SEMANA A HERDEIRA - RESENHA A ELITE



Hoje iremos falar do segundo livro da série A seleção que se chama A Elite! Todos sabem que estamos fazendo a semana A Herdeira, devido ao lançamento do quarto livro da série da Kiera Cass, que acontece na terça feira (05/05)..

Titulo: A Elite
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 360

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Das trinta e cinco garotas que foram selecionadas para A Seleção, apenas seis permanecem na disputa pelo coração de Maxon. Agora as meninas passam a receber um treinamento das funções de princesa, e também passam a conviver e conhecer um pouco mais da Rainha, que se mostra a cada dia como uma mulher doce e compreensiva. Com a diminuição considerável de garotas, cada uma tem mais tempo com o príncipe. E enquanto isso, intensificaram-se os ataques rebeldes, que só parece piorar a cada dia.

America ainda continua sendo a favorita de Maxon na disputa, America parece a cada dia mais encantada sobre Maxon e cada vez mais confusa também. A situação começa a piorar quando ela descobre que Aspen está no castelo e está disposto a lutar por ela.

Eu estava bem ansiosa para o segundo livro, então eu o devorei tão rápido que depois tive que reler para ver se deixei alguma coisinha passar. Bem, agora são apenas seis garotas. Seis meninas que estão ali com certeza do que querem e que foram escolhidas por vários motivos, como por exemplo o político, favoritismo...

America está mais confusa do que no primeiro livro, percebemos o quanto ela está apegada a Maxon, o que era pra ser apenas uma amizade, está se tornando algo mais, porém ela ainda tem que lidar com o aparecimento de Aspen, que agora está como soldado dentro do palácio e que revelou que nunca traiu ou ficou com qualquer garota que não fosse ela e parece agora mais do que disposto a fazer de tudo para a ter de volta.



Diferente de A Seleção esse livro aborda bastante os ataques dos rebeldes e mostra muito a dureza das castas, um governo opressor e a insatisfação de um povo. Descobrimos também o real motivo do surgimento da seleção, o que tirou um pouco o foco meio conto de fadas da série e mostrou muito mais o mundo distópico bem construído criado pela Kiera Cass.

Os personagens continuam ótimos, até mesmo America, que se antes me irritava, nesse livro conseguiu ser bem pior, porém vemos um avanço da personagem. Ela ainda continua muito, muito confusa e isso teria me feito abandonar o livro correndo se não fosse pelo humor que a autora colocou na situação e o foco em outras coisas, deixando muito pouco tempo para a principal pensar no seu triângulo amoroso.

Aspen para mim não funciona de jeito nenhum, admiro o caráter do personagem e entendo suas atitudes, chego até achá-las válidas e boas, porém ele não funciona com a America. Para mim o romance deles é forçado demais e ele se tornou um personagem facilmente descartável na trama, estando ali só para criar um triângulo amoroso.

Maxon a cada página consegue nos surpreender e nos deixar mais encantada por ele. Mesmo achando que ele é muito para America, eu torço muito para eles ficarem juntos. A preocupação dele com ela e tudo que ele enfrenta para ficar do seu lado, mesmo ela estando errada, é tão lindo e apaixonante. Ele aos poucos vai conquistando ela e mostrando que ele pode ser sim o cara que ela pode amar. Kiera não criou um personagem perfeito, mesmo que isso pareça no inicio, para mim, o que me conquistou nele não foi sua "perfeição" mas sua gentileza, sua bondade e principalmente sua preocupação e amor pelo povo. 

As outras garotas, a família real, o povo de Illéia e a própria família da America, foram muito mais citados e bem explorados, o que ampliou muito mais a nossa visão. A autora também focou bastante na amizade que as selecionadas criam entre si e principalmente entre Marlee e America, que foi uma das coisas mais lindas ma história.


Diferente do primeiro livro onde o foco foi principalmente na seleção, esse temos uma melhor exploração do mundo distópico, temos uma ênfase extremamente grande na politica e nos rebeldes, podendo até descobrir os motivos dos ataques, que se tornam muito frequentes.

Uma coisa muito boa também é o crescimento da personagem que começa o livro bem confusa, como eu citei, mas no final ela toma uma decisão! Sim meus jovens, America Singer finalmente se decide! 

A escrita da autora continua fácil, gostosa, bem rapidinha de se ler e com mais detalhes em cada situação. O livro é narrado em primeira pessoa, no ponto de vista da America. A capa continua linda e chamativa como a primeira, mesmo eu não tendo gostando muito da cara da modelo na foto, eu adorei a imagem ao todo. 

A Elite na minha concepção foi um pouco melhor que a seleção, por ser menos romântico e mais distópico e por ser o meio da história, onde tudo acontece ou como meu amigo costuma dizer: "o segundo livro de uma trilogia é sempre aquele em que você vê as coisas desandarem e tudo tende acontecer."

O que eu mais gostei:

Adorei o foco no mundo distópico, na politica e nos rebeldes. Adorei bastante como a autora conduziu a história, também amei o final e como finalmente a America tomou vergonha na cara e tomou uma decisão logo. O  Maxon ainda é o meu ponto alto de tudo haha, conhecer um pouco a família real e o foco na amizade entre as selecionadas também foi um ponto bem alto.

O que eu não gostei:

Não consigo de jeito nenhum me simpatizar com o Aspen, ele me irritou o livro inteiro, achei desnecessário essa aparição dele haha, a America sendo filha de Cronos, só pedindo tempo (piadinha fail), fora isso, eu adorei tudo.

10 comentários:

  1. Confesso que tenho interesse em ler toda a coleção, sua resenha simplesmente me confirmou que nao vou me arrepender!!


    www.devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sua resenha continua linda, mas realmente a série não faz meu estilo.
    Disputar amor? Objetificar mulheres?
    gostaria de poder interagir com sua resenha como ela merece, pois está fofa, as fotos lindas, porém, não consigo gostar do livro. Desculpe, não quero parecer grosseira. :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler toda a serie, mas infelizmente ainda não comecei:(
    Deve ser um livro muito bom pois tem varias pessoas comentando bem sobre ele que estou muito curiosa, acho que terei que passar essa serie na frente da outras.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o livro que mais me irritou da série. Acho que por causa do processo de amadurecimento da personagem principal, às vezes eu tinha muita vontade de socar a cara dela na parede, pra ser sincera.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!!

    Eu realmente preciso MUITO ler essa série, pelo que vejo pela blogosfera o pessoal é meio, ame ou odeie, eu realmente não sei por que ainda não dei uma chance, sua resenha está maravilhosa acho que finalmente conseguirei iniciar a série. beijão*...*

    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive vontade de ler essa trilogia e até hoje não sei porque Diabos nunca comprei, as capas são lindas e a história parece ser ótima,
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Comecei essa trilogia no ano passado, bem animada. Li o primeiro super rápido, no entanto esse segundo foi esfriando a minha animação. Adoro o Maxon, acho-o um personagem redondinho e fofo, como qualquer outro garoto (inexistente) perfeito por aí na literatura. Mas a America me irrita demais com essa confusão. Tenho a impressão de que a autora só colocou essa confusão na cabeça da personagem com o intuito de prolongar a história, que poderia muito bem ser mais sucinta. O Aspen, bleh, não gosto dele também. Ele é tipo o Gale, de THG. Sempre o antagonista que a gente não vai com a cara por se destoar demais da personagem principal. Eu já até larguei a série, acho que não vou mesmo continuar. Se você for, vou esperar a resenha do último :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Esse é o livro que eu menos curto da série porque a America me irritou profundamente. Toda essa indecisão dela foi bem chata e eu queria que ela ficasse sozinha. Aspen também não me agrada nada...
    Mas, o terceiro livro conseguiu me fazer esquecer o que eu li em A Elite.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Luana...
    Assim como a primeira resenha, essa está muito boa, mas eu meio que discordo de você... esse livro foi bom, na minha opinião. Mas não melhor que o primeiro. O enrosco entre o triangulo amoroso e a indecisão da America me irritaram ao extremo, assim como algumas atitudes que o Maxon teve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oi Luana.
    Adorei sua resenha.
    E tenho muita vontade de ler essa saga, adoro histórias assim.
    E apesar de ainda não ter lido o primeiro eu quero muito saber qual a decisão da America. ahahaha

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir