[Resenha] Vaclav e Lena




   Vaclav e Lena é um romance absolutamente fofo da autora americana Haley Tanner.

   A história conta como duas crianças imigrantes se encontram nos Estados Unidos e acabam construindo uma amizade mágica que os unem. Eles se tornam VacLena!

   Vaclav e Lena se mudaram da Rússia para os Estados Unidos quando ainda eram muito pequenos. Vaclav morava com os pais e tinha o sonho de se tornar mágico quando crescesse, inspirado no famoso Houdini, ele se adaptou bem ao novo país, aprendeu rápido o idioma e logo ficou amigo das outras crianças na escola. Seu passa-tempo preferido era estudar e reproduzir seus shows de mágica para qualquer um que estivesse disposto a conhecer seus truques. Para Lena as coisas não foram tão fáceis... Quando chegou aos Estados Unidos Lena ficou morando com outra imigrante russa chamada Radoslava que ela chamava de Babushka 'avó', mas sabia que as duas não eram parentes de verdade. Seu sonho sempre foi descobrir quem eram seus pais biológicos, e quando sua 'avó' faleceu repentinamente e ela passou para a guarda de sua tia Ekaterina, pensou que as coisas seriam mais fáceis. Mas é claro que não foram. Sua tia era uma dançarina noturna que maltratava Lena e não queria nem pensar nos pais da garota, Ekaterina via Lena apenas como um fardo. Lena, ao contrário de Vaclav, tinha todas as dificuldades possíveis com o novo idioma e era tímida demais para tentar conversar com qualquer outra pessoa.

 
   O livro é dividido em quatro partes: Juntos, Separados: Vaclav, Separados: Lena e Juntos outra vez.
   Juntos: A tia de Lena conhece a mãe de Vaclav, Rasia, e se aproveita da simpatia da mulher para se livrar da sobrinha. Os dois eram colegas de classe, mas o primeiro encontro de verdade entre Vaclav e Lena acontece quando os dois vão com Rasia ao Parque de Diversões. Lá os dois vão à um show de mágica, e como se precisasse de mais inspiração e já que Vaclav se considera um mágico, Lena é automaticamente contratada como sua assistente de palco. Desse dia em diante, a casa de Vaclav vira a segunda casa de Lena, e Lena se torna a segunda filha de Rasia. E então nasce uma amizade e um amor maravilhosamente inocentes entre Vaclav, o magnífico, e Lena, sua Linda assistente.
   As coisas ficam bem durante anos, Vaclav e Lena ensaiam e estudam juntos todos os dias, planejam se casar quando ficarem adultos e se preparam para se apresentar no Parque da cidade... Mas, alguns dias antes da tão sonhada apresentação, Lena começa a agir de forma estranha, se afasta de Vaclav sem nenhuma explicação e deixa de ir à escola. Vaclav sabe que Lena não o abandonaria, por isso a espera no dia e local marcado para a apresentação, mas Lena não aparece. No dia seguinte Lena não o visita para explicar o que aconteceu. Rasia sai para ver se Lena está bem, mas esta também demora a reaparecer e, quando volta, chega com a notícia que Vaclav mais temia receber: Lena foi embora.
   Separados: Vaclav: Sete anos se passaram. Vaclav não esqueceu Lena, mas desistiu de perguntar à sua mãe aonde ela estava. Mesmo sentindo saudades da amiga, Vaclav seguiu com sua vida. Estava estudando, tinha uma namorada e, é claro, continuava ensaiando sua adorada mágica! Ainda tinha seu sonho de se tornar um mágico, mas havia uma coisa que ele desejava mais: ter sua Linda Lena como assistente novamente. Durante todo o tempo em que estiveram separados, por todas as noites, Vaclav deu boa noite à Lena. Era uma forma de estarem juntos, e Vaclav sabia que Lena o escutaria. Era a forma que Vaclav tinha de manter Lena segura. Um dia ele decide aceitar que Lena foi embora para sempre, e percebe que não deve mais dar boa noite à uma pessoa que ele não conhece mais. Mas será que ele é capaz de deixá-la partir?
   Separados: Lena: É o décimo sétimo aniversário de Lena. Seus amigos a estão esperando para comemorarem, em casa ela sabe que encontrará sua mãe adotiva, Emily, que acabou se tornando sua mãe de verdade, para comemorarem outra vez, mas Lena não sente vontade de fazer nada. Sente apenas que tem algo errado, algo faltando. E então lembra com mais saudade do que nunca de seu amigo Vaclav. Desde o dia em que Rasia apareceu em sua casa, ela nunca mais viu Vaclav, mas nunca deixou de senti-lo, e agora precisava dele. Lena está confusa e sabe que precisa fazer alguma coisa em relação à isso e, quando encontra algumas amigas, releva partes de seu passado que ela nem lembrava que existiam... Suas amigas a aconselham à ir em busca da verdade e do que ela quer pra sua vida. E é isso que Lena faz.
   Juntos outra vez: Vaclav adormeceu sem desejar boa noite à Lena e ciente de que não poderia trazê-la de volta, e então acorda com o seu telefone tocando e sabe que quem está do outro lado da linha é Lena antes mesmo de atender. Os dois conversam com calma, fazendo apenas perguntas básicas um ao outro, como se não se vissem há apenas alguns dias, enquanto morrem de vontade de perguntar se ambos ainda são tão importantes um para o outro. Os dois ficam extremamente felizes ao conversarem depois de tanto tempo, e surpresos quando descobrem que continuam morando na mesma cidade. Vaclav e Lena combinam de se encontrar um dia, e depois em outro dia, e outro dia, e outro dia. É aí que Vaclav percebe que tem passado mais tempo com Lena do que com sua namorada, é aí que Lena já não aguenta mais esperar que Vaclav fique disponível para ela, e é aí que os dois se declaram e ficam juntos! E quando eles estão juntos no quarto de Vaclav, Rasia aparece e... Lena vai embora mais uma vez.
   Vaclav finalmente descobre o que aconteceu para que ele e Lena fossem separados, então decide que precisa fazer algo por ela. Ele vai atrás da identidade dos pais de Lena e acaba descobrindo o que aconteceu com eles também.


   Então, gente, eu gosto muito de Spoilers, mas sei que muitas pessoas não gostam, então não vou contar o que acontece com a Lena ou o que aconteceu com os pais dela por isso. E também não vou contar pra vocês ficarem curiosos e lerem o livro!! haha
   Sério, esse livro é muito amor! Vi uma frase dele em alguma page no facebook e aí me apaixonei instantaneamente pelo livro sem nem saber a sinopse, e quando comprei o livro e o li, só pude me apaixonar mais. rs
   Dentro dessas quatro partes a Haley divide a história em vários capítulos que vão contando várias histórias aleatórias, tanto do presente quanto do futuro, e isso deixa tudo ainda mais legal, nunca fica cansativo. A Lena é aquele tipo de garota que é tímida e super fofa, e o Vaclav é aquele tipo de garoto que faz com que você deseje se casar com personagens literários! *-*

   É isso aí, galera, espero que vocês tenham gostado da resenha.. E leiam Vaclav e Lena, é ótimo. ;)




''Vaclav pensa em como, às vezes, quando está frio lá fora, você pode se sentir aquecido porque há pessoas ou lembranças de pessoas que o aquecem como uma fogueira, ou fazem você se sentir como um esquimó que não se incomoda muito com o frio extremo, mesmo que você sinta um frio extremo. Outras vezes você pode sentir que tudo no mundo inteiro está frio por certo motivo, e que está frio só para você, e você vê todas as outras pessoas com um fogo para aquecê-las, e você tem a sensação de que vai sentir frio para sempre. Às vezes a gente pode sentir um frio assim até no verão.''



7 comentários:

  1. Livro fofo! Eu quero. Adorei a resenha ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz q vc tenha gostado, flor. O livro é incrível msm! :)

      Excluir
  2. Gostei bastante da resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais dessa resenha! Parabéns Júlia, fiquei super curioso para saber porque Lena começou a ficar estranha e porque ela foi embora de repente, sem ao menos avisar. Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Luis! Obrigada. :)
      E o livro é realmente adorável, vc vai amar!

      Excluir
  4. Amei a resenha, esse livro desse ser tão apaixonante!

    ResponderExcluir