[resenha] dez coisas que aprendi sobre o amor



Fala meus amores, como agora estou mais ativa aqui no blog, trago uma resenha maravilhosa para vocês! Espero que gostem em!

Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor
Título: Dez Coisas que aprendi sobre o amor
Autora: Sarah Butler
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 254

Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?
Alice, nunca se sentiu parte de sua família, com a  morte de sua mãe, as coisas só pioraram, já que agora ela se sente culpada por sua morte. Por conta de todos esses problemas, Alice decide sempre viajar, nunca parando em lugar nenhum por muito tempo, sempre fugindo e lutando contra esses ressentimentos, mas agora não dá mais para fugir, seu pai está doente e querendo ou não, ela precisa voltar para casa e para a unica família que tem.

Enquanto ela lida com essas perdas, ressentimentos e tenta encarar tudo de frente, começa a aparecer no muro de sua casa presentinhos, ela não sabe como surgiram e nem quem os colocou ali, mas começa a ser atraída para esse "mistério".



Outro personagem citado é Daniel, um homem que perdeu absolutamente tudo, os pais, a esposa e a filha que nunca nem sequer chegou a conhecer. Seu maior sonho é encontrar sua filha, e  é esse sonho que o motiva a viver cada dia, com a esperança de conhece-la e dizer que sempre a amou, mesmo nunca a conhecendo. Ele não possui casa, ou qualquer tipo de parente ou amigos, passa de abrigos a qualquer espaço em alguma rua, seu maior medo é a rejeição.

Duas pessoas totalmente diferentes e que de alguma forma, acabam se cruzando. E, a partir dai que tudo começa.
“Uma vez que tenha me apaixonado, acho quase impossível me desapaixonar; aprendi isso sobre mim mesmo. Não é algo que torne a vida mais fácil.”
O livro é intercalado entre Alice e Daniel. Um fato bem fofo e importante é que cada inicio de capítulo tem uma listinha de 10 coisas que o narrador quer fazer ou falar. É extremamente interessante intercalar o capítulo  e essa listinha.



Gente, eu não tenho palavras para falar desse livro, sabe quando ele te toca no fundo da alma e você se vê sem palavras para expressar todo o furacão causado por ele? Os personagens são maravilhosos e eu me identifiquei com um pouco de cada um.

Cada vez que lia a narrativa da Alice, eu me via em cada gesto, cada palavra. É muito difícil você se sentir uma intrusa na sua família, mais difícil ainda é você perder pessoas que ama e lidar com o fato de que, sem ela as coisas não parecem certas. Eu me via em cada medo, incerteza, angústia. O realismo que autor colocou nessa personagem é maravilhoso. Não a torna perfeita, muito pelo contrário, e isso só me fez amá-la mais.



Daniel é um exemplo de perseverança e fé, um homem que mesmo não tendo nada, luta todos os dias para sobreviver mais um pouquinho, com apenas uma esperança, que não é ter dinheiro ou um teto, é conhecer sua filha. Uma filha que nem sabe que ele existe. Ele não quer que ela diga que o ama, que o esperou a vida inteira, claro que ele sonha com isso, mas ele não espera. Ele só quer dizer que a ama, ele não pede reciprocidade, ele só precisa dizer.
“Eu lhe envio um cartão de aniversário todos os anos. Não sei o dia exato, mas posso fazer uma boa estimativa. A coisa mais difícil é o envelope: todo aquele espaço em branco. Escrevo seu nome — tenho isso, ao menos —, mas não tenho o endereço. Coloco-o numa caixa do correio e sonho, nessas noites, com o envelope sendo colocado numa caixa de correio e você se aproximando dela.”
Dez coisas que aprendi sobre o amor é um livro maravilhoso e muito bem escrito, que te emociona do inicio ao fim, e diferente do que muitos pensam não tem um final óbvio, somos impulsionados a refletir sobre o que realmente importa.

O que eu mais gostei:

Tudo, eu não tenho o que eu mais gostei, porque tudo tornou o livro perfeito, cada detalhe, descrição, tudo era certo, sabe? A capa é maravilhosa  e só de olhar para ela, já me enche de vontade de chorar!

O que eu não gostei:

Que o livro acabou, sério, eu to em ressaca literária!


Nenhum comentário: