[resenha] A Garota que Você deixou para trás



   A Garota que Você deixou para trás é um romance escrito pela inglesa Jojo Moyes, que também é a autora do incrivelmente perfeito Como Eu era antes de Você. *-*
   A Garota que Você deixou para trás foi lançado no Brasil em 2014, pela editora Intrínseca.

''Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou.''

   Na França, em 1916, a pequena cidade de St. Péronne enfrentava a 1ª Guerra Mundial e sofria nas mãos dos Alemães. Após seu marido, Édouard Lefèvre, ter sido convocado para a guerra, Sophie Lefèvre decidiu deixar a segurança de Paris para trás e voltar para St. Péronne, onde havia nascido e crescido, para ficar perto de seus irmãos e sobrinhos. Era complicado ser obrigada a aguentar os soldados entrando no hotel em que sempre moraram - e que já tinha sido o melhor da cidade - e permitir que eles roubassem tudo de valioso que eles tinham, mas Sophie apenas abaixava a cabeça e ansiava cada vez mais pelo dia em que a guerra acabaria e seu Édouard e o marido de Hélène, sua irmã, finalmente voltariam para casa.

   Uma das únicas coisas que a consolava e dava forças para Sophie continuar acreditando, era um quando que seu marido havia feito dela mesma quando os dois se conheceram. Lembrando daquela época, anos antes, ela lembrava de toda a felicidade e via uma garota que ela já não reconhecia mais, mas que desejava voltar a encontrar. Quando o Herr Kommandant visita o hotel Le Coq Rouge em busca de um local para seus homens jantarem, ele vê o quadro de Sophie e fica encantado.. pelo quadro e pela garota. Desde então, o Kommandant tenta se aproximar cada vez mais de Sophie, o que a faz com que os vizinhos comecem a comentar, pois esses consideram uma traição o fato de uma francesa ter qualquer tipo de relação com os alemães.

   Liliane Béthune é uma dessas pessoas que os habitantes de St . Péronne consideram traidores, e Sophie é a única que sabe o que Liliane é de verdade. No dia em que Liliane é descoberta pelos alemães, eles a violentam e andam com ela pela cidade inteira, na frente de todas pessoas e de sua pequena filha, Édith, que é acolhida por Sophie durante o trágico episódio. Com o tempo as coisas pioram para Sophie e sua família, então ela decide pedir ajuda ao Kommandant, oferecendo a ele a pintura dela que ele tanto ama em troca da liberdade de seu marido, que está em um campo de concentração liderado por alemães. A troca não acontece como Sophie imaginou, e dias depois alguns soldados alemães aparecem para buscá-la, e então ela é jogada em um trem lotado de outros prisioneiros, todos a caminho de diversos campos de concentração.

   Em Londres, no ano de 2006, Liv Halston continua tentando desesperadamente superar a morte de seu marido e pagar suas dívidas enormes. Ela ainda mora na Casa de Vidro que seu marido, David, construiu para os dois morarem, e, quando a saudade fica insuportável demais, ela é capaz de ficar horas olhando para o quadro da garota inteligente e apaixonada que David deu a ela de presente de casamento. No aniversário de morte de seu marido, Liv decide ir à uma boate, lá sua bolsa é roubada, e Paul McCafferty, um ex policial que atualmente trabalha com casos de recuperação de obras roubadas durante as guerras mundiais, se oferece para ajudá-la. Os dois passam a noite conversando no apartamento de Paul, e então surge algo entre os dois. Liv e Paul se encontram quase todos os dias, e Liv pensa que finalmente voltará a ter uma vida feliz, mas as coisas acabam virando de cabeça para baixo...

   Na primeira vez em que Paul vai dormir na casa de Liv, ele vê uma pintura no quarto dela, e reconhece na mesma hora a tela que é seu atual caso, o quadro que os descendentes de Édouard Lefèvre desejam recuperar. Então a guerra na justiça começa, e Liv e Paul se tornam inimigos. Para Liv, o quadro é importante por ser uma lembrança de David, e ela sabe que os Lefèvre a querem apenas para vendê-la em algum leilão pelos milhões que A Garota vale. Ela gasta suas últimas economias, faz empréstimos que nem imagina como irá pagar e até coloca a Casa de Vidro à venda para que consiga permanecer com o quadro. Através de pesquisas, Liv descobre um pouco mais sobre Sophie Lefèvre, a garota linda que está pintada no quadro, então viaja até a França para conversar com os filhos de seus irmãos e sobrinhos. Liv consegue reunir várias cartas sobre o tempo em que Sophie estava em St. Péronne e Édouard na guerra, mas aquilo não é o suficiente para que ela conquiste o quadro, mas, quando a família Lefèvre está quase saindo vencedora, surge uma testemunha que pode mudar toda a história: Édith Béthune.

   Édith sabe tudo o que aconteceu com Sophie após o término da guerra, e sabe também que o quadro não foi roubado. Mas, o que será que realmente aconteceu com a garota que você deixou para trás??



   Gente, eu queria contar mais sobre o livro, mas se eu fizer isso, o spoiler vai rolar solto e, por mais que eu seja a favor de spoiler, eu não quero estragar toda a surpresa e emoção desse livro! rs

   A história é maravilhosa e te prende até o último minuto, você pensa que aconteceu uma coisa e algumas páginas depois descobre que aconteceu outra, completamente diferente! O que eu mais gostei no livro é a parte referente à 1ª Guerra Mundial, pois eu sempre me emociono com essas histórias de pessoas que sofreram com as guerras, e gosto imaginar que algumas alcançaram a felicidade depois de tanto sofrimento.

   Os personagens são incrivelmente apaixonantes, e o final é espetacular! E eu faço da crítica do Los Angeles Times as minhas palavras: Nesta tocante história de ousadia, determinação e perspectiva, Jojo Moyes mantém o leitor em suspense até o último lenço.''

   E é isso, galera, super indico esse livro e espero que vocês tenham gostado da resenha. ;)

''Penso em você noite e dia. Você é a minha estrela guia nesse mundo de loucura.''


22 comentários:

  1. Amei sua resenha! Eu também tanto me emociono como me interesso por essas histórias que contém tragédias, porque por mais que tenha pessoas sofrendo, também tem pessoas felizes por superar tudo o que já passou! Fiquei curioso para saber o que Édith Béthune sabe sofre a história de Sophie e como terminará o livro após essa testemunha aparecer. A capa do livro é linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Obgd, Luis! O final é surpreendentemente incrível e maravilhoso, vc vai gostar. ;)
      E essa capa é um amor mesmo, e foi um dos motivos pelo meu interesse no livro! *-*

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã tem este livro, ela fala que terminou de ler e ainda queria mais. Não sei a você, mas me fez lembrar os livros como: Querido John e A menina que roubava livros.
    Beijos!!
    http://anerdologia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Sim, eu tbm fiquei com vontade de ler mais sobre a história da Sophie. E até q lembra um pouco A Menina que Roubava Livros mesmo, Querido John eu ainda não li.. Ah, e em breve terá resenha de AMQRL aqui! ;)

      Legal o seu blog, bjos! *-*

      Excluir
  4. Olá!
    Me surpreendi muito a história do livro, pois adoro temas referentes a guerras e não esperava que uma escritora de romance abordasse isso. Me parece uma ótima história com toda a sua relação com o passado e presente e caso um dia eu busque ler algum romance, esse livro vai ser o escolhido.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris! O livro é realmente muito bom e muito emocionante, e outro romance que aborda o tema da guerra é 'A Casa das Orquídeas', da Lucinda Riley, indico esse tbm. ;)

      Excluir
  5. Meu deus! Livros de Gerra com romance (ótima combinação alias). Adorei. Fiquei com muita vontade de ler. Eu amo quando uma coisa do passado interfere no futuro :)

    https://primaverei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Fico feliz q tenha gostado, Pâmela! E, sobre livros q unem guerras e romances e onde o passado interfere no futuro, indico tbm 'A Casa das Orquídeas', da Lucinda Riley.

      E seu blog é um amor! :)

      Excluir
  6. Nossa não vejo a hora de ler "Como eu era antes de você" e "A garota que você deixou para traz" foi muito recomendado por minhas amigas literárias estes livros da Jojo, pela sua resenha parecem ser bem no estilo dos que eu gosto e parece que vai virar filme ou já virou não sei ao certo.O problema é que a minha listinha de livros não para de crescer kkkkk.
    Adorei o blog e ja estou seguindo. Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Dos livros da Jojo, só li esses dois, mas fiquei completamente apaixonada por eles, principalmente por Como Eu era antes de Você. *-* O 'Como eu era antes de você' vai virar filme, meu Sam Claflin será o Will, inclusive.. ainda não vi nada sobre 'A garota que você deixou para trás', mas eu gostaria bastante q ele tbm virasse filme! :D

      Achei seu blog incrível e tbm já estou seguindo, bjos! ;)

      Excluir
  7. Já li Como eu era antes de você e confesso que me tornei fã da escrita da Jojo. Quero muito ler A garota que você deixou pra trás. A princípio era apenas pela linda capa e pela autora, agora, após ler sua resenha percebi que a história é muito boa e merece saltar uns degraus na minha enorme lista de leitura :)
    Amei a resenha...
    Abraços

    http://www.dezenoveprimaveras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Pode adiantar esse livro na sua lista, Carolina! Garanto q vc não irá se arrepender, e fico feliz por vc ter gostado da resenha. Obgd! *-*

      Seu blog é lindo, já estou seguindo! Bjos. s2

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas quero muito, pois li o Como eu era antes de você e me apaixonei pela história, então acredito que vou amar A garota que você deixou para trás. E se eu estava curiosa com o livro agora estou mais ainda depois dessa resenha *o* Enfim, adorei sua resenha fiquei feliz ao ver que gostou do livro o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem, e vc? rs Se vc gostou de Como eu era antes de você, tbm vai amar A garota que você deixou para trás. *-* Espero q vc goste do livro tbm, e fico feliz q tenha gostado da resenha, obgd! :)

      E seu blog é um amor, já estou seguindo. Bjos! s2

      Excluir
  9. Assim em "Como era antes de você", esse é difícil de largar! História maravilhosa,envolvente apaixonante. Não conseguia desgrudar do livro. Quando terminei, fiquei vários dias com a história na cabeça. Dá vontade de ler novamente.
    JoJo sempre surpreendendo.Amei a resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as histórias são maravilhosas e tbm fiquei pensando nelas e querendo mais! rs Estou louca para ler os outros livros da Jojo, e fico feliz q tenha gostado da resenha. Bjos! s2

      Excluir
  10. Amei essa resenha <3
    Amo livros de romance, e esse me cativou.
    E esse livro ainda junta uma guerra mundial, acho isso interessante.
    Saber mais como era naquela época, o que as pessoas passavam, etc.
    Mesmo sendo um livro, dá pra gente ter uma ideia.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgd, Thai! *-* Romances são maravilhosos mesmo, e esses que contam histórias de amores vividos em época de guerra são melhores ainda. rs

      Bjos! s2

      Excluir
  11. Tenho a leve sensação que li um spoiler nessa sua resenha rsrsrsrsrs. Sério, eu odeio spoiler! Espero que tenha sido só uma sensação mesmo.

    Se eu ler um livro desse, creio que irei precisar de caixas e mais caixas de lenço. Parece uma história tão tocante, tão linda. Só por ela se passar em uma época tão conturbada creio que já a torna triste até o último grau.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Juro q tentei evitar spoilers!! O ponto principal do livro é o q aconteceu com a Sophie, então tentei deixar isso bem em aberto, sem spoiler.. kk Mas, é como eu disse na resenha, a cada página tem uma surpresa diferente, então talvez o q vc pensou q fosse um spoiler pode mudar depois. rs E, sim, lenços são importantes nessas hrs.. esses livros são emotivos demais!

      Bjos! s2

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir