[Resenha] Bom de Briga






   Bom de Briga é o segundo livro da trilogia Irmãos Wolfe escrita por Markus Zusak , foi publicado no aqui em 2013 pela Editora Bertrand Brasil .

  "Mas nenhum de nós sabe, porque uma luta não vale nada se você sabe desde o início que vai ganhar. São as lutas no meio disso que põem você à prova. São as que trazem perguntas com elas.
  O Rube ainda não esteve numa luta. Não numa de verdade.
  - Quando acontecer, será que eu vou me levantar? - pergunta.
  - Não sei - confesso.
  Ele preferia ser um lutador mil vezes entre o bando dos Wolfe a ser um vencedor no mundo uma só vez.
  O Rube ainda não esteve numa luta. Não numa de verdade.  - Quando acontecer, será que eu vou me levantar? - pergunta.  - Não sei - confesso.  Ele preferia ser um lutador mil vezes entre o bando dos Wolfe a ser um vencedor no mundo uma só vez.  - Me diz como fazer isso - pede. - Me diz. - Mas nós dois entendemos que algumas coisas não podem ser ditas nem ensinadas. Um lutador pode ser um vencedor, mas isso não faz de um vencedor um lutador."


   Ruben e Cameron Wolfe são irmãos que lutam a cada dia com a família contra as dificuldades que passam . Eles dois buscam algo de significativo para suas vidas . Depois de abandonarem a fase de mediocridade e estupidez de seus atos infantis decidem que vão mudar definitivamente , precisam encontrar um modo de ajudar seus pais com os problemas financeiros que vem os preocupando cada vez mais . Em meio à essa procura os dois recebem uma oferta que lhes interessa muito .

   Perry Cole , que é um organizador de lutas de boxe clandestinas , ouve boatos de um garoto que tem um potencial ótimo para lutas depois de terem visto Rube em uma briga com um menino em sua escola . Ele vai atrás de Rube e o convida para participar de seu torneio de lutas , Cam acaba entrando também , Perry fica muito satisfeito com os dois , apesar da pouca experiência que eles possuem , brigando apenas de brincadeira no quintal de casa . Ele não se importa com isso , quer apenas inovar um pouco seu time .

   Então é aí que as vidas de Cameron e Rube mudarão por completo , fazendo com que eles se esforcem para ultrapassar seus limites , aprendam lições de como a vida pode ser difícil e aprender o verdadeiro valor do que é uma família .

"Às vezes, eu queria ter punhos melhores. Mais rápidos, com braços mais rápidos e ombros mais fortes. Costumo estar na cama quando penso nessas coisas, mas, hoje, estou no vestiário, esperando que me chamem. Não sei. Só quero ser formidável. Queria poder andar pela multidão e subir no ringue para vencer, não apenas para lutar."




   Na minha opinião Bom de Briga é bem melhor do que O Azarão , pois nele a história é mais entusiasmante , a forma como Cam e Rube dão tudo de si para alcançar seus objetivos , como Cam se esforça para ser tão bom quanto Rube e o jeito como eles sempre estão ajudando e apoiando um ao outro .

   O livro também é pequeno como O Azarão e A Garota Que Eu Quero , mas é super engraçado e emocionante , os personagens praticamente são os mesmos do livro anterior , só com alguns acréscimos como Perry e outros que não tem tanta importância para o desfecho da história .

   Não há como não amar essa trilogia , Markus a escreveu de forma perfeita , conseguiu colocar humor , dificuldades , drama e emoção nos três livros de uma forma que a leitura não se torne cansativa ou chata .

   Sei que isso está escrito na capa de trás do livro , mas uma parte que eu completamente amei foi essa :

" Penso no Ruben ''Bom de Briga'' Wolfe.  Penso em brigar com o Ruben Wolfe.  Por dentro.  Penso em encontrar o Ruben Wolfe...  Penso nas lutas que as pessoas sabem que vão ganhar, nas lutas que elas sabem que vão perder e nas lutas em que elas simplesmente não sabem o que vai acontecer. Penso nas lutas no meio disso tudo.  Agora sou eu que fito a rua.  Eu falo.  Converso.  Digo.  Eu digo:  - Não perca o seu coração Rube.  E, com uma voz bem clara, sem se mexer, meu irmão me responde.  - Não estou tentando perder, Cam. Estou tentando encontrar."


   Então é isso gente , espero que vocês tenham gostado e se interessado , a trilogia é ótima (e no fim de Bom de Briga acontece uma coisa extraordinariamente extraordinária que eu amei ... então leiam os livros para saber o que acontece e se apaixonem por eles assim como eu).

-Obrigada por ler :)

7 comentários:

  1. Azarão foi legal, mas o "Bom de briga" é excelente.
    Te prende do começo ao fim. Os personagens evoluem de uma forma magnífica, Cam e Rube estão mais maduros e lutam para serem pessoas melhores.

    Sem dúvida, o ápice dessa trilogia.Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  2. Resenha muito bem feita, fui correndo conferir o azarão, não conhecia nenhum dois, mais me impressionei com a história, Mark Zusak é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada .. que bom que você gostou dos livros , fico feliz por isso (:

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns para o autor Markus Zusak, pois construir uma triologia com emoção,drama e humor não é nada fácil!

    ResponderExcluir
  5. Markus Zusak é incrível, o livro deve ser ótimo mesmo!

    ResponderExcluir