ENTREVISTA: Dan Gemeinhart, autor de A Mais Pura Verdade



Oi gente, nesse post eu venho trazer uma coisa incrível para vocês! Sim , meus queridos, nós do Cheirei Um Livro, conseguimos falar com o autor Dan Gemeinhart, que teve seu livro lançado esse mês pela editora Novo Conceito.

Não conhece o livro? Dá uma olhadinha na sinopse:


Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Para quem não conhece o autor ai vai um pouquinho sobre ele :

meetdan


Dan Gemeinhart vive em uma pequena cidade bem no meio do estado de Washington com sua esposa e três filhas. Ele tem sorte e é grato por ser um professor-bibliotecário em uma escola primária, onde ele começa a partilhar livros impressionantes com crianças impressionantes. Ele adora acampar, cozinhar e viajar. Ele também toca guitarra (mal) e lê (constantemente). Sua casa é sempre uma bagunça. Ele é realmente muito feliz.


Conseguimos contato com ele, e para nossa alegria ele aceitou nos dar uma pequena entrevista sobre seu livro, depois de muita batalha ( todos péssimos em inglês) conseguimos traduzir! Dá uma olhada:

1- Por que você decidiu escrever um livro sobre um menino com câncer?
Escrevi esse livro para homenagear um amigo meu. Ele também amava escalar montanhas, e também teve câncer. Infelizmente, teve um tipo de câncer muito severo, e não resistiu. Era uma pessoa maravilhosa, e quis fazer algo para homenageá-lo. Esse livro não trata de sua vida, mas foi escrito em sua memoria.

2- Você tem filhos? E se um deles tivesse o mesmo que Mark?
Tenho três filhos, todas meninas de 2, 5 e 8 anos. Sou o único homem da casa! Felizmente, são todas saudáveis. Rezo para que minha família nunca tenha que passar por algo tão grave como a família de Mark.
3- Por que a personagem Mark recebeu esse nome? Como surgiu a ideia?
A personagem foi nomeada em homenagem a um amigo que morreu de câncer, cujo nome também era Mark. Foi a forma que encontrei para homenagear a grande pessoa que ele foi.
4- Se não fosse escritor, o que você seria?
Atualmente, sou professor, e adoro essa profissão. É um trabalho muito divertido e importante, e é muito legal trabalhar todo dia com crianças.
Então, com certeza eu seria professor... Apesar de também adorar assar pães... Então talvez abriria uma padaria!!!
5- Gostaria que suas histórias fossem adaptadas para o cinema? Que atores você acha que se encaixariam nos papéis?
Eu adoraria ver esse livro virar um filme! Não pensei a respeito de atores para o filme, mas seria fundamental encontrar o cachorro certo para interpretar Beau!
6- Como é a sua relação com seus leitores?
É muito legal receber emails e mensagens dos leitores, e isso começou recentemente. É incrível saber que crianças estão de fato lendo meu livro, e que ao menos algumas estão gostando! Sinto-me maravilhado e sortudo toda vez que recebo uma mensagem de um leitor. Também tenho feito algumas visitas a escolas através do Skype, e tem sido divertido conversar com as crianças "cara a cara"! Espero fazer mais no futuro, ou até visitá-las pessoalmente
7- Qual é a sua personagem favorita? E o capítulo favorito?
Minha personagem favorita, além de Beau, é a Jessie. Embora eu goste muito do Wesley e o ache muito interessante.
Meus capítulos preferidos são aquele em que Beau cai numa fenda, e o da conversa por telefone entre Mark e Jessie, um pouco antes dele escalar a montanha.
8- Há algo na história que você mudaria? Por quê?
Eu gosto muito da história, mas acho que se tivesse que mudar algo, tentaria deixá-la mais clara para leitores mais novos, que Jessie talvez telefonaria para os pais de Mark e avisaria onde ele estava. Se crianças sabem que um amigo corre perigo ou risco de se ferir, não deveriam guardar segredo. Isso é um assunto sério, e deveria ser contato a um adulto
9- Sua família apoia sua profissão?
Sim! Tenho uma esposa maravilhosa e uma ótima família que sempre me apoiou. Eles ficaram mais felizes com a publicação do livro do que eu! Sou um cara realmente muito sortudo!
10- Seu livro será lançado no Brasil em março.  Poderia mandar uma mensagem para todos os seus leitores daqui?
Olá, Brasil! Brasil sempre me pareceu um lugar muito interessante, bonito e animado. Estou muito feliz por ver meu livro publicado aí, e muito animado por saber que os brasileiros o estão lendo.
Espero que gostem!
Tenho um carinho enorme pelos brasileiros!

 Ele foi muito atencioso comigo e foi uma honra poder entrevista-lo, confesso que seu livro entrou para meu top de 5 livros preferidos, porque não tem como não se apaixonar! Agradeço por ter essa sorte! Em breve vou publicar a resenha do livro para vocês!

 Para melhorar ainda mais, o autor ainda tirou uma foto com uma plaquinha em homenagem ao blog e a editora!! 


Gostaram? Tetemos muitas novidades esse ano, aguardem!

28 comentários:

  1. Que intenso, vou olhar para o livro com outros olhos... Escrever por um amigo, uma bela prova de amor.
    O autor parece ser muito carismático, que bom que a família o apoio, ter esse tipo de apoio é fundamental. Parabéns pela entrevista!

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista maravilhosa, parabéns a vocês,
    ele me parece ser um ótimo escritor, ainda não li o livro dele, mas já me indicaram,
    também não conhecia o escritor, ele é bonito né rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista! É ótimo saber que o autor criou o personagem para homenagear um garoto, isso só engrandece a obra. Além disso, é maravilhoso essa interação de autor e leitores, pois assim ficamos cada vez mais próximos e o conhecendo melhor!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista! :D Adoro essas entrevistas com autores (mesmo qndo eu não curto muito os livros deles... kkk.)

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parabéns por essa entrevista! Eu adoraria conversar com um autor de sucesso e acho que deve ter sido bem difícil vocês conseguirem isso. Até agora não tinha me incentivado a ler o livro, mas como o autor foi tão querido com vocês, acho que ele merece ter seu livro lido por todo mundo!

    https://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. AI QUE SIMPATICO! Ganhou um ponto comigo! Gente, que amor de pessoa. É super comum ver entrevista dos autores gringos com gente gringa. Agora com brasileiro é novidade!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que bacana que ele tenha escrito esse livro para homenagear um amigo! Parabéns pela entrevista, esse livro está na minha lista e lerei com certeza :)

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro pela premissa, e quando o de verdade chegou aqui em casa eu fui a pessoa mais burra do mundo. Fui abrir o embrulho com o estilete, e pegou numa parte da capa. Resultado: um arranhão do mal que cortaria a capa se eu tivesse ido mais longe. Sorte que uma fita transparente na parte de trás resolveu o problema. Mas eu até chorei por ter estragado um livro que eu amei tanto e que estava perfeito :( auhauhuaua nunca mais abro nada com estilete.
    Bem, sobre a história de A Mais Pura Verdade, acho que já deu pra perceber que eu amo, né?
    E a entrevista achei demais! O Dan foi super fofo nas respostas e até mesmo fez uma plaquinha! Que amor <3
    beijos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Matheus, tudo bem? Parabéns à toda equipe do blog por terem realizado a entrevista. Achei bem legal e ele parece ser bastante simpático. Achei muito bonita a atitude dele de homenagear o amigo através do livro. Gostei bastante da foto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Ah, que legal! *-*
    Deve ter sido o máximo. Parabéns! \õ/
    Li os primeiros capítulos do livro e adorei. Deixou um gostinho de ''quero mais'' e fiquei muito curiosa para saber o decorrer da história. Quero ler o livro todo assim que ele for lançado.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os autores. Não li o livro, mas muitas pessoas falam bem, não vou ler porque não gosto de coisas tristes e um menino com cancer é muito triste.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei ler essa entrevista e conhecer um pouco mais sobre o autor.
    A Mais Pura Verdade é a minha leitura atual e é muito bacana saber que foi uma homenagem a um amigo.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Aii que tudo!
    Arrasou na entrevista!
    Adorei saber um pouco mais sobre o autor...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Uauuuuuuuuuuuu eu amei a entrevista e que autor simpatico não?
    Parabens lindona!!!!!!!

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, que escritor LINDOOOOOOOOOO
    hahahahah
    Tá falando serio que ele segurou o papel com a frase do seu blog?!?!?!? *-*
    Se foi uma montagem, ta perfeita!!!
    Não li o livro ainda, e não sei quando vou ler, esse ano estou priorizando os livros da fila, mas gostei MUITO da entrevista
    A capa do livro é bem simples e isso me chamou a atenção, curto mais capas simples do que aquelas cheias de mimimi
    BEijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Noossa, que entrevista legal, eu ainda não li o livro, mas quero muito, parece que vou adorar e o autor é bem legal, que bom que a família o apoia, isso ajuda bastante e tenho certeza que ele ainda vai fazer mais sucesso do que está fazendo.
    Ótimo post

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou torcendo pelo sucesso dele, aliás, Deus honra quem merece!

      Excluir
  17. Gente, que bacana essa entrevista com o autor, sério. Eu conhecia o livro através da amostra que a Editora mandou e, nossa gostei muito de saber mais sobre esse autor!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NC é fantástica também! Sempre fazendo surpresas a todos os blogueiros do Brasil!

      Excluir
  18. Vou começar o livro esta semana, e foi muito bom conhecer um pouco mais do autor. Uma linda homenagem, ele fez ao seu amigo Mark.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não está no livro!! E amamos saber disso! Dan é fantástico!

      Excluir
  19. Gente, que in-ve-ja HAHAHA. MUITO legal que vocês conseguiram entrevistar o cara! Com certeza, esse livro também entrou para a lista dos meus preferidos! E, realmente, se eu tivesse escrito esta história e ela fosse adaptada para o cinema, encontrar o cachorro certo seria fundamental! Adorei, adorei! <3 E adorei ainda mais que a história é em homenagem a um amigo!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Muito bacana a entrevista do autor, ainda mais porque foi um livro que gostei bastante. Eu também amei a Jessie e o Beau <3
    Achei interessante ele falar sobre a Jessie e os adultos porque é uma mensagem importante para as crianças.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é fantástico! Está entre os meus 10+
      Beau também passa uma ótima mensagem de companheirismo

      Excluir
  21. Ainda não li o livro, mas amei a sinopse e a entrevista. Acho bem legal blogs que conseguem fazer essas entrevistas, aproximar os autores dos leitores.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler entrevistas com autores! Nem acreditei quando consegui essa com Dan!!!

      Excluir