[RESENHA] Garota Online


Garota Online é o primeiro livro da Vlogueira britânica, que aliás é bem famosa;  Zoe Sugg ou como é conhecida : Zoella.  


Nome: Garota Online
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus
Número de Páginas: 308
Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. 
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. 
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.
O livro conta a história de Penny, uma menina de 16 anos, britânica,que tem grandes problemas considerados normais no período da adolescência, mas todos que já passaram ou estão passando por essa fase, sabe o quanto podem te destruir. Diferente de muitas garotas, que muitas vezes se fecham ou até mesmo se abrem para amigos, Penny tem uma maneira diferente. Ela compartilha seus problemas, medos e inseguranças na internet, especificamente num blog, onde assina pelo nome garota online.

Tudo que acontece com a Penny chega a ser engraçado e ao mesmo tempo drástico ( a menina é um desastre ambulante), ela sempre consegue pagar algum tipo de mico e não sabe muito bem lidar com garotos, o que acaba criando uma situação totalmente constrangedora e engraçada. Só tem uma pessoa com qual se sente bem, e é seu melhor amigo, Elliot, que também é o único que sabe sobre o seu blog.

Mas o livro começa mesmo a engrenar quando os a mãe de Penny recebe um convite para fazer um casamento em Nova York, assim ela embarca com tudo pago pelos noivos ricos ( até eu né gente!) com seus pais e seu melhor amigo, lá ela conhece um Noah, um garoto de 18 anos, bem gato, nova-yorkino, que pelo visto tem uma queda por garotas estranhas e que a faz se sentir normal com ela mesma, além de ter leve tendência a ser um popstar mega famoso, que esconde sua identidade  (oi?)



O livro é bem clichê, mas ainda continua sendo uma leitura gostosa,  confesso que o início é bem chatinho e quase me fez dar uns tapas na personagem principal, porém conforme foi chegando na metade do livro, eu consegui ter uma leitura mais profunda.

Penny é a típica adolescente tímida, com sérios problemas de auto-aceitação. Eu gostei da personagem, mas tinha momentos que a achava sem noção demais! Quer dizer,a garota era um desastre ambulante, não conseguia passar por uma situação sem um miquinho ( okay que eu sou como ela, mas gente, até eu tive que bater palmas para a menina! Ela é pior que eu.) Tinha momentos que eu queria bater a cabeça dela na parede pra fazer a garota pensar com clareza.

Elliot é o melhor amigo que todo mundo quer ter ! Ele é um ótimo conselheiro e ta sempre ali para qualquer situação, independente de ser a mais impossível. Me fez desejar ter um amigo como ele, que topa tudo, que sempre está ali para quebrar o gelo daquele momento constrangedor. Engraçado, acolhedor, sempre prestativo, fashion (ahah) e de personalidade marcante. Ele de longe é meu personagem preferido, para mim, ele é a âncora da principal, se sumisse a história ficaria sem sentido.

E tem Noah, que é o cara "perfeito", ele tem seus problemas? Sim, mas não é tão desenvolvido da maneira que eu gostaria e isso acabou por deixar o personagem meio idealizado. Acho que antes, a idealização do cara perfeito funcionava, hoje se busca mais personagens reais. Isso acabou por deixar o personagem meio falso para mim, mas ele continua sendo um fofo, garoto dos meus sonhos e lindo.

A superficialidade do relacionamento de Penny e Noah é um ponto que devo citar, já que, tudo acontece de maneira muito rápida, como se a autora não estivesse com nenhum pouco de paciência para a ladainha do romance ( que é bem importante para o desenvolvimento dos personagens).


A escrita da autora é bem superficial, então não espere muito detalhes. Diversas passagens e acontecimentos que estavam visíveis que eram intensos, não foram bem explorados pela autora, e a sua escrita tem uma grande parcela de culpa, já que a maioria das vezes as coisas ocorriam ou rápido demais ou perfeito demais, nunca um meio termo, o que atrapalhava drasticamente a importância da situação narrada.

Você deve ta pensando que não vai gostar do livro logo de cara pelos pontos citados, mas lembre, todo o o livro tem coisas ruins, porém também tem seu lado bom, que muitas vezes, mesmo sendo poucos, consegue fazer você gostar do livro. E um deles é a abordagem da autora para assuntos bem discutidos hoje em dia, como o homossexualismo, a ansiedade, a descoberta de si mesmo, tal como a sua aceitação, além da ideia magnifica da autora de utilizar um blog anônimo para transportar todos os sentimentos da personagem, o que foi o que mais eu me identifiquei.
“Tenho um impulso repentino de escrever um post no blog. Levanto da cama sem fazer barulho e vou buscar meu laptop na mala. Bella está encolhida na cama, dormindo profundamente, abraçada ao ursinho novo que o papai noel lhe trouxe. Puxo o cobertor sobre ela, depois volto para a cama e acesso o blog.”
A capa é bem bonita e chamativa, com toda a certeza chamaria minha atenção em uma livraria, a sinopse também é muito boa, as letras tem um tamanho ótimo! Não são miudinhas e nem enormes demais, o tamanho ideal.

O que mais gostei:


Eu adorei a abordagem da autora sobre assuntos do cotidiano, gostei muito da ideia do blog anônimo, que para mim foi o ápice da história. O amadurecimento dos personagens também é algo que eu gostei bastante. Mesmo sendo uma leitura pouco detalhada, ela é bem leve e rápida, o que te permite ler o livro inteiro em um dia sem reclamar. A capa é um amor.

O que não gostei:

 

Bem, não gostei de como os acontecimentos ocorrem rápido demais. Eu realmente queria mais detalhes e mais focos em certas situações, como por exemplo a superação dos medos de Penny, queria um desenvolvimento melhor do romance também.

Entre alguns problemas o livro é bom para quem gosta de uma leitura rápida para um fim de tarde. Ele foi uma leitura gostosa acima de tudo, li em um dia inteiro. E mesmo a escrita da autora sendo bem crua ( vamos dar um desconto, afinal, é seu primeiro livro) ele passa ensinamentos muito bons é ótimo para quem tá fugindo daquela ressaca literária. 

14 comentários:

  1. Como você, achei a história bem clichêzona. Cansada de garota esquisita conquista garota sensacional.Acho que já deu. Mas livro e livro, e cada um tem seu momento, né... Na sala de espera do médico deve ser uma delícia ler esse livro levinho.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão olhando os pontos negativos do livro, a gente acha que não irá gostar, mas saber que os assuntos abordados são temas delicados e polêmico pode ajudar. Embora me preocupe o fato de a abordagem ser muito superficial. A capa é linda. Uma pena que seja tão clichê.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  3. Me parece uma leitura simples e rápida. Mas que deve servir de norte para muitos adolescentes.
    A resenha ficou muito bem elaborada, abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Achei a história do livro bem interessante e me pareceu ser fofinha, mas conforme fui lendo sua resenha, vi que alguns pontos certamente iriam me incomodar MUITO e eu não ia conseguir seguir com a leitura hahahaha Sobre a história ser um pouco clichê eu talvez não me importasse tanto, já que alguns clichês são bem legais. Mas essa falta de aprofundamento e rapidez na forma como tudo aconteceu iriam me incomodar demais com certeza, então acho que não vou ler :( Pelo menos não em breve hahaha

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha confesso que não senti nenhuma vontade de lê-lo. Achei muuuuito clichê e romance água com açúcar pra mim já deu, rsrs.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido sobre esse livro, mas confesso que esse tipo de livro não me chama a atenção, tenho certeza que eu não conseguiria ler parece ser muito clichê.
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luana, tudo bem? O livro parece bem clichê, e apesar de gostar de clichês, não sei se leria esse no momento. Muitas vezes tenho dificuldade em acreditar em romances que acontecem rápido desse jeito e pelo que você disse a autora desenvolve pouco a situação e a personalidade dos personagens, e eu acho isso essencial em um livro. Achei o Elliot legal e com certeza eu gostaria dele e gostei dos assuntos que a autora abordou. E com certeza o fato da protagonista ter um blog me faria pelo menos me identificar um pouco com ela. A capa está realmente uma graça.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Nossa que história incrível, me lembrei daqueles filmes adolescentes que a gente assiste. Achei a capa super linda.

    http://vihpaula.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Luana, tudo bem?
    Vi um monte de pessoas recebendo esse livrão e eu fiquei extremamente curioso, são tantos livros na lista de desejados, ai ai haha. Bom, essa é a primeira resenha que leio sobre e por mais que tenham acontecimentos tão rápidos e não ter muitos detalhes eu já adicionei ele na lista (rs), estou ainda com uma ressaca literária, então acho que esse livro vai servir HAUHAUAHA.

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Luana, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, e acredita que já tive um blog anônimo na adolescência? rsrs
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?

    Já tinha visto uma resenha desse livro em outro blog e me parece que é um livro bom para ler quando se quer algo leve. Eu gosto muito da ideia de a protagonista ser blogueira, creio que essa característica nos aproxima mais dela. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É bom quando pegamos um livro e notamos o amadurecimento dos personagens. Acho que isso os torna mais humanos, afinal, ninguém é perfeito. Pena mesmo que as coisas tenham se desenrolado muito rápido.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    adorei a ideia do livro, e acho que iria me identificar com a protagonista, porque também fui uma adolescente tímida. Seu eu tivesse um blog naquela época, acho que seria anônimo também, porque odiava me expor. Mas por já estar quase nos meus 30, também tenho a tendência a me irritar com o mimim das adolescentes dos livros, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro porque gosto de leituras leves como essa. Fiquei incomodada com o romance rápido e superficial porque acho isso ruim nos livros. Mas, ainda tenho boas expectativas em relação a leitura e espero ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir