[COLUNA] As cinco mortes que mais me marcaram nos livros.

Quando li pela primeira vez, eu senti algo mudando dentro de mim, era uma sensação de liberdade. Os livros no fim das contas se tornaram meu porto seguro, um lugar onde eu sabia que  independente das coisas que ocorressem no caminho, eu poderia contar com um final feliz.

Quando eu lia histórias como crepúsculo, que foi uma das primeiras histórias que li, me sentia extasiada com um mundo novo na minha frente. Eu lia para sobreviver a minha realidade. Os livros me proporcionavam um mundo novo e bonito, onde não havia mortes e todos acabavam bem.

Mas nós crescemos e tentamos ampliar nossa visão, amadurecemos, então procuramos livros mais "adultos", porém ainda com aquele toque de fantasia que amamos. Então cada vez mais os autores buscam deixar seus personagens mais reais e a maioria das vezes o final feliz não vem no pacote.

Hoje, selecionei 5 mortes que me marcaram na literatura e o motivo de terem me atingido tanto.

p.s Esse post tem muito mais MUITO Spoiler, então se você não leu os livros P.s Eu te amo, Trilogia Jogos Vorazes, A trilogia Divergente, A saga Harry Potter  e a A Culpa é das estrelas e odeia spoiler, PARE DE LER IMEDIATAMENTE!

5.  Gerry Kennedy ( P.S Eu te amo)


Gerry morre devido a um tumor no cérebro, deixando assim sua esposa que acaba entrando em depressão com sua morte. Mais Gerry antes de morrer escreveu cartas para ser entregadas aos poucos a Holly, assim a ajudando a superar sua própria morte.

Sabe quando não conseguimos falar de algo que nos marca? Me sinto assim. Gerry foi o grande amor de Holly, ousaria dizer o homem perfeito. Ele tinha seus defeitos e problemas, mas sabe qual era sua principal qualidade? Ele a amava, a amava de maneira tão intensa e tão bonita. O amor deles, é minha nossa, aquele tipo de amor que desejo. Eterno. Podemos ver o quanto ele a ama em cada carta, cada verso, cada palavra. 
Querida Holly, eu não tenho muito tempo. Não digo literalmente, digo, você saiu pra comprar sorvete e logo estará de volta. Mas tenho um pressentimento de que seja a última carta. Pois só me resta uma coisa pra te dizer. Não é para que eu te lembre de comprar uma lâmpada, pode tomar conta de si mesma sem a minha ajuda. É pra te dizer o quanto mexeu comigo. O quanto me mudou. Você me transformou em um homem ao te amar, Holly… e por isso eu sou eternamente grato. Literalmente. Se puder me prometer algo, prometa-me que quando estiver triste ou insegura ou quando perder completamente a fé, você tentará ver a si mesma através dos meus olhos. Obrigado pela honra de ser minha esposa. Sou um homem sem arrependimentos. Um homem de sorte. Você foi a minha vida, Holly… mas sou apenas um capítulo na sua. Haverá mais. Eu prometo. Então aqui vai, o principal: Não tenha medo em se apaixonar novamente. Fique atenta para esse sinal quando a vida que você conhece terminar.
4. Augustus Waters (A Culpa é das Estrelas)



Augustus Waters, um garoto de 17 anos,  estava em remissão desde que amputou uma perna para se livrar de um câncer nomeado como Osteossarcoma, mas infelizmente o câncer volta um ano depois, assim o matando.

As pessoas tem um certo receio com o livro A Culpa é das Estrelas, por conta de ter virado o chamado "modinha" Eu o li logo que lançou no Brasil e confesso que a história me marcou e me marca até hoje. E não tenho vergonha de dizer.  O câncer tira tudo que você tem de mais precioso. Ele tira sua liberdade, ele tira seu sonhos, ele tira sua vida, mais isso não é o pior, ele tira a vida de quem o cerca. Porque o câncer faz todos ao seu redor definhar com você. Eu entendo esse livro do inicio ao fim. Entendo porque o Augustus quer ser lembrado, entendo sua vontade louca de viver e não permitir que o câncer o domine. O câncer tirou muitas coisas de mim, então se quer ler essa história como mais uma de amor, é obvio que não vai gostar. Mais olhe as entrelinhas, olhe a luta pela sobrevivência, a luta para viver o amor onde ninguém acredita ser possível. Por isso amo esse livro. Ele mostra que podemos viver, podemos ver beleza mesmo quando existe nenhuma.
Nos dias mais sombrios, o Senhor coloca as melhores pessoas na nossa vida
3.  Lilian e James Potter ( Saga HarryPotter)



Eles morreram para proteger seu filho Harry Potter. Eles foram surpreendidos quando Voldermort descobriu o esconderijo deles, James morreu tentando parar Voldemort e Lilian Morreu ao se colocar na frente do filho para protege-lo do Lord das Trevas.

Eu realmente nunca superei a morte deles, o amor que eles sentiam pelo filho era tão grande que superava absolutamente tudo. O amor de Lilian salvou Harry, foi o seu escudo. Cada vez que leio eu percebo o tamanho da coragem que foi necessária para isso, eu não consigo nem expressar a dor que sinto sempre que lembro
São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos.
2. Primrose 'Prim' Averdeen (Jogos Vorazes)



Prim morreu por conta de bombas, jogadas de um aerodeslizador na mansão de Snow , ela estava ajudando a tirar as crianças da capital que estavam refugiadas em frente a mansão. Ela morreu na frente de sua irmã.

Acho que não foi nem a morte da Prim em si que me fez entrar em depressão, foi o todo, tudo que a Katniss queria era proteger a irmã. Tudo que ela fez foi pela irmã e no fim das contas, ela não conseguiu salvar o que mais importava. Creio que isso foi o que mais me marcou. No fim de tudo, o que adiantou ?
Direi a eles como sobrevivo aos pesadelos. Direi a eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível  sentir prazer em qualquer coisa que seja, porque temo que essas coisas me possam ser tiradas
1. Beatrice 'Tris' Prior (Trilogia Divergente)



Tris, depois de tudo que passou, quando ela finalmente percebe que ela talvez queira viver, ela se ver numa situação terrível, deixar ou não o irmão que a traiu morrer? Ela morreu depois de levar um tiro no lugar do irmão.

Eu não consigo pensar em Tris sem chorar, eu sei que a morte dela foi totalmente a personagem, sei que se ela deixasse o irmão morrer não seria ela mesma. Ela nunca se aceitou, nunca soube quem era por completo, e então nessa simples atitude ela descobre. Ela é forte, ela é altruísta. A morte da Tris foi um baque completo, mas acabei sentindo mais por conta do Quatro, a dor dele de perde-la foi insuportável de ler, eu não conseguia enxergar as palavras de tanto que eu chorava
Há tantas maneiras de ser corajosos nesse mundo. Às vezes a bravura implica em entregar sua vida por algo maior que si mesmo, ou por outra pessoa. Às vezes implica abrir mão  de tudo o que você já conhecia ou todos que já amou por causa de algo maior. Mas as vezes, não. Às vezes significa apenas encarar a dor e o trabalho árduo do dia a dia e caminhar devagar em direção a uma vida melhor. Esse é tipo de coragem que preciso ter agora.
Esses foram as cinco mortes que mais me marcaram, podem parecer bobas, mais tem uma importância gigante para mim. Comentem o que acharam e quais foram as mortes mais dolorosas para vocês!

17 comentários:

  1. Dentre essas mortes, a que mais me marcou foi a morte da Prim, em Jogos Vorazes. Chorei e me arrepiei todo quando as bombas foram jogadas e ela, infelizmente, morreu :'( A morte de Newt, em The Maze Runner, também me marcou bastante por ele ter morrido de um jeito que me deixou muito emocionado. Infelizmente, na maioria das vezes, os personagens que mais nos apegamos são os que morrem futuramente e isso me deixa muito decepcionado <3

    ResponderExcluir
  2. Oie, Luana!
    Esse post é repleto de spoilers mesmo, nossa! Hahah Já sabia de todos, menos do Gerry, mas nunca me interessei pela obra mesmo. Dentre todas essas mortes a mais insuperável pra mim foi a da Prim. Serio! Suzanne acabou legal comigo. Sobre a morte da Tris, achei extremamente forçada e desnecessária. Ficou muito na cara que a atriz queria causar. Isso me fez detestar o final da série - nem tanto pela morte, mas porque achei tosco.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A morte do Augustus eu li já sabendo desse spoiler e quando ele se concretizou eu chorei horrores,por que com câncer não se brinca!
    Mas a morte mais dolorosa é a da Tris,ela morreu para salvar seu irmão(no qual eu não gosto nenhum pouco)Demorei meses só para ler a parte que ela morre,e com o Tobias narrando e lendo a dor dele a minha só cresceu.

    ResponderExcluir
  5. A morte que eu mais senti foi a do Augustus, a da Prim foi meio?????????? O final de Esperança foi tão conturbado....

    https://primaverei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Gente, esse posts é uma bomba de spoilers! Dá até pra matar o leitor do coração caso ele não tenha lido o livro ainda hehe.

    Assim de cara eu não consigo pensar em qual foi a morte que mais me impactou, mas talvez tenha sido a do Snape, que é meu personagem preferido. Confesso que até gostei quando o James morreu ueheueheuehe nunca fui muito com a cara dele, sempre preferi o Severo mesmo.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  7. hahahaha pra quem não leu alguns deles e adora spoilers.......é um prato cheio, ainda bem que sabia de todos e realmente foram mortes marcantes,
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Chorei litros com a morte da Tris e mds que post cheio de spoiler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luana! Fiquei triste também com a morte do Gus. E a Lily e o James </3 Mas a que nunca vou superar é a do Sirius Black. Apeguei-me muito a ele e até hoje acho que foi a morte mais injusta dos livros de HP.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que fui a única que não sentiu nada com a morte da Prim. Eu gostava dela, mas realmente não foi uma morte impactante pra mim. Diferente do Sirius de HP que quando morreu eu entrei na fase de negação! hahahaha
    Teve um personagem da série Ciclo da Herança de Christopher Paolini que me marcou demais tbm e fiquei chateadíssima.
    Posso dar uma sugestão?? Coloque no topo do post as séries/livros que vc vai mencionar, caso alguém não tenha lido ainda pode evitar o spoiler, caso não goste. ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana, tudo bem?
    Quantos spoilers que já conhecia HAUAHUAHAU. Eu fiquei bem triste com a morte do Gus, pois sou desses que olham logo para o final do livro e aí... Já sabemos HAUAHAUHA. A morte de Lilian e James foi a que deixa saudades desse pessoal, em todo potterhead, não é mesmo?! Apesar de ainda não ler A Esperança (não se preocupe, não foi spoiler) a da Prim foi bem trágica e vi que teve gente que não gostou do final, espero ler brevemente ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A morte que mais me marcou dentre todos os livros que já li, sem dúvida foi a da Tris. Já li inúmeros livros em que o personagem morre, mas me identifique tanto com a personalidade da Beatrice, aprendi a gostar tanto dela, de sua família, amigos...Fiquei arrasada e até hoje ainda me comove.

    ResponderExcluir
  13. A da Tris foi horrível. Na hora, não acreditei, eu quis esganar a autora. Como ela pode fazer isso? Como pode deixar o Tobias sozinho? Acho que chorei de raiva mais pelo Tobias que por ela. Até hoje não superei isso e não lerei mais o livro por causa disso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu não estou preparada para algumas mortes. As únicas que me deixara realmente abalada, inconformada ou indignada, foram as da série Harry Potter. A morte de Prim foi simplesmente revoltante...rs. Mas cá entre nós eu até gosto quando o autor surpreende com umas dessas.
    Adorei seu post.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Cara meu , porque eu não parei na mensagem de spoiler ????? porque meu Deus, porque?????
    Poxa agora tô sofrendo por antecipação, fora a morte do Gus eu não sabia de nenhuma outra...
    Cara, tô aqui chorando sem nem ter lido ou assistido :(

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    P. S. Eu te amo só vi o filme, e a morte do Gerry é muito triste...
    A da Prim foi um verdadeiro choque!
    E não li a série Divergente mas já sabia...
    Bjs
    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir