Oi galera, to de volta com uma resenha maravilhosa para vocês! Espero que curtam da mesma maneira que eu curti!
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/447100/EU_TE_DAREI_O_SOL_1430229527447100SK1430229527B.jpg)
Titulo: Eu te darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 384
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.
Sabe aquele momento em que você confia uma leitura de 381 páginas na crítica de uma autora que você leria até a lista de compras do mercado? Eu me deixei levar e me entreguei a ler o livro graças a indicação de Gayle Formam, autora de Se Eu Ficar. E também posso afirmar que ela estava certa, é sem sombra de dúvidas o melhor livro Young Adultos do ano.

O livro conta a historia dos gêmeos Jude e Noah. Eles disputam a atenção dos pais que também pioram o clima, deixando evidências de favoritismo. Jude é a que mais tem participação na narração, e sem dúvidas é a personagem que mais gostei. Ela tem uma relação melhor com seu pai, enquanto sua mãe, já bate de frente com a personalidade da menina.
Jude está se deixando levar e tendo umas centenas de relacionamentos por aí. Já Noah, começou agora, nos seus treze anos a ter suas primeiras relações. Apaixonado pelo vizinho e primeiro amigo Brian.

Ele é o irmão gêmeo que sofre bullying dos colegas de classe, e o medo de assumir sua sexualidade. É um artista e um menino adorável. Uma história bem polemica sobre os irmãos em meio a separação dos pais e a luta por atenção deles e de outras pessoas. A Historia desenvolve bastante. Por mais que as vezes umas partes possam ser meio repetitivas, nada que atrapalhe o bom andamento do livro.
É nesse desenrolar todo que acontece diversas coisas para agitar ainda mais nossas cabeças. Noah descobre um segredo da mãe e um acidente acontece. A partir disso, o livro da um salto e percebemos todo o talento da autora.

Jandy Nelson foi impressionante ao deixar diversas jogadas para os leitores. Diversos assuntos que a sociedade tem medo de debater, ou que enxergam da maneira errada, muitas vezes deixando o seu "eu" falar mais alto que a razão.
Eu afirmo de olhos vendados que: 'EU TE DAREI O SOL' é uma crítica a sociedade. E sem dúvidas uma ponte para um adolescente que está passando por tais situações. Lutar e saber escapar. O que mais gostei:
Como não mentir nesta parte? Socorro! Mas vamos lá. Eu amei cada parágrafo do livro. Juro. E eu sei que quem jura mente. Mas vamos descartar isso um pouquinho, Ok.
Foram diversos tópicos que me fizeram querer ler cada vez mais e mais esse livro, mas confesso que o que mais me atraiu foram as críticas. Não só a sexualidade, mas o modo como eles acabam escapando de um problema, o favoritismo, relacionamentos e a adolescência. Todos os assuntos do livro foram bem abordados.
O que não gostei:
Como eu já disse, gostei de tudo, narração, personagens, desenvolvimento, premissa. Sendo assim, deixo essa parte vaga.
Recomendo o livro a todos os leitores de Young Adult. Para quem ainda não se arriscou ao gênero, se jogue nesta aventura e descubra todos os segredos e sobre as mentiras que temos por aqui.