[RESENHA] - O ÁLBUM





O Álbum
Titulo: O Álbum
Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 257
Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.
A história se inicia com Adam Colby é um homem solitário que após ter sido deixado por sua mulher há dois anos, se jogou ao trabalho, que é vender objetos usados. Enquanto vasculhava uma casa, que aparentemente deveria estar vazia, encontra um álbum com cartões-postais que foram enviados por 60 anos toda a sexta a feira. Intrigado com esses cartões que possuíam poemas e as formas mais bonitas de se expressar o amor, decide ir em busca da história por trás de tal gesto tão simples, e ao mesmo tempo, tão genuíno, entre um marido e a mulher e desta maneira tentar descobrir a formula para manter um casamento vivo e repleto de paixão para toda vida.

Adam começa sua investigação sobre a vida de Gabe e Hulk, que são o casal dos cartões postais, tentando acima de tudo descobrir os acontecimentos nesse casamento aparentemente perfeito e qual foi o erro que deu ao fim no seu.


Para tentar descobrir um pouco mais dessa história, Adam entra em contato com Yevette, que é a filha da empregada dos Alexanders. É ela que conta todos os detalhes sobre o amor desse casal.

Por meio da investigação de Adam, conhecemos um pouco da história desse casal, contada pelo ponto de vista deles, assim nos mostrando como se conheceram, descobriram que eram almas gêmeas e o método para um casamento tão feliz.
"- Esta noite, nós somos a música. Esta noite, nós somos o ritmo. Esta noite, nós somos o mistério."
Vou confessar uma coisa, eu não esperava muito desse livro, quando eu li a sinopse achei que não me prenderia! Ah, como estava enganada! É uma leitura tão simples, cheia de significados e ensinamentos, que muitas vezes podem ser considerados clichês, mas que sabemos que são puros e sinceros e muitas vezes, por mais clichê que é não exercemos.

Os capítulos são narrados sob a perspectiva de 4 personagens, que são: Adam, Gabe, Hulk e Yevetta. Outro ponto importante é que a história é alternada: começa em 1926, com a historia de Hulk e Gabe, e para 2004, quando Hulk conversa com Yevetta, e claro, em 2006, onde é atual da história.



O livro é muito bem escrito. O autor dá importancia a cada detalhe, principalmente nas escolhas de palavras, afinal o livro tem como foco mostrar o amor e como ele pode durar anos e anos, sem definhar, isso requer muita atenção, afinal é difícil escrever sobre um amor duradouro, quando atualmente existem tantas pessoas desacreditadas no mesmo.

A mensagem do livro é  sobre fé, sobre a perda da esperança em qualquer situação na vida, mas com o foco no amor. Ele nos faz pensar muito em quais são as nossas prioridades na vida, ou como lidamos com relacionamentos, seja qual for ele, na forma que vemos o mundo e como interagimos com ele.

Um ponto que eu me apaixonei é que  a história do casal é meio que o motivo para o nascimento de outra história de amor, que é o de Adam e Yevetta.

O que eu mais gostei:
Foi com toda a certeza saber que essa história de amor, é baseada em fatos reais! Sim, essa é a história dos tios-avós do Timothy! Isso tornou a história muito mais mágica! Eu amei ter a perspectiva de Hulk e da Gabe, porque foi muito mais gostoso ver pelo ponto de vista deles como tudo aconteceu. A mensagem é maravilhosa e a escrita do autor incrível!

O que eu menos gostei:
Acredito que foi a confusão que era essa mudança de narrativa. Em um capítulo em 2004 e já no outro em 2006, muito rápido e isso acabava por me confundir. Mas fora isso, eu adorei!
















       
  

Nenhum comentário: