para isso precisam de sangue Moroi.

Lissa e Rosse compartilham de um estranho laço, uma ligação desconhecida que faz com que Rose consiga sentir e ver tudo o que Lissa vê e sente.

Em São Vladimir, uma escola para Morois e Dhampirs, que devia ser o lugar mais seguro de todo mundo vampiro, algo está errado e Rose sente que Lissa corre perigo, assim ela arma um plano onde ela e Lissa fogem do lugar considerado mais seguro e se abrigam no mundo humano, assim se escondendo de Guardiões da escola por dois anos, porém elas são encontradas por Dimitri e levadas de volta a escola. Como punição por fugir da escola e também para recuperar o tempo perdido, Rose terá que ter aulas extras com o sério Dimitri, que agora se torna o guardião responsável pela proteção de Lissa, e ainda ter que se preocupar com Christian, um garoto cujo os pais se transformaram em Strigoi por conta própria que está cada vez mais próximo de Lissa, animais que aparecem do nada mortos sempre no caminho da princesa e sobreviver ao perigo, que nem mesmo São Vladimir consegue perceber.

Bem antes do início da resenha vamos explicar alguns nomes que serão bastantes usados durante essa resenha.

MoroisSão vampiros vivos. Eles se alimentam de sangue humano - mas nunca matam o humano fornecedor e também comida comum. Têm certa resistência e tolerância ao sol e praticam magia. Os Morois antes de mais nada tem poderes que normalmente eles são um dos elementos: água, fogo, ar, terra.
DamphirSão meio vampiros e meio humanos. Não se alimentam de sangue e podem perfeitamente sair à luz do sol, herdam as melhores qualidades de cada espécie. Nascem do cruzamento entre um Moroi e um Vampiro. Não podem reproduzir entre si.
StrogoiSão vampiros do mal. Eles matam a vítima durante a alimentação, seja ela Moroi, Dampira ou Humana. Não podem pisar em solo Sagrado ou sair ao sol. Quando um Moroi se transforma em Strigoi, perde seus poderes mágicos e cria intolerância a Magia.


Primeiro, se você tem receio de ler esses livros por conta de Crepúsculo, esqueça totalmente o universo criado por Sthepanie Mayer. Primeiramente somos apresentados a Rose, os livros são todos feitos pelo ponto de vista dela. Richelle nos apresenta duas garotas bem diferentes, mas melhores amigas. Rose e Lissa. 

Rose, é extremamente irônica, inconsequente, forte e destemida, ela nos encanta desde a primeira palavra, ela não é a tipica principal boazinha, que sempre é a vítima. Rose bate de frente com tudo e com todos e não leva de jeito nenhum desaforo para casa, é respondona, gostar de pegar quem quiser e não se importa com que falam.Sua lealdade com Lissa é enorme e podemos ver ela fazer de tudo para ser digna de se tornar a protetora da amiga. Não tem como não se apaixonar por Rose. E temos Lissa, na minha concepção Lissa é o "coração" da dupla, enquanto Rose é a estrategista fria, Lissa é a que acredita e confia. Lissa é diferente de todos os Morois, ela ainda não conseguiu descobrir qual é sua especialização, se é fogo, água ou terra, mas ela tem um poder de curar tudo em que toca. Lissa é uma princesa, vinda de uma das 12 famílias reais, ela perdeu toda sua família num acidente de carro, é compreensiva, amável e vem tentando superar a perda da família, podemos ver a contraste entre elas.

Ah e tem Dimitri, o guardião e instrutor russo que ganha nossos corações, mandão, fechado e muito bem treinado, é designado para a proteger Lissa e tentar por Rose na linha. Aos poucos ele ganha o coração de todos e principalmente da nossa principal, podemos ver a relação deles no inicio de cão e gato, mas a admiração de Rose por Dimitri é grande.


Richelle conseguiu criar personagens magníficos, sua escrita é fluída, bem detalhada e divertida, a autora tem uma criatividade incrível, o livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Rose. A cada fim de capítulo a autora conseguia nos deixar mais curiosos e aumentar ainda mais o suspense sobre cada personagem, que aliás, todos foram bem desenvolvidos. As capas na minha opinião, não são tão bonitas e pouco atrativas. A autora deixa um certo mistério no final, o que nos deixa muito mais ansiosos para correr para o segundo livro.

Recomendo mesmo a todo mundo, e por favor não vejam o filme, ele não tem absolutamente nem a metade do encanto, enredo que o livro.

