[resenha] Os poemas do poeta que esquecia



Título: Os poemas do poeta que esquecia
Autora: Iris Marcolino
Editora: Bagaço
Nº de páginas: 63
Lançamento original: 2014













Nunca te deixei esperando,
Mas sempre esperava.
Me desesperava!

   Os Poemas do Poeta que Esquecia foi escrito pela filósofa e poetisa pernambucana Iris Marcolino. Ela se inspirou em sua falecida avó, que também era poetisa e sofreu de Alzheimer.

   O livro é composto por versos que contam a história de um Poeta que descobre estar com Alzheimer e mostram como ele reage a isso. Seu remédio particular é óbvio: a poesia!
   Através das palavras - e confiando na memórias que ainda lhe restam - e com uma mistura de sensibilidade e romantismo, ele registra todas as lembranças de sua amada e tudo o que o tornava quem ele era.

   No começo ele queria realmente esquecer, e então a doença chegou e o obrigou a se esquecer.
   Muitas vezes ele não sabe para quem está escrevendo. Muitas vezes ele esquece. Mas ele sabe que precisa escrever para lembrar, então escreve cada vez mais cartas sem endereço e que acabam espalhadas pela casa. Aos poucos o Poeta percebe que suas lembranças estão ficando mais e mais confusas e mentirosas. Algumas vezes ele se pergunta se certas lembranças são realmente verdadeiras e se ele não está, no fim das contas, escrevendo para o nada, pois sabe que não pode mais confiar nos próprios pensamentos. Mas de uma coisa ele tem certeza: ele amou aquela mulher e não pode esquecê-la. Ele precisa se lembrar dela, precisa continuar esperando por ela. E ele continua esperando.

   Os versos que ele escrevia não eram apenas de amor, eram versos de todos os tipos: de revolta, de súplica e, às vezes, de nada. Ao escrever, ele lembrava de como sua amada era bela, e não fazia isso por que queria, mas por que precisava. Ele precisava lembrar de como era ter algo que fizesse seu coração bater mais forte.

   Os mesmos versos também o lembravam de coisas que haviam destruído o mesmo coração que antes se alegrara, mas as lembranças e os papéis o curavam.
   Depois de imaginar que poderia estar ficando louco, ele acaba descobrindo o que realmente importa e que todas as suas experiências formam o que ele é, mesmo que sua doença diga o contrário. E, para se achar e continuar vivo, ele continua escrevendo. Ele continua esperando.


   Eu conheci esse livro em uma Oficina que aconteceu na minha faculdade (UFRRJ) e que foi ministrada pela própria Iris Marcolino, a autora do livro. E, acreditem, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida!! Naquele dia eu não apenas li poesia.. Eu era a própria coisa, entendem? E aí eu simplesmente percebi que precisava ter/ler esse livro. rs

   Não sei se eu consegui passar a verdadeira história e os verdadeiros sentimentos que a autora deu ao Poeta, mas passei o que eu senti ao ler o livro. É um livro extremamente incrível e apaixonante! *-*
   Enfim, eu super indico esse livro e espero que vocês tenham gostado da resenha. E, lembrem-se: jamais esqueçam das coisas que realmente importam na vida de vocês. ;)

Porque a vida é assim.
A gente perde o amor

Nenhum comentário: