[resenha] Jardim de Inverno



Título: Jardim de Inverno
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 414
Lançamento original: 2010
Lançamento no Brasil: 2013

''Nós, mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e, quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.''

   Meredith e Nina Whitson são duas irmãs que possuem todo o amor do pai, Evan Whitson, um homem carinhoso por quem é impossível não se apaixonar. Ao mesmo tempo em que Evan é tão presente, a mãe parece nem notar a existência das meninas, Anya Whitson é uma mulher russa fria e distante que se aproxima das filhas apenas durante a noite, com as luzes apagadas, para contar contos de fadas. Aos 12 anos de idade, Meredith já conhece todas as palavras de 'A Camponesa e o Príncipe', o conto preferido de sua mãe, e por isso ela decide interpretá-lo na noite de Natal de 1972 junto com sua irmã mais nova e seu melhor amigo, Jeff, por quem ela está começando a se apaixonar. Pouco antes da peça, Meredith está animada com a ideia de que finalmente sua mãe estará olhando de verdade para ela - e talvez até sentindo orgulho -, sem saber que está prestes a cometer um erro. Assim que a peça se inicia, a mãe grita para que parem e fica paralisada e em choque no meio da sala, até que Evan leva sua amada esposa para outro cômodo e começa a acalmá-la. Evan parece ser o único que entende Anya e parece ser o único a quem a mulher é capaz de amar. Nina, com apenas 9 anos, fica sem entender o que aconteceu, e Meredith decide deixar de amar a mãe e promete para si mesma que jamais ouvirá seus contos de fadas novamente.

   Nos anos 2000, Meredith está com 40 anos, passa a maior parte de seu tempo cuidando de Belye Nochi - a fazenda e o pomar do pai -, sente falta das filhas, Jillian e Maddy, que estão na faculdade, e não se sente mais apaixonada por seu marido e amigo de infância, Jeff. A relação de Meredith com a mãe também não mudou muito, apenas ficou mais fria desde a peça de Natal, e quando Mere visita os pais na casa de fazenda, a mãe faz questão de não notar a presença dela e fugir para o seu tão amado Jardim de Inverno.
   Nina seguiu um caminho diferente, através de seu trabalho ela encontrou a liberdade, e era apenas quando estava em países pobres, no meio de guerras e por trás de uma lente registrando tudo isso que ela se sentia realmente feliz. Outra parte boa de sua vida é Danny, o namorado que ela ama, mas com quem não consegue assumir um compromisso verdadeiramente sério. Ela raramente visitava Belye Nochi, a fazenda aonde havia crescido, e, mesmo que sentisse uma saudade enorme do pai, ela precisava admitir que era um alívio ficar longe da mãe.

   As duas irmãs se reaproximam quando a saúde do pai delas piora e ele pede que elas façam uma última promessa para ele. O desejo de Evan é que as filhas tentem conhecer e compreender a mãe, e para isso elas precisam convencer Anya a contar a verdadeira história de 'A Camponesa e o Príncipe' para elas, o que será mais difícil do que elas imaginam. Após a morte de Evan, Nina se sente sufocada com a presença da irmã e da mãe, então pega o primeiro avião para a África com a intenção de esquecer os acontecimentos dos últimos dias e a morte do pai. Meredith se sente mais cansada a cada dia, a situação na fazenda não está muito boa, seu casamento está desmoronando e sua mãe parece estar enlouquecendo com a falta que o marido faz em sua vida. Anya, que sempre foi uma mulher forte, passou a ter atitudes estranhas.. Ela tem cortado as pontas dos dedos, arranca o papel de parede da sala para cozinhar e tem conversado sozinha, dizendo sempre que seu pequeno leão está com fome, e agora ainda confunde Meredith e a chama de Olga.
   Algumas semanas depois, Nina volta para casa com a intenção de cumprir a promessa que fez ao pai. A mãe, claro, resiste, e é aí que Nina cria um jogo para que as três se aproximem na hora do jantar. Nessas ocasiões a mãe revela algumas partes dela, como seu filme ou momento preferido, e acaba revelando seu grande desejo de visitar o Alasca. Com o tempo, Mere e Nina estão descobrindo algumas coisas sobre o passado de sua mãe, até que a mãe cansa de esconder sua história e finalmente começa a revelar sua vida para suas filhas.
 
   Anya conta a história de Vera, uma menina pobre que viveu na Rússia durante o governo de Stalin e que teve sua vida virada de cabeça para baixo aos 15 anos, quando se apaixonou pelo Príncipe Sasha e viu seu pai ser preso. Vera, sua mãe e sua irmã, Olga, se mudam para a casa de sua avó, e dois anos depois ela se casa com Sasha e tem dois filhos, Anya e Leo, o pequeno leão dela. Enquanto Anya vai contando como a família de Vera foi destruída pela guerra, Mere e Nina logo percebem que Vera é a mulher que a mãe delas fora quando jovem. Quando Nina decide ir para o Alasca com a mãe e a irmã, elas encontram as respostas para perguntas que surgiram ao longo do caminho: Como Vera se tornou Anya e acabou se casando com Evan? O que aconteceu com Anye e Leo? E por que a mãe não conseguia amar as próprias filhas?

   O conto de fadas foi a única maneira que Anya achou para tentar contar as filhas a verdade, para tentar mostrar a elas que as amava de verdade. E no Alasca elas não acharam apenas respostas, acharam surpresas que as transformariam e que finalmente as tornariam uma família feliz e amada. *-*


''- Ele sempre prometia que me levaria ao Alasca. Vocês sabiam disso? Para ver de novo a Belye Nochi e a aurora boreal. É disso que mais lembro a respeito do Evan. Ele me salvou.''
 
   Gente, como todos os livros que contam histórias ocorridas em épocas de guerras, esse super me conquistou! Já li livros que mostram como foi a guerra na Alemanha e na França, mas essa foi a primeira vez que li sobre o que a Rússia sofreu.
   Achei a história e os personagens incríveis, principalmente a história de juventude da Anya/Vera. E até faltarem umas 5 páginas para o final, em momento algum eu imaginei que aconteceria o que aconteceu! Sério, foi um dos finais mais extraordinários que eu já li na vida!! rs Eu super indico esse livro porque ele é maravilhosamente fascinante e eu tenho certeza de que vocês irão amá-lo! ;)


   Sinopse do livro:

"Meredith e Nina Whitson são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa feita ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whitson deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte essa extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são."

10 comentários:

  1. Oi Jú!
    Que capa linda, adorei sua resenha :)
    Beijos ♥

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lindo, gostei da resenha,
    já coloquei na lista, gosto muito de livros que trazem algo da cultura russa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Fico feliz por vc ter gostado, Isabel! E o livro é incrível, vc vai amar. :)

      Excluir
  3. OMG! Além da capa ser fascinante, a história parece ser fantástica! Esse livro parece conter aquelas histórias tristes, mas que no decorrer da história você se emociona, e acaba vendo que tudo acabou lhe surpreendendo! Julia, sua resenha é detalhada, ótima e, principalmente, bem escrita. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs É tudo realmente fantástico, Luis! E a história é assim mesmo, tem uma tristeza que te conquista. :)
      E obgd, fico feliz com todos esses elogios! s2

      Excluir
  4. Nunca tinha me interessado muito por esse livro, mas depois de parar e ler sua resenha, cheguei a conclusão de que eu adoraria ler. A história parece ser bem envolvente e até eu fiquei curiosa para saber sobre os mistérios da Anya!Sem falar que essa capa é linda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs É uma história maravilhosa, Ana! Tenho certeza de que vc não irá se arrepender. ;)

      Excluir
  5. Adorei a resenha este livro já está na minha listinha.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir