[resenha] eu te darei o sol


Oi galera, to de volta com uma resenha maravilhosa para vocês! Espero que curtam da mesma maneira que eu curti!

Eu Te Darei o Sol
Titulo: Eu te darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 384
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Sabe aquele momento em que você confia uma leitura de 381 páginas na crítica de uma autora que você leria até a lista de compras do mercado? Eu me deixei levar e me entreguei a ler o livro graças a indicação de Gayle Formam, autora de Se Eu Ficar. E também posso afirmar que ela estava certa, é sem sombra de dúvidas o melhor livro Young Adultos do ano.



O livro conta a historia dos gêmeos Jude e Noah. Eles disputam a atenção dos pais que também pioram o clima, deixando evidências de favoritismo. Jude é a que mais tem participação na narração, e sem dúvidas é a personagem que mais gostei. Ela tem uma relação melhor com seu pai, enquanto sua mãe, já bate de frente com a personalidade da menina.

Jude está se deixando levar e tendo umas centenas de relacionamentos por aí. Já Noah, começou agora, nos seus treze anos a ter suas primeiras relações. Apaixonado pelo vizinho e primeiro amigo Brian.



Ele é o irmão gêmeo que sofre bullying  dos colegas de classe, e o medo de assumir sua sexualidade. É um artista e um menino adorável. Uma história bem polemica sobre os irmãos em meio a separação dos pais e a luta por atenção deles e de outras pessoas. A Historia desenvolve bastante. Por mais que as vezes umas partes possam ser meio repetitivas, nada que atrapalhe o bom andamento do livro.

É nesse desenrolar todo que acontece diversas coisas para agitar ainda mais nossas cabeças. Noah descobre um segredo da mãe e um acidente acontece. A partir disso, o livro da um salto e percebemos todo o talento da autora.

Não posso acabar a resenha sem falar da capa. É linda! E vários leitores falaram comigo no Instagram que estão loucos com ela. Eu sem duvidas sou fã das capas da Novo Conceito.

Jandy Nelson foi impressionante ao deixar diversas jogadas para os leitores. Diversos assuntos que a sociedade tem medo de debater, ou que enxergam da maneira errada, muitas vezes deixando o seu "eu" falar mais alto que a razão.
Eu afirmo de olhos vendados que: 'EU TE DAREI O SOL' é uma crítica a sociedade. E sem dúvidas uma ponte para um adolescente que está passando por tais situações. Lutar e saber escapar. O que mais gostei:

Como não mentir nesta parte? Socorro! Mas vamos lá. Eu amei cada parágrafo do livro. Juro. E eu sei que quem jura mente. Mas vamos descartar isso um pouquinho, Ok.

Foram diversos tópicos que me fizeram querer ler cada vez mais e mais esse livro, mas confesso que o que mais me atraiu foram as críticas. Não só a sexualidade, mas o modo como eles acabam escapando de um problema, o favoritismo, relacionamentos e a adolescência. Todos os assuntos do livro foram bem abordados.

O que não gostei: 

Como eu já disse, gostei de tudo, narração, personagens, desenvolvimento, premissa. Sendo assim, deixo essa parte vaga.

Recomendo o livro a todos os leitores de Young Adult. Para quem ainda não se arriscou ao gênero, se jogue nesta aventura e descubra todos os segredos e sobre as mentiras que temos por aqui.

Nenhum comentário: