[RESENHA] O pentagrama de Dante - Heleusa M. Concer


Olá, hoje venho postar uma resenha desse livro que eu adorei! Espero que gostem

Titulo: O Pentagrama de Dante
 Autora: Heleusa M. Concer
 Editora: Belas Letras
 Páginas: 425
Dante Fernandes, um detetive intolerante, sarcástico, passional e amargurado vê sua vida mudar no momento em que está prestes a fechar seu escritório por falta de clientes. Sem qualquer explicação, grandes quantidades de dinheiro são depositadas em sua conta no banco. Na medida em que seu saldo bancário melhora, seus problemas pioram. Personagens de seu misterioso passado voltam à tona para atormentá-lo. Sua vida se transforma em um mar de areia movediça, na qual a cada passo que dá sente os efeitos colaterais. Agora, ele precisa unir as peças e desvendar charadas que envolvem pentagramas, números e lendas de antigos povos ciganos antes que afunde de vez. É uma obra enigmática na qual as respostas estão intrínsecas em cada frase do inicio ao fim do livro. Nesta história, nada é o que parece ser.
O Livro conta a história de Dante Fernandes. Um homem que tem uma vida completamente difícil, Além de ser afastado do seu cargo de policial, sua esposa saiu de casa e levou a filha deles, e não para por ai, ele cresceu com um pai alcoólatra em casa.

 Ele consegue levar uma vida trabalhando como detetive particular, até o momento em que não tem mais clientes, e percebe que terá que abandonar o ramo. Além de tudo, ele se dá muito bem com a mulherada.

 É nesse ponto que sua vida dá um salto tremendo. Dante agora tem um cliente e um novo caso. Mas... O que um simples caso pode mudar em sua vida? Ele agora é o responsável pela investigação de 14 mortes em uma mansão a muito, muito tempo atrás. E nesse decorrer, ele percebe que a primeira morte foi no dia em que ele nasceu. Mas isso pode ser  coincidência. O que não pode, é o fato de a última morte ter ocorrido quando Natália, sua filha nasceu.

 O livro se desencadeia muito bem, a autora leva você a vários pontos logo de início, nunca deixando a narrativa morrer. Confesso que demorei bastante para ler, e para escrever essa resenha mais ainda, mas o livro me agradou, mesmo eu esperando 'mais' dele - Não sei o motivo de esperar mais. Não sou muito acostumado a ler esse gênero, mas quando leio, acho impactante, e isso não aconteceu dessa vez - Nada disso pode desmerecer o livro, ele é muito bom, e acho que quem gosta do gênero se tornaria um fã.

 Os Personagens não são o forte do livro, o único que me apeguei foi o próprio Dante. Seu passado e presente cruel nos faz querer entender intensivamente mais sobre sua vida. E percebemos que ele tem piedade de si mesmo, certamente se acha um 'perdedor'.



 A capa é L-I-N-D-A, haha, deixei em um lugar bem exposto na minha estante. O livro em sí é bem bonito, todo o design de dentro também.

O que mais gostei:

 O final me deixou irritado, e o pior é que nenhum amigo meu já tinha lido para que eu pudesse comentar sobre. Foi completamente diferente do que esperei. Terminei de ler no ônibus, e vocês podem me imaginar olhando para todos os passageiros com aquela cara de ...'Alguém??"... "Não??"... "Ok "...

O que não gostei:

 O vazio que o livro me deixou. Como já havia dito antes, senti que faltou algo mais, algo ficou vago. E certamente irei ler outros títulos do gênero para me apegar melhor.

Nenhum comentário: