[RESENHA] Cartas de Amor aos Mortos


Se você pudesse escrever qualquer coisa para alguém que não está mais vivo, o que escreveria ? Pra quem escreveria ? E acima de tudo, porque escreveria?

No primeiro dia de aula no ensino médio, a professora de Inglês de Laurel pede um trabalho onde a turma deve escrever uma carta para alguém que já morreu, só que ela acaba não entregando e acaba escrevendo para vários ídolos conhecidos, fazendo desse trabalho um pequeno diário. Nessas cartas ela conta tudo que ocorre ao seu redor, seus medos, insegurança e a culpa que sente pela morte de May, sua irmã.

O que mais me chamou atenção foi a capa, ela é maravilhosa e o título é aquela coisa diferente que te enche logo de curiosidade.


Laurel está tentando recomeçar, podemos ver uma garota que não sabe quem é, que vive a sombra de uma irmã morta, que não sabe como ser ela mesma.

Na metade do livro podemos dizer que não sabemos quem é Laurel, podemos ver May,tudo que ela faz é para parecer a irmã. No inicio pode parecer muito monótomo e chato, porque qualquer coisa que ocorra ou qualquer atitude, podemos ver Laurel conseguindo enfiar May na situação, porém eu consigo entender totalmente. Ela perdeu sua irmã e se sente culpada por isso. Eu particularmente, tenho uma relação de amor e ódio com minha irmã, além da perda que tive dos meus pais, isso acabou por me ligar mais a personagem. Eu me vi em cada momento, em cada dor, não é fácil perder quem amamos e muito menos nos descobrir depois da perda.

Além da morte de sua irmã, Laurel tem outras cicatrizes para cuidar. Sua mãe não aguentou e praticamente a abandonou com o pai e a tia, além de cicatrizes não curadas de um passado obscuro, que será revelado durante a leitura.


A história é contada toda através das cartas feitas por Lauren, o que é um tipo de leitura totalmente nova para mim.Uma coisa bem interessante é a ligação que a autora faz com os destinatários e a história da principal, sempre utilizando trechos de músicas e poemas, além da própria história de vida de cada destinatário para explicar o que a principal está passando. A escrita da autora é voltada para o publico jovem, infelizmente não é muito detalhada, sinto falta da autora detalhar melhor os personagens e o espaço, mas a leitura é simples e dramática.

Posso dizer que fiquei apaixonada pelos personagens secundários, em muitos momentos eles literalmente roubavam a cena da principal, Tristan e Kristen, o melhor casal de todo o livro, são errados? Totalmente! Mas eles são tão intensos, tão cheios de vida e de amor. Hannah e Natalie e a descoberta do amor e claro Sky, o menino da jaqueta de couro, infelizmente não foi desenvolvido o suficiente para ganhar meu completamente meu coração, mas ainda sim tem um pouco.


O amadurecimento de Laurel e de todos os personagens é lindo, me peguei chorando em muitos momentos por me sentir como aquelas pessoas, em todo momento me via nelas, chorava por elas, porque percebi que chorava por mim e pelo o que me tornei.
Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo. Você pega no sono no pé da montanha, e o lobo desce. E você espera ser acordada por alguém. Ou espera que alguém o espante. Ou atire nele. Mas quando você se dá conta de que o lobo está dentro de você, é quando entende. Não pode fugir dele. E ninguém que ama você consegue matar o lobo, porque ele faz parte de você. As pessoas vêem seu rosto nele. E não vão atirar.
Esse é o meu trecho favorito de todo o livro, ele diz tanto sobre mim e tanto sobre a Laurel, May, que confesso que só sabia reler e chorar, chorar e chorar. O livro no inicio é meio parada e enrola muito em vários momentos, para mim ele realmente começou ter alguma coisa lá pela metade, mas quando começar a ser revelado os segredos e podemos ver a verdadeira Laurel que você começa a realmente entender e aproveitar melhor o livro.

O livro ganhou meu coração e recomendo totalmente. Carta de Amor aos Mortos, é uma história de superação, que aborda temas atuais como suicídio, abuso sexual infantil, violência doméstica e homossexualidade. 

26 comentários:

  1. Primeiramente quero dizer que achei a capa LINDA! O livro parece ser muito emocionante, já pensou mandar uma carta para uma pessoa que já morreu? Mais emocionante ainda é enviar uma carta para sua própria irmã e se sentir culpada por sua morte :'( Gostei da resenha por se tratar de um livro diferente e por abordar assuntos como suicídio, violência doméstica, homossexualidade etc. Parabéns Luana, amei sua resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem daquele tipo que te atrai num raio de 20 km ! Um amor, a história é bem bonita, mas vou repetir, o início é bem chato, bem mesmo, lá pela metade que o livro começa a caminhar de chato para ótimo ! O livro aborda vários temas atuais e isso é o mais interessante, temos um ponto de vista de uma garota que vive de tudo !
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Carta de Amor aos Mortos é uma leitura que me deixou dividida, com momentos sensacionais enquanto outros foram ruins. No geral eu gostei da leitura, se eu não estivesse com as expectativas tão altas tenho certeza que teria apreciado muito mais a leitura.
    Essa capa é Maravilhosa,adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vocês! Teve momentos realmente insignificantes, que eu sabia que devia me atingir e não foi bem assim. Para ser sincera, os melhores momentos para mim foram os "naturais". A capa e o titulo te enchem de expectativa para algo grandioso, mas nem é tanto, porém não deixa de ser encantador.

      Excluir
  3. Este é um daqueles livros dos quais nunca consigo decidir se compro ou não. Sempre vejo tantas resenhas controversas sobre ele...Olhando sua resenha, talvez devesse dar uma chance a ele, porém sem grandes expectativas. :)

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Andreza! O melhor que se faz, é horrível quando chegamos cheia de vontade e o livro nem é tudo isso. O titulo e a capa já nos enche de curiosidade, o que é incrível, porém ao mesmo tempo nem tão bom. Tenha paciência, o inicio é bem paradinho, mas persista!
      Um beijo

      Excluir
  4. Tenho muita curiosidade por esse livro e ele até está na minha lista de "quero ler" do Skoob. Não sabia que havia uma relação entre a personagem e os destinatários, achei isso bem legal, pois adoro essas referências de e intertextualizações.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza é minha parte preferida. Ela tem motivos para escrever para cada um deles, porque todos eles tem histórias "tristes" fins trágicos, associados a sua irmã. Foi una ótima jogada da autora!
      Beijos

      Excluir
  5. Vejo sempre resenhas falando bem desse livro. O título é muito profundo, mas ainda não sei se quero ler. Não sei explicar o motivo. Talvez seja por causa do publico alvo. Sempre acho que tem muito melodrama sem aprofundamento psicológico. Vou pensar melhor sobre isso. Sabe, tenho lido muitos livros dirigidos ao publico jovem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua observação Nilda... Um melodrama sem aprofundamento psicológico, porque eu em muitos momentos senti isso, no início principalmente, não conseguia de jeito nenhum me conectar com a Laurel, mas conforme o livro foi passado e a autora foi explorando mais a personagem, isso some totalmente, pelo menos para mim!
      Beeijos

      Excluir
  6. Olá! Adorei a resenha, vi muitos falarem bem do livro e até fiz o pedido de compra para o Top Comentarista do meu blog, agora me interessei em ler também, é um livro diferente e isso atrai ainda mais a minha curiosidade, irei fazer mais uma compra desta vez pra mim.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um amor, mas não esqueça, ele é meio paradinho, porém não desista! Você muda depois de ler ! Confie em mim haha
      Obrigada por ler :)

      Excluir
  7. Oiee Lu, tudo bom?
    Já vi muita gente falar a respeito dessa obra, as opiniões que vejo é realmente meio a meio pois uma parte gostou e outra não. Eu me interessei bastante por causa da capa e também por causa dessas cartas que a Laurel escrevia (fiquei super curioso). Gostei bastante dos temas tratos no livro e realmente me aparenta ser uma ótima história ♥ Adorei sua opinião, espero ler brevemente <33

    Beeijos!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan !
      O livro não pode ser considerado perfeito, tem seus erros e são visíveis no decorrer da leitura, mas não perde seu encanto e a história o seu valor, pelo contrário, você começa a se apegar na personagem principal. Como já citei em basicamente em todas as respostas ahah, o início é bem parado e a conexão com os personagens foi bem pequena ( pelo menos para mim), porém isso varia muito. O livro mesmo com tudo isso vale muito a pena !
      Obrigada por ler viu !

      Excluir
  8. Poxa... já tinha visto esse livro em vários lugares, mas nunca me interessei sequer em adicionar como "quero ler" no skoob. Agora além de querer ler, quero ter na estante!
    Excelente resenha!! Adorei o blog! ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  9. Para mim a única coisa que me agradou foi a capa rs. Não me emocionei com a escrita da autora, e os personagens não me cativaram. Mas fico feliz que tenha gostado.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos, sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que me peguei mais cativada com a May em alguns momentos do que com a Laurel, mas isso mudou ! Eu realmente adorei e entendo que não tenha gostado, é assim né ?Obrigada por ler a resenha viu ?

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse livro, mas sinto que não é o momento ainda...
    Adoro esses livros voltados para o público jovem...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo dizer que os livros são os remédios de nós leitores, tenho a mania de ler um livro específico quando estou mal ou feliz, qualquer coisa, então eu li ele num momento de saudade, e nossa... Vai saber a hora certa de ler!
      Obrigada por ler :)

      Excluir
  11. Oi Luana, tudo bem???
    Sou louca por ler esse livro, afinal são tantas as resenhas positivas que vejo :)
    Que bom que vc também gostou. Espero ter a oportunidade e gostar muito também. O livro fala mesmo sobre diversos temas importantes :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Você vai adorar o livro, bem eu acho né, ele é muito bom ! Sim os temas abordados são atuais e mega importantes, o livro ajuda bem no quesito aceitação e bater de frente com tudo e todos... Bem legal
      Obrigada por ter lido

      Excluir
  12. Olá, Luana!
    Só leio resenhas positivas sobre este livro.
    E creio ser mesmo um livro maravilhoso.
    O tanto de temas polêmicos em seu enredo e a abordagem através de cartas, me deixaram com muita curiosidade.
    Provavelmente, é um dos próximos livros que lerei.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza o melhor é as cartas, descobri tanto sobre aquelas pessoas, aqueles ídolos, as vezes pensamos que eles são incansáveis e parecem viver num mundo diferente do nosso. É bom saber que não é assim, ver que são pessoas apavoradas como nós !
      Os temas também são primordiais para a construção do livro e são eles que dão todo o sentido!
      Beijos

      Excluir
  13. Sou extremamente louca pra ler esse livro faz um bom tempo, mas não consegui comprar até hoje 💔

    ResponderExcluir
  14. Espiei a preview da Companhia das Letras e uma das primeiras cartas é para o Kurt Cobain,
    Ganhou meu respeito.
    Parece legal.

    ResponderExcluir