[RESENHA] UFA! CHEGA DE DOR.


Olá galera, hoje eu trago um livro bem diferente para vocês. Recomendo bastante para a galera que segue um curso na área de saúde! Espero que gostem:


Titulo: Ufa! Chega de dor
Autora: Fabiola Peixoto Minson
Editora: Da boa prosa 
Número de páginas: 184
Dez tipos de dor são totalmente esmiuçados pela especialista no assunto doutora Fabiola Peixoto Minson. A estrutura do livro parte de depoimentos de pessoas reais sobre os sintomas e o sofrimento causado pelo aparecimento do problema e das tentativas de cura, alguns possíveis contratempos até se chegar a solução, deixando claro que nem sempre um tratamento é óbvio e direto. As dores abordadas são: cefaleias, dor na criança, miofascial, endometriose e dor pélvica, lombalgia, fibromialgia, dor sacroilíaca e pós cirurgia da coluna, dor neuropática, dor no câncer e dor no idoso. Os sintomas e as indicações de combate servem também para que o leitor aprenda a importância e a possibilidade de se ter efetivamente uma melhor qualidade de vida. Todos os exemplos e explicações são dados numa linguagem clara e apropriada para leigos. Afinal, quem é que por questões física ou até mesmo psicológicas não se viu vítima de desconforto e sofre com dores. Mesmo pacientes com dores não abordadas diretamente no livro podem se beneficiar da leitura. Toda dor tem sua anatomia definida e várias dicas importantes no seu combate, como fiz Ana Maria Braga no prefácio: “Vejo muitas pessoas que padecem desse mal transformarem a dor em mau humor, em isolamento, tristeza e na eterna sensação de que o incômodo nunca vai ter fim. Quando isso acontece, as perspectivas e os sonhos parecem escapar pelos dedos e muitos amigos se afastam por se sentir de mãos atadas e sem capacidade de ajudar”. Ler este livro pode abrir um caminho para solução!
Bem, esse livro conta várias histórias reais, de pessoas que sofrem de algum tipo de doença e aprenderam a viver com elas. O livro acompanha cada história, mostrando desde o diagnóstico de uma doença até o tratamento.

Eu sou meio surtada, sou o tipo de pessoa que adora pesquisar sintomas de doenças no google, quando está sentindo alguma coisa e depois fica se cagando de medo, achando que tem alguma doença terminal. Esse livro conta a história de várias pessoas que se descobriram doentes, mostrando seus sintomas, os problemas tanto físicos como também psicológicos que desencadeiam, a mudança sofrida na vida para se adaptar a doença e finalmente tratamentos, isso se tiver.


Em cada capítulo é uma história, mostrando vários tipos de dores, desde o câncer, que foi uma das que mais me assustou, não pela história em si, mas pela doença. Eu morro de medo do câncer, então sempre estou atenta a tudo que acontece, lendo um capítulo inteiro sobre o diagnóstico, como a pessoa se sente com a doença e o tratamento que acaba por destruí-la, porém a intenção do livro não é assustar,mas sim mostrar como cada um lida com a doença que possui, por isso, eu vi a superação e a luta para não se deixar abater.São cada histórias de pacientes que nos ajuda a dar cara e dimensão às diversas formas de dor crônica.

Não é meu tipo de livro já que, como eu disse sou meio surtada. Em dados momentos eu ficava apavorada achando que tinha aquela doença, mas no fim das contas eu gostei bastante. Gostei de como a autora não só aborda as consequências físicas, mas as psicológicas

Aliás, as consequências psicológicas foram minhas partes preferidas, afinal, eu faço psicologia e atualmente eu estou estudando sobre isso, ou seja, eu fiquei um pouquinho vidrada nos tipos de tratamento em relação a isso.



No fim, foi um livro que me acrescentou bastante. Não seria um livro que compraria na livraria, mas eu fiquei bem feliz por ter escolhido ele para resenhar, porque eu aprendi muita coisa que vai me ajudar na minha profissão e que me deixou bastante cuidadosa em relação a saúde.

A autora é uma médica bastante conhecida, e sua escrita é rica de detalhes, mostrando todas as fases de uma doença em uma forma "entendível", o que eu dei graças a Deus, porque se ela usasse palavras médicas eu ia meio que ia viajar. Ok, eu vejo Greys Anatomy (oi?Que, que tem?) porém ainda sou burra em relação a isso.

O que eu mais gostei:

Adorei a parte psicológica, como eu disse, a escrita da autora é muito bom e a riqueza de detalhes é com toda certeza é um ponto positivo. Também gostei bastante das experiências de cada pessoa.

O que eu não gostei:

Acho que eu queria um foco mais na vida, tipo o dia a dia de alguns pacientes, mas isso não é o foco do livro, fora isso está muito bom.

Espero que tenham gostado da resenha!Beijos.




8 comentários:

  1. Definitivamente não é o meu tipo de leitura. Achei a ideia do livro muito interessante, mas eu sou bem apegada a digitar os sintomas no Google e ver o que ele tem a dizer pra mim. Isso é muito errado, eu sei, mas eu tenho muitos sites confiáveis.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e achei a história bem interessante , mas no momento não estou na vibe pra esse tipo de leitura,
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olaaa
    Adorei a premissa pois quero fazer psicologia e adoro essas coisas, nunca tinha visto o livro mas sua resenha esta bem legal, que bom que curtiu.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, tudo bem?
    Também sou surtada e vivo procurando sintomas de doença no google, e é justamente por isso que acho que não leria o livro.
    BJs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante, principalmente pela parte psicológica haha
    Não sou muito de me ater a sintomas não, fico o máximo de tempo possível sem tomar remédios!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola Luana gostei da temática do livro, por abordar sobre dores, é um tema que deveria ser lido por todos para conhecer mais sobre os sintomas . Já está anotado para ler, sendo um livro curto irei ler rapidinho. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem pesado, não sei se leria no momento. Eu também sou meio surtada, e ler tantos sintomas de tantas doenças não seria uma boa agora, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai eu vou ser sincera com você...
    Eu nao leria esse livro não!! O.O
    Sou meio surtada com doenças essas coisas e morro de medo de médico hahaha Assisto Grey's Anatomy também, mas lá não foca tanto na doença assim né em explicar e tudo mais...
    Definitivamente nao é pra mim

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir