[RESENHA] O Ceifador (Scythe #1) - Neal Shusterman



O Ceifador é o primeiro livro da série Scythe, do autor Neal Shusterman famoso aqui no Brasil pelo livro Fragmentados. Com mais um toque de novo mundo, ele nos surpreende com uma bela obra que está encantando a internet.



Nome: O Ceifador
Autor: Neal Shusterman
Páginas: 448
Editora: Seguinte
Lançamento: 2017

Distopia / Fantasia / Ficção / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira

Primeiro mandamento: matarás.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.

Em 'O Ceifador' nos encontramos em um novo mundo. Esqueça tudo o que você conhece dos dias atuais e se prepare para tentar embarcar nessa nova realidade. Fome? Doenças? Guerras? Graças a um "ser virtual" se é que podemos classificar assim, uma maquina, um "programa" que solucionou as necessidades do mundo. Nimbo-Cúmulo é esse "ser virtual" que armazena tudo e administra a nova realidade. Até a morte foi vencida, tendo assim uma população imortal. Todas as barreiras foram vencidas, alias, quase todas as barreiras foram vencidas, pois um grande problema foi desencadeado a partir disso: a população aumentou drasticamente.

Visando reduzir a população para que o planeta não fique sobrecarregado, foi criado uma organização, os Ceifadores. Eles são selecionados entre os demais e seu objetivo é matar um determinado número de pessoas todos os dias. Eles seguem seus mandamentos e regras, mas não é tão simples. Poder não é uma coisa muito fácil de ser administrado e todas as regalias e riquezas podem se tornar um fardo.  Sim. Isso pode ser pior do que imaginamos.

 Citra e Rowan são adolescentes que levavam sua vida normal até que cruzaram com o Ceifador Faraday e ele escolhe os dois para disputarem por uma vaga de Ceifador. Eles teriam um ano de treinamento e no final um seria o nomeado Ceifador, tendo prestígios, imunidade para ele e sua família, enquanto o outro voltaria (ou tentaria voltar) a sua vida normal. Mesmo nenhum dos dois não querendo a vaga, eles vão para o treinamento, onde eles conhecem grupos de ceifadores com opiniões divergentes, onde uns alegam não gostar de matar e outros expressam prazer no ato.



“Os mandamentos do ceifador: 1- Matarás”


 Eu confesso que adorei toda a ideia do livro. Não é o tipo de distopia que costumamos ver. Com cenas fortes e marcantes, não tem como  não embarcar na história e deixar horas passarem enquanto Neal Shusterman usa suas palavras para descrever as coletas.

 O Livro tem 448 paginas e a leitura fluiu muito bem, embora seja notável alguns tropeços do autor, não atrapalhou a minha leitura, pois estava muito encantado pelo novo universo.

O Livro tem um final próprio, assim não dependendo da conclusão da série para sabermos como se resolve toda a situação e o que acontece com os personagens. Se você quiser ler só o primeiro e não quiser ler o resto, não vai ficar com aquele peso na consciência de que algo está faltando.





Posso dizer que amei a capa?? Acho que sim, né? Simples, mas com um ar meio sombrio e direto ao assunto e titulo do livro.


O que mais gostei?


Uma coisa muito interessante é que entre os capítulos nós temos os diários dos ceifadores e assim podemos conhecer mais sobre eles, suas historias. Pra mim foi uma das partes mais animadoras, como já falei em outras resenhas, quando estou lendo um livro sobre uma nova realidade eu gosto de conhecer um pouco mais sobre o mundo e as pessoas e isso me possibilitou bastante a descoberta.


O que não gostei?


Como eu disse no começo, eu achei que o autor deu alguns tropeços na história. Teve momentos que eu sentia um engasgo na narrativa, mas nada que me atrapalhasse muito. Eu também senti falta de um gancho para o segundo livro.





Eu gostei muito do livro e sinto que os defeitos podem ser consertados no segundo livro da série. Já estou muito animado para a continuação, e vocês? o que acharam?




Um comentário:

  1. Vi muitas resenhar sobre esse livro, e todo mundo que leu gostou. Estou curiosa para conhecer essa historia.

    Adorei o blog, seguindo.

    Beijos
    http://descobrindolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir