Critica: Insurgente



Oi galera, hoje vim falar sobre o filme Insurgente. Atenção, esse post contém Spoiler sobre o livro Insurgente.

O filme estreou ontem (19/03) e como uma fã apaixonada pelos livros e que gostou bastante da primeira adaptação, fui ver o segundo naquele surto que todos conhecem e só tenho que dizer uma coisa: ESTOU NO CHÃO AINDA!

Em Divergente Tris tenta descobrir o que é  ao mesmo tempo que tenta se entender, ela também tem que lidar com a escolha do seu futuro e uma nova vida, já em Insurgente, vemos uma Tris totalmente diferente da anterior, ela está totalmente destruída, marcada pelos rastros de uma guerra que mal começou, vemos sua luta por aceitar a si mesma de uma maneira totalmente diferente do que em Divergente. Ela lida com a culpa e com os traumas de perdas sofridas.

Vamos lá, primeiramente o que é adaptação:

A  palavra "adaptação" tem o sentido de transportar um gênero para outro, deixando claro que se devem fazer ajustes, através de correspondências ou transformações necessárias, para que o roteiro seja eficiente. Deve ser compreendido que um filme adaptado não é um livro filmado, mas uma forma totalmente diferenciada, com características próprias, de narrar a história a partir de uma referência externa.

Depois de ler esse trecho, o que podemos entender a partir disso ? Uma adaptação é o uso no caso da obra literária como base, ou seja, a história não será fielmente reproduzida, mas deve conter o mesmo caminho que o texto base original. 

O problema muitas vezes é quando a adaptação não agrada. Como assim ? Bem, se você adapta um livro bem conhecido, o público desse longa será os fãs do livro adaptado, então não seria nenhum lucro, modificar tanto uma história! Certo?  Podemos aqui citar o exemplo de Percy Jackson, que mesmo sendo um filme bom, não teve tanto sucesso porque não agradou ao seu público alvo, que eram os fãs dos livros, por conta das faltas de semelhanças entre o longa e os livros.

Em Insurgente temos uma diferença bem grande entre o livro e o filme. O longa não segue a risca os acontecimentos do livro, e muitas partes foram modificadas, muitas mesmo. Tem cenas que são de grande importância que não foram colocadas, personagens que deveriam ter mais foco e não tiveram ou até mesmo personagens de suma importância que não foram colocados na trama: Edward, que foi trocado pelo Edgar.

Mas tirando todos esses problemas, o filme segue o contexto do livro e a história ainda é a mesma. Por mais que o filme tenha dado uma visão diferente.

O que realmente me deixou triste foi o fato do filme ter sido muito corrido, tinha cenas que pra quem não leu o livro, certamente ficaram bem confusas, como por exemplo, o motivo e até mesmo como aconteceu de o Caleb ter traído a Tris.

Podemos ver que os diretores focaram totalmente nas cenas de ação, porque elas são maravilhosas! Os efeitos especiais são de tirar o folego!



Os atores como sempre são ótimos! E conseguiram passar muito bem as amarguras e problemas de seus personagens. Amei ver o Uriah, senti muita falta dele em Divergente e vê-lo em Insurgente foi uma realização. Como citei acima, infelizmente personagens marcantes como Marlene e Lynn, foram meros figurantes e tiveram pouquíssima participação, eu diria quase nada, no filme.



Não esperem a cena da Tris meio "zem" com o pão da paz, porque não terá. Outra coisa importante, que foi cortado foi o final do aviso dado por uma das fundadoras, é que, não foi falado o nome da mulher! Ou seja, a avó da Tris: Edith Prior, nem sequer foi citada, coitada.

Os fãs que estavam meio receosos quanto a caixa que apareceu nos trailers edevo dizer que foi uma jogada de mestre dos produtores! Daquela caixa saiu as cenas mais magnificas, cheias de efeitos especiais e ação, e com toda a certeza foi minha parte preferida.

                                                '

Mesmo com esses probleminhas que a maioria das adaptações cometem, o filme está magnifico. E mesmo estando diferente do livro é um filme que te prende do inicio ao fim, não foge da história e nem modifica coisas tão extremas! Ele é como Maze Runner, diferente do filme, porém totalmente arrebatador.

Posso dizer que chorei nesse filme, que eu ri, fiquei assustada e extasiada, ele é ótimo e muito gostoso, creio que pode deixar uns fãs extremos bem nervosos, mas lembre-se: é uma adaptação e como foi dito lá em cima, não é obrigatoriedade dessa adaptação ser totalmente fiel ao livro, mais sim seguir a mesma direção que o livro.

Então eu não fiquei nenhum pouco decepcionada, estava sim de acordo com as minhas expectativas! Foi muito bom, to doida pra Convergente e é isso.

15 comentários:

  1. Estou esperando a água baixar pra ir ler os livros e assistir os filmes com calma e tranquilidade *--*

    Parabéns pela postagem, gostei do destaque ao que é "adaptação" kkk.. Parabéns mesmo! :D

    Não é muito o meu tipo de livro que eu leria kkk... Mas nada que um empurrãozinho não o fizesse... Parabéns pela resenha e pela sinceridade ao lidar com a obra ^^

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum dos livros, mas estou louca de vontade de ler, mas sempre que eu decido ler aparece outro que me chama a atenção e eu deixo eles para depois. Ja assisti ao filme divergente e gostei, e não vejo a hora de poder olhar Insurgente, mas na minha cidade não tem cinema então terei que esperar mais um tempo para poder assistir em DVD
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante, já ouvi falar muito bem da série Divergente, ainda não li nenhum livro. Vou começar a ler logo. Já estou lhe seguindo, Parabéns e Sucesso!!

    Te convido a visitar meu blog cultcuriosidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho um absurdo fazerem tantas mudanças em uma adaptação. Então porquê não faz um filme novo sem base nenhuma, não fica mais fácil?
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li os livros, mas vi muitas pessoas reclamando sobre a adaptação, por esses mesmos motivos! Eu até aceito a adaptação, mas tem que ser nada muito pesado, pois acaba ficando chata para o leitor. Irei assistir só próximo mês :/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li os livros e nem vi os filmes. Normalmente, eu espero as coisas ficarem mais calmas em relação a todas as coisas de fãs.

    Um ponto que você abordou e que eu gostei muito é a questão da adaptação, que é uma questão teórica que envolve várias perspectivas.
    O fato é que o fã sempre que ver o livro em forma de filmes e as coisas não são bem por aí. O filme é outra expressão artística. Nunca vai ser igual ao livro.

    Beijos!





    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Ainda não vi o filme e acho que ou demorar...
    Que bom que vc gostou tanto!
    BBjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Assisti ao primeiro e gostei bastante apesar de não ter a mínima curiosidade de ler o livro, não faz meu tipo e estou ansiosa pelo segundo filme, parece ser ótimo.
    Ótimo post

    Catharina
    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tradução básica: Nunca julgue o filme pelo livro, eu sou fã dos livros e como ainda não chegaram os meus não adianta eu julgar o filme nem ter em mente que é melhor que o livro, estou doida pra assistir e já vi muita gente reclamar que não é igual ao livro, obviamente que não irá ser igual, assim como nenhum ou quase nenhum filme foi igual ao livro, isso vale até por Harry Potter.
    Estou doida pra saber da caixa, isso está me deixando com a pulga atrás da orelha e logo vou arrancá-la de lá.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu não li a trilogia ainda, mas acho que a adaptação está conseguindo convencer os leitores. Mesmo sem seguir a risca, a história tem conseguido emocionar e envolver os telespectadores do mundo todo. Apesar de algumas mudanças entre as duas versões, creio que a adaptação se superou no primeiro e nesse segundo filme.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, estou louca para ver esse filme. Pelo trailer, já vi que está bem diferente do livro, ainda mais por causa da tal caixa misteriosa, rs. E fiquei triste agora, como assim não tem a cena da Tris drogadona de felicidade? kkkkkkkkkkkkkk, queria muito ver isso
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Luana estava louca para ler alguma resenha sobre o filme, confesso que não li os livros mas me encantei com o filme, as adaptações sempre vão existir nas produções de filme, desde que não altere bruscamente será aceita. Menina que caixa é essa que quero ver . Adorei sua crítica, preciso assistir com urgência. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Hey, tudo bem?
    Pois é ,eu sou una das fãs que ficaram um pouco preocupadas quando viram a caixa no trailer. Sei lá, concordo com você com o negócio do que é uma adaptação e tudo o mais, mas mesmo assim fiquei um pouco receosa de terem mudado demais, sabe? Como eu ainda não assisti vou confiar em você nesse quesito e, de qualquer forma, estou morta de curiosidade de assistir.
    Beijos
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  14. Decepção total com a adaptação. Não vou nem ao cinema gastar meu dinheirinho pra dar audiência a essa produção horrível. O primeiro já não foi muito bom, mas agora você vem me dizer que a Edith foi simplesmente ignorada? Ah, não. Pelo amor de Deus, isso é o cúmulo! Eu não sou fã da trilogia, mas já a li duas vezes e mesmo não tendo gostado do terceiro livro, fico extremamente chateada de ver a palhaçada que fizeram com os filmes. Mesma coisa com Percy Jackson. Argh.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Só esperava mais do final, uma briga maior. E estou com a pergunta que não quer calar: O que vai acontecer com Jeanine já que ela deveria estar morta no final desse filme???


    Bjuhs

    ResponderExcluir