[resenha] Minha vez


Oi galera hoje venho falar de um livro diferente do que estou acostumada a resenhar aqui no blog! Espero que gostem.

Título: Minha Vez!
Autor: Mario Alonso Puig
Editora:
Número de páginas:
Depois de grande experiência em salas de cirurgia, acostumado à pressão de ter a vida dos seus pacientes em suas mãos, Mario Alonso Puig quer ajudar as pessoas a terem a própria vida nas mãos. Para isso especializou-se em comportamento humano, estudou Inteligência Humana, Medicina da Mente e do Corpo e Psicologia Positiva pelo Instituto Mente e Corpo, em Harvard. A obra propõe sim uma mudança de estado mental para se ver o mundo de outra forma, dando, é claro, exemplos de como fazer, de como abrir o horizonte para novas possibilidades. Os 22 capítulos estimulam a, mesmo nas situações mais adversas, tirar algo positivo. E quando a solução de um problema parecer impossível, para que saibamos, ao menos, vê-lo por uma nova perspectiva, aumentando a aprendizagem e a sabedoria.

Gente, eu ando recebendo livros que eu nunca compraria, e minha nossa, eu percebo o quanto eu sou um pouco mente fechada para descobrir novos mundos. É sempre: eu não gosto desse gênero e fim. 

Exemplo: sempre tive alguns probleminhas com livros nacionais, mas desde que li Procura-se um Marido da Carina Rissi, eu ando lendo tudo que é livro de autor brasileiro. Tenho problemas com livros de auto- ajuda e nesse mês já recebi dois! Quer dizer, ainda tenho um certo probleminha com eles, mas até que to tirando coisas boas que posso levar para vida!

Esse livro em particular me chamou mais atenção por conta da psicologia mesmo! Afinal, sou uma caloura bem curiosa que praticamente devora tudo relacionado ou que tenha pelo menos um 1% de acréscimo no meu curso.



O livro ensina principalmente a você aprender a se conhecer um pouco, olhar o mundo de uma maneira diferente e se abrir a novas possibilidades. Afinal, como vou saber se gosto de algo se nunca tentei? Acho que essa parte me fez pensar um pouco, já que estou passando um pouquinho por essa situação.

 Uma ideia que o autor sustenta bastante é que nós devemos nos  livrar  daquilo que impede a nossa mudança e assumir maior responsabilidade sobre a própria vida, olhando as oportunidades, e não os erros.  Gosto da tese dele de o modo de ver o futuro afeta como vivemos o presente.

O autor, Mario Alonso Puig  é bem conceituado,  estudou Inteligência Humana, Medicina da Mente e do Corpo e Psicologia Positiva pelo Instituto Mente e Corpo, em Harvard. Ou seja, ele é bem sinistro e escreve muito bem. O livro tem 22 capítulos, cada um ensinando uma maneira de você se conhecer melhor e observar as coisas de outros ângulos. 

Ainda tenho um pé bem atrás com esse tipo de livro, porque acredito que cada pessoa tem sua subjetividade, ou seja, não podemos ter um livro e falar como se todos fossem iguais e dar conselhos e dicas como se todos pensassem da mesma maneira. Não estou generalizando, mas tenho mesmo um certo problema com isso.

O que eu mais gostei:

Esse livro eu gostei bastante pelos temas abordados, acho que ele não é forçado, não te da dicas do que deve ou não fazer ou como deve agir, ele mostra outras perspectivas e a percepção de cada pessoa, poderia começar a falar sobre a percepção na psicologia, o olhar do observador e fugiríamos do assunto, mas a abordagem que o autor teve desse tema foi boa  e não ficou ruim de se entender.

O que eu não gostei: 

Acho que deixei bem claro que não é o gênero pelo qual eu suspiro, ou seja, não é uma escrita ou possui um assunto maravilhoso, mas não tenho o que falar de ruim, é um livro bom para o gênero, ou na minha concepção, um dos melhores.

No fim das contas, ele é bom recomendo para quem gosta deste gênero e acredito que sim, ele pode ser um livro apreciado como qualquer outro e ótimo para adquirir conhecimento! Acho que vocês podem gostar.

11 comentários:

  1. Me parece auto ajuda. Não é bem o que me desperta interesse, mas também não parece cansativo, 22 capítulos em tão poucas páginas...Quem sabe em algum momento eu crie coragem e me aventure em suas páginas. :)


    CAFÉ COM LETRAS

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu também sou bem cabeça dura pra livros. E auto-ajuda também não faz meu tipo. Não é que eu nunca tenha lido, mas é uma leitura que não me pega, não me emociona. Mesmo assim, talvez eu lesse este, pq não é forçado e não é daquele tipo: sete passos para vc virar totalmente milionário, e afins...
    Gostei da coragem em ir contra seu instinto e de ler o livro e fazer esta resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sou como vocÊ, tenho essa mania de aiii não leio porque não gosto do gênero, mas é muito gostoso quando somos surpreendidas com um livro que nos tira da nossa zona de conforto.
    Confesso que fiquei empolgada pra ler esse livro, não é meu gênero, porém gostei do assunto,
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ola Luana eu já me interessei pelo livro assim que li a premissa, todo lido que ensina como lidar com algumas situações me chamam atenção, afinal sempre temos algo a aprender, e lendo sua resenha estava certa o livro é bom. Vou já procurar para comprar. E lidar com mudanças exige coragem mesmo. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oie! Então, tenho que concordar com sua frase de início: "Gente, eu ando recebendo livros que eu nunca compraria, e minha nossa, eu percebo o quanto eu sou um pouco mente fechada para descobrir novos mundos. É sempre: eu não gosto desse gênero e fim.". Sou assim também, e como vc estou tendo que ler livros que não compraria em outras ocasiões, mas tenho mordido a língua constantemente. Depois do Blog, eu aderia frase: "Se joga na leitura!". Este seria um exemplo de livro que eu não compraria, mas depois da resenha e de seguir a frase que eu citei, eu iria ler com certeza.
    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana! Menina como concordo com você quanto a subjetividade de cada um é como se o que me faz feliz também te faz feliz. Tem muita gente que faz da vida do outro uma bagunça tentando ajudar, fico meio com receio e procuro peneirar bem os conselhos que recebo. O importante é pegar um livro como esse e pensar em como isso se aplicaria na vida da gente sem que modifique de forma que nos atrapalhe e se caso não houver identificação com o que acreditamos é só peneirar mesmo. E fiquei intrigada para ler e saber o que tem nesse livro aí viu!rsrsrs
    Beijos,
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Bom, assim como você, não é o gênero que eu suspiro mas como você disse, o livro trata assuntos muito interessante e gosto disso, não sei se compraria para ler, mas não é algo que nunca leria sabe? Bem legal sua resenha, gostei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana, tudo bem?
    Já li livros de auto-ajuda que tiveram efeito positivo na minha vida, mas hoje em dia não é algo que eu leia, pois hoje tenho outra forma de pensar, então esse não é um livro que eu leria.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Você disse uma coisa que me chamou atenção sobre livros que jamais compraria para ler e tenho essa mesma percepção eu tbm tenho uma certa resistência e acabo perdendo oportunidade conhecer novas leitras, qdo vi o título desse livro pensei em outra história mas me enganei, ele é bem reflexivo. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que sua resenha está muito bacana. Me fez sentir vontade de ler o livro. Conhecer as ideias do autor. Eu não sou mega fã de livro de auto-ajuda, mas também não os descarto. Há livros que são colocados nesta classificação e que serviriam de reflexão ( não passo a passo / devo não devo...) para muitas pessoas. e quando nos colocamos na postura rígida de não aceitar o gênero. Penso que perdemos um pouco em conhecimento.

    Um abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Sou bem eclética nas minhas leituras, mas confesso que esse gênero em particular não me chama a atenção, não é preconceito, mas não costuma despertar meu interesse, assim como vc disse "eu não compraria", mas com certeza leria se recebesse, assim como vc. Eu adoro livros que envolvem psicologia, todavia, costumo ler livros "mais acadêmicos" quando preciso para algum pesquisa, curso, enfim, mas toda leitura com certeza vale a pena. Ainda que venhamos a ler um livro ruim, sempre vamos tirar alguma experiência daquilo.

    Adorei sua postagem. Beijo grande!
    Livros & Tal [ http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/ ]

    ResponderExcluir