[resenha] a playlist de hayden


Oi galera, hoje venho falar de um livro que estava doidinha para ler, que só pela capa teve meu coração! Espero que gostem!


Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 280
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Sam e Hayden eram melhores amigos, daqueles que estão sempre juntos em todos os momentos, não importa o que ocorresse. Ambos eram considerados geeks, por conta do amor pelos games, por esse e alguns motivos sofriam bastante na mão de um grupo chamado trifeta do bullying, que era liderado pelo próprio irmão de Hayden. Porém, por mais que as coisas fossem difíceis, eles tinham um ao outro e isso, já era o bastante... bem, era isso que Sam pensava que fosse, até um dia descobrir que Hayden, seu melhor amigo de todas as horas havia se suicidado. Após isso Sam descobre que Hayden deixou um tipo de bilhete para ele e uma playlist, dizendo a Sam para que a escutasse, porque apenas dessa forma ele compreenderia.
Para Sam, Ouça. Você vai entender.
 Sam está desesperado e extremamente perturbado, a última vez que esteve com o amigo ambos haviam brigado, e agora a única coisa que consegue pensar é em como é culpado pela morte de seu melhor amigo. Ele a partir de então, tenta entender os motivos que levaram Hayden a tomar essa decisão e as únicas pistas que possui no momento são que Hayden ia levar bomba na escola, tem sérios problemas com os pais e um irmão que faz questão de humilha-lo toda a vez em público.


A história começa logo após o fúneral de Hayden, no qual Sam surta ao ver as pessoas que nem conviviam e conheciam seu amigo, ainda mais os membros do próprio trifeta do bullying tentando discursar no velório.  O que Sam vai perceber é que nem ele conhece seu amigo completamente.
Porque ele faria isso? O que estava acontecendo com Hayden ? Ele, seu melhor amigo, não sabia responder.

Ao voltar para a escola, recomeçar sem seu amigo, Sam conhece Astrid, que está tentando de todos os jeitos se aproximar dele. A química entre os dois é instantânea, mas conforme o tempo passa Sam percebe que Astrid era amiga de Hayden e Sam, nunca soube disso. Assustado com tal situação, ele se vê motivado a descobrir quem era de verdade o seu amigo e o segredos que ele nunca imaginava que Hayden tivesse.

Esse livro me conquistou logo de cara pela capa maravilhosa que possui e a sinopse incrível. Quer dizer, existe coisa melhor que música e livros? Não!



Os temas abordados no livro são extremamente atuais e muitos aprofundados, o quanto o bullying pode ser algo destrutivo ao ser humano e as consequências profundas e que dificilmente somem, ou a falta da presença dos pais, da proteção, o quanto essa sensação de abandono afeta a uma pessoa, afinal, o pior abandono é aquele em que a pessoa ainda está ali, mas não te ver, já deixou você a muito tempo. Essa falta de enxergar os filhos, de abandona-los e deixa-los a merce deles mesmos, é mostrado e o quanto isso mata uma pessoa por dentro.

A narração foi minha nossa! Muito boa, a forma fluída e envolvente da escrita de Michelle me fez largar todos os livros que tinha pra ler nesse tempo e só focar na playlist.  Os personagens são muito intensos e a cada página é uma nova descoberta sobre eles, o gostoso é que não só a gente que fica chocado em alguns momentos com essas descobertas sabe? Eles também ficam, o livro para mim foi processo de auto conhecimento de todos os personagens, e eu adorei isso.

O que eu mais gostei:

Devo dizer que minha parte preferida foi com toda a certeza olhar as músicas que estavam em cada título de capitulo, colocar os fones e mergulhar na leitura. Tudo com a música ficava mais intenso, foi uma bela jogada da autora.

O que menos gostei: 
Infelizmente tem um ponto negativo nisso tudo, que para mim foi o final. Ela tinha muito conteúdo nas mãos, ela podia criar um final memorável e o que criou foi algo tão inferior ao livro, tão superficial que eu fiquei chocada em como ela pode fazer isso! Eu esperava muito, muito, muito mais mesmo e devo dizer que essa parte, não foi boa para mim, de jeito nenhum.

Mesmo com esse final, recomendo muito o livro, eu o adorei e não me arrependo em nada em o ter lido, afinal olho o todo e foi muito bom!

Espero que tenham gostado! Beijos

8 comentários:

  1. Olá, Luana! :)

    Eu li apenas a "prova" do livro, e estou morrendo de curiosidade de lê-lo todo haha
    Todas as resenhas que li desse livro falam "triste" sobre o final... Acho que isso me decepciona um pouco, rs.

    Parabéns pela resenha :)

    Beijos,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Luana assim como você achei o final do livro decepcionante, esperava muito mais, fiquei com uma sensação de impunidade marcada com esse final. As músicas em si também não fizeram muito sentido na trama. Uma pena pois o tema abordado é de suma importância aso jovens. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi. eu li o livro e achei bem chatinho, além de profundamente superficial, como educadora e pesquisadora, não indicaria a obra para ser lido na escola, e quando peguei para leitura, fui com essa intenção...

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Todas as resenhas que leio falam sobre o final e tenho que concordar porque esperava bem mais. Eu esperava mais dessa leitura e fiquei um pouco decepcionada porque pensei que a playlist traria mais respostas e ela foi uma mera coadjuvante na narrativa. Eu gostei muito do que o Hayden foi e fiquei triste por tudo que aconteceu com ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei de ler esse livro, mas também tenho minhas ressalvas. A minha maior reclamação é para a tal Playlist, que não serviu para nada, em relação as respostas que Sam tanto queria e merecia.
    Na verdade a playlist é para o leitor e como eu não consigo ler e houvi música...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, mas tenho interesse em conhecer melhor essa trama, embora ela não esteja na minha lista de prioridades. Também não é a primeira resenha que cita o desfecho como um ponto negativo, isso sempre faz com que eu vá deixando ele de lado, na fila do "um dia eu leio".

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  7. Também achei o final raso. Sem emoção, acho que ela se perdeu um pouco no desenvolvimento, mas foi uma leitura muito boa!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Poxa Luana é muito ruim quando acontece essas coisas de a historia ser maravilhosa e o final blergh... eu morro de vontade de ler esse livro, mas infelizmente as resenhas estão me tirando essa vontade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir