Jane Austen: A mulher das histórias perfeitas

    Pra quem ama uma história cheia de intrigas e romances contados de um jeito sofisticado e cheio de personagens irônicos, Jane Austen com certeza é a melhor opção de autora (falam que ela só fica atrás de Shakespeare - não acho). Mas antes de ler seus romances é preciso lembrar que ela era britânica e nasceu em 16 de dezembro 1775 (se você está lendo isso no dia da postagem, sim!, hoje é aniversário dela), logo a sociedade em que ela viveu é completamente diferente da que estamos habituados; o importante para as mulheres era somente uma coisa: arranjar um marido rico (tem coisas que não mudam tanto assim...), com exceção de algumas de suas personagens mais ilustres como Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, que era culta e se recusava a dar tanta importância assim ao casamento.
    Mas não teria graça falar de Jane se ela fosse mais uma mulher frustrada que vivia numa época em que cuidar de marido e filhos é tudo. A história de Jane é provavelmente mais intrigante do que suas novelas. Aos 22 anos ela já havia escrito diversos livros, dentre eles Razão e Sensibilidade  e Orgulho e Preconceito que são suas obras mais reconhecidas (e eu tenho 20 anos e até agora nada), apesar de ter tido alguns compromissos (um dos noivos morreu :( , o outro ela desmanchou o noivado no dia seguinte) nunca se casou. Ela morreu aos 42 anos de idade, deixando para trás os melhores legados que alguém pode deixar, que nos permite sonhar e visitar outros mundos: livros!
Keira Knightley e Matthew MacFadyen - Orgulho e Preconceito 2005

    O primeiro contato que tive com Jane Austen foi quando minha professora de português do 2º ano do e.m. passou o filme Orgulho e Preconceito (versão de 2005 com Keira Knightley e Matthew MacFadyen, e que não posso deixar de observar que a voz dele é maravilhosa :3). A partir daí senti uma necessidade louca de ler os livros de Jane. E por que a amo tanto? Porque eu sinto a emoção que ela sentia quando escreveu cada personagem e, apesar de não ser nem a época nem o país que vivo vejo que cada pessoa que conheço está em pelo menos um livro dela. Sempre tem a pessoa racional, a bondosa, a que só pensa em casamento, a descontraída, a mal caráter,  a que pensa que pode juntar todos os casais, a pessoa bobinha, a apaixonada, a chata, a que não cala a boca nunca e etc. Cada personagem é real e atravessa gerações.
    Ao todo Jane Austen escreveu 6 obras - Emma, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão, A Abadia de Northanger e Mansfield Park. O primeiro livro dela que li e meu favorito é Orgulho e Preconceito, e considero mais que perfeito, por que me identifico demais com Elizabeth e meu sonho é casar com um Darcy. Mas vamos deixar pra falar desse livro maravilhoso depois. 
Acho que posso considerar Jane a mais maravilhosa escritora que conheço, não só porque ela escreve histórias maravilhosas, mas também porque escreve parte da minha vida e meus sonhos também!

Dicas: Além de recomendar todos os livros de Jane, super recomendo as adaptações dos livros para o cinema, mesmo não tendo tudo do livro as mudanças feitas ficaram lindas. As versões que mais curto são: Emma de 1996 com Gwyneth Paltrow, Orgulho e Preconceito com Keira (Elizabeth) e Mathew (Mr. Darcy) 2005, e Razão e Sensibilidade com Kate Winslet (Mariane) e Emma Thompson (Elinor) 1995. 
Também indico as adaptações da rede de tv BBC, pois como são séries estão com menos modificações do roteiro original.
Outros livros que indico são: Novelas inacabadas de Jane Austen ( foram aqueles romances que ela não conseguiu concluir), O diário secreto de Lizzie Bennet de Bernie Su e Kate Rorick e, pra descontrair O diário de Bridget Jones de Hellen Fielding (super indico o filme também, porque todas merecem um Darcy!)
Trilha sonora pessoal: Good Enough - Evanescence (acho que tem tudo a ver com Orgulho e Preconceito), Lucky - Colbie Caillat e Jason Marz ( Emma) e Mirrors - Justin Timberlake (Persuasão)

8 comentários:

  1. Adorei a coluna, Raquel! Ficou incrível!! Agr quero mais do q nunca ler os livros da Jane logo. :D Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os livros da Jane Austen por não ser muito fã de livros de romance, mas confesso que fiquei curioso para ler "Orgulho e Preconceito". =)

    ResponderExcluir
  3. Estou mega ansiosa para ler algum livro da autora, espero fazer isso em agosto! E assim que ler os livros vou assistir as adaptações!! Amei o post e o blog, muito divertido e com ótimos posts!


    http://livingforharry.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Conheci a Jane Austen pelos livros da minha mãe,
    o primeiro que li foi Razão e Sensibilidade, mas o favorito é Orgulho e Preconceito!!!
    Também adoro as adaptações para filmes!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Jane Austen é tudo de bom! Adoro os livros clássicos e tenho todos da autora. Meu preferido com certeza é 'Orgulho e Preconceito'. Tem um filme que conta a história dela, chama 'Amor e Inocência' e é interpretado pela Anne Hathaway. Vale a pena assistir!

    http://booksimpressions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma das minhas escritoras favoritas. Orgulho e Preconceito foi meu primeiro "Austen" e, desde os idos 2008, já li outros dois da autora. A escrita da Jane é ótima e espero ler todos os livros dela rsrs.
    Gostei bastante da coluna. Quando postar novamente, não deixa de avisar.
    Bjs,
    Andressa Lima | Revista Por Dentro

    ResponderExcluir