18 comentários:

  1. Vampire Academy foi umas das sagas que mais me encantou com o enredo vampiresco.
    O começo é bem estranho e eu não estava entendendo muita coisa, mas então o ritmo do livro aumenta e eu não conseguia largá-lo
    Assisti o filme com expectativas e foi uma grande decepição

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante esse tipo de livro por mostrar um mundo totalmente diferente do que vivemos e nos proporcionar grandes imaginações! Conheço várias pessoas que, como você disse, tem receio de ler livros de vampiros por comparar com Crepúsculo, acho isso uma grande bobagem! Meu amigo comprou todos os livros de Vampire Academy semana passada e me disse que não tem nada a ver com a saga Crepúsculo (ele já tinha lido todos). Pretendo ler algum dia todos os 6 livros, pois gosto muito desse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Resenhas de Livros. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Particularmente, eu não gosto muito de histórias com vampiros (e eu não consigo esquecer da decepção que é Crepúsculo), então duvido que eu dê uma chance a esse livro. De qualquer forma, pela sua resenha, percebo que a história é interessante para quem gosta desse gênero.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga tem um box da saga e diz que além dos livros serem lindos (as capas são incríveis) ela gostou bastante. Ainda irei ler pra saber como é e ter uma opinião formada, mas por enquanto, vou me atar a outros gêneros literários.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana ! Estou louca pra conhecer essa série e sua resenha me deixou mais curiosa ainda :)
    Sou uma fanática por vampiros , desde The vampire Diaries, passando por Crepúsculo (meio infantilizado mas tudo bem) e até mesmo a história do Conde Drácula. Espero poder conhecer essa história em breve. Tinha resolvido ver o filme, mas depois do que você disse vou rever essa possibilidade e não ver antes de ler :)
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quando o tema envolve vampiros nunca me atrai muito, eu meio que estou cansada deles..rs.
    Esta série faz muito sucesso, a trama deve ser boa. A capa é linda. Parabéns pela resenha.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro vampiros, mas confesso que prefiro os tradicionais. Tenho me decepcionado demais com essas sagas fantásticas young-adult. Fallen foi a maior decepção do ano passado e tenho receio de começar essa Academia de Vampiros e ser mais uma decepção. :-/

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Já faz um tempo que enrolo para comprar essa série, não imaginava que fosse tão envolvente, e eu gosto de protagonistas fortes, aquelas tipo a Bela me irritam bastante...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ei olá, esta é uma das sagas favoritas que tenho, já li todos os livros em ebook fazem dois anos já, afinal não conseguia esperar sair em físico, pois só alguns ainda estavam nas livrarias, eu comprei este ano passado, mas quase joguei contra a parede ao ler dampira, não se faz uma coisa dessas na tradução perde totalmente a originalidade da autora, uma incrível autora por sinal, sou apaixonada pela outra saga dela que se chama Georgina Kincaid - Succubus Blues, incrível também, aqui é conhecida como A Canção da Sucubo, e tem outros livros dela uma trilogia pra falar a verdade, só que não tão boa quantos as outras.
    Bem eu sou apaixonada pelo Dimitri, não sou fã da Lissa, mas adoro o Christian e o Adrian que vai aparecer no segundo livro, são todos ótimos personagens aliás, nem cheguei a comparar com Crepúsculo porque li primeiro e foi muito melhor do que a saga da Meyer, a Rose é forte e destemida, e como tu disse ela faz de tudo para impor sua opinião e isso vai até o fim dos livros, contando o conto que a autora escreveu em outro livro sobre Rose e Dimitri, há esqueci tem também os livros do Adrian e da Sydney, minha alquimista favorita. Bem chega de spoilers, espero a tua próxima resenha.
    Ps.: O filme foi uma versão HSM com Glee ficou totalmente fora do padrão um filme infantil com uma obra madura, ridículo, até cancelaram a continuação.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li nada dessa série, e até então nunca tinha me interessado por ela, mas depois de saber um pouco mais me interessei. Gostei do fato de alguns vampiros usarem magia, nunca vi nada parecido. A capa não é muito bonita mesmo, gostei da resenha.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Não li nada sobre a série, mas pretendo ver o filme porque gostei do poster <3 Uma pena não ter saído no cinema e sim direto pro dvd. Mesmo que não tenha nada a ver, eu quero assistir! Hahahah
    Não gostei muito do enredo do livro, nem da capa. Mas o filme me chamou atenção sabe? Enfim. Espero não me decepcionar!

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não li nenhum livro da série, porém fi o filme e confesso que não curti muito... Eu quero ler os livros pois sei que eles sempre são melhores que o filmes.... Mas como minha lista de leitura é enorme, eu vou deixa mais para frente....

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu não li nenhum livro da série, porém fi o filme e confesso que não curti muito... Eu quero ler os livros pois sei que eles sempre são melhores que o filmes.... Mas como minha lista de leitura é enorme, eu vou deixa mais para frente....

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  15. Sempre ouço falarem tão bem dessa série... Tenho certeza que iria amá-la, pois possui como personagem meus seres sobrenaturais favoritos: vampiros. No entanto, acho que é uma série muito grande e, no momento, creio que não é muito adequada para mim. Mas um dia... Quem sabe?!

    "Crepúsculo" não me deixou receosa quanto a livros possuindo vampiros, muito pelo contrário.

    Lendo sua resenha, tive vontade de começar a ler essa série.

    Bacana essa legenda que você fez, mostra o quanto a autora tem imaginação, ao criar tantos tipos de vampiros.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu vi o filme acidentalmente e achei muito tosco, mas os livros sao bem comentados.
    Mas eu não leria por agora, quem sabe mais pra frente.
    Um beijo.

    ResponderExcluir