[RESENHA] NEVE NA PRIMAVERA



Oi gente, eu sei estou sumida! Mas agora voltei com tudo, já que consegui sobreviver ao meu primeiro período da minha faculdade! Uhul! E para marcar a minha volta, trago a resenha desse livro da Novo Conceito para vocês! Espero que gostem!

Titulo: Neve na Primavera
Autora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 336
Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.
O livro conta a história de duas personagens: Vera e Claire, duas mulheres com nada em comum, porém que se conectam de uma maneira incrível e o que são duas histórias, se tornam apenas uma.
Somos levados ao ano de 1933, e é lá que conhecemos Vera Ray, uma mãe solteira, que ama incondicionalmente seu filho Daniel. Vera vive uma luta diária na tentativa de colocar comida na mesa no final do dia.  Ela trabalha sem parar, porém sente muito medo de deixar seu pequeno filho, de apenas 3 anos sozinho em casa sozinho, todas as vezes que precisa fazer um trabalho noturno. Uma certa noite, após mais um desses trabalhos, o medo de Vera acontece: Daniel sumiu de sua cama, e não tem sinal dele em lugar nenhum.

Setenta anos depois, em 2010, conhecemos Claire uma jornalista dos tempos atuais, que tenta sobreviver um dia após o outro depois de sofrer uma perda que mudou sua vida, além de ver seu casamento desmoronando cada vez mais. Ela se sente incapaz de fazer alguma coisa, está com medo, sozinha e aos poucos se perdendo. Seu trabalho não tem mais o encanto que tinha quando o escolheu 
e isso parece se comprovar quando seu editor editor propõe que ela escreva sobre a chegada da nova nevasca, semelhante a que aconteceu no dia 02 de maio de 1933, onde o pequeno Daniel sumiu em meio ao caos causado pela grande tempestade. O que parecia ser mais uma matéria frustante e sem graça se torna uma viciante busca de respostas, quando Claire percebe que de alguma maneira existe relação entre a nevasca de 1993 e 2010, buscando mais a fundo o sumiço do pequeno Daniel e a busca desenfreada de uma mãe por seu filho.
"A vida dele fora como um trágico romance sem o capítulo final, um belo desfecho. Nós descobrimos, tiramos a poeira que o cobria, e agora era hora de ele ler esse livro."
O que dizer sobre esse livro? Estou completamente sem palavras para descrever a trama maravilhosa que Sarah Jio criou. O livro é tão intenso e com porções certas de mistério e drama que me fizeram virar noites acordada!

A narração é toda alternada entre Vera e Claire, ou seja, temos a visão de uma Seatle em 1933 e a busca desesperada de uma mãe pelo seu filho, que sumiu de forma misteriosa e a visão de Seatle em 2010, onde temos Claire que tenta descobrir o que realmente aconteceu naquele 2 maio, onde Daniel desapareceu. O livro é narrado em primeira pessoa, não é o meu estilo, porém eu adorei como a autora deixou a história tão intensa e pessoal.


No inicio não conseguimos juntar as peças e imaginar como essas duas histórias podem se relacionar, como duas mulheres extremamente diferentes e em séculos diferente podem ser inter-ligadas assim?  Ela conseguiu juntar tudo em todos os mínimos detalhes! Não tenho como expressar a sutileza que ela utilizou ao escrever cada detalhe tanto nas situações como nos personagens ou a forma que ela criou um cenário complexo, porém sem nenhum furo! Estou apaixonada.

Vera é uma batalhadora! Ela luta todos os dias, enfrenta leões para tentar proporcionar uma vida consideravelmente boa para ela e seu filhinho, porém não é só isso, a autora nos proporciona uma outra batalha de Vera, sua paixão por um homem de uma família rica, onde seus pais não "gostam" de pessoas de classes inferiores.
''Tome cuidado! Em um simples piscar de olhos, tudo o que você mais ama pode ser levado de você! ''
Vera é uma personagem intensa, e Sarah nos dá a possibilidade de conhecer seu lado mais forte, porém também o mais fraco. A dor dela foi tão profunda que me atingiu de uma maneira inexplicável. Ao escrever essa resenha eu estou me emocionando novamente, algo tão desolador que é perder um filho, foi tão perfeitamente retratado que chegou a ir além das páginas, eu tinha que ler, tinha que saber a verdade, era como se eu fosse a personagem e apenas isso acalmasse minha alma. 

Claire é mais forte do que eu imaginava, uma mulher que sempre achou que tinha as rédeas da sua vida, mas que num determinado momento acabou se perdendo e isso é tão humano, tão real! E quando ela começa a trabalhar no caso de 1993, ela começa a se ligar com Vera  e de uma maneira bem interessante ela percebe que ambas, são extremamente iguais em várias coisas.



Esse livro me fez chorar horrores, me encheu de um fervor que eu estava precisando! Estava tão desanimada com as histórias! Ultimamente venho lendo tanta coisa um tanto "igual", sempre com o mesmo enredo ou com um bom enredo, porém um péssimo final e enormes pontas soltas. Esse livro me fez sentir aquela sensação gostosa  de ler um bom livro, algo que te torne mais viva, que lhe proporcione todos os tipos de sentimentos, que te deixe alheia ao mundo! 

O que eu mais gostei:
Tudo ! Eu amei desde a primeira linha até a última. Porém eu acho que acabei ficando muito mais apaixonada por Vera. A personagem é intensa e sua história é tão profundamente triste e encantadora!

O que eu não gostei:
Nada, eu adorei tudo, essa é a verdade.

Indico esse livro para todos, vale muito a pena ler!

17 comentários:

  1. Luana, acho que você foi uma das poucas pessoas que eu li resenha desse livro e adorou.
    A maioria do que eu li é negativa.
    E analisando todas, acho que não iria gostar do livro.
    Por isso ele não entrou para minha listinha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Também li o livro recentemente e adorei!! A história é realmente muito emocionante e tem um drama lindo... Vera é realmente uma ótima personagem, mas tinham momentos que eu sentia vontade de bater nela. Quero muito ler outros livros da autora.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu dei uma foleada no livro e não curti muito, não sei, acho que gostei tanto de A Lista que não fiquei aberta para outros, tipo, ressaca literária, talvez tenha imaginado que fosse me encantar de mesma forma, enfim, não que a história seja ruim, mas realmente não consegui e acho que relação com a ressaca.

    ResponderExcluir
  4. OI Luana!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro! Evito ler resenhas dele porque é um livro que eu quero muito ler e saber que alguém gostou já me deixa bem animada. Adoro livros que alternam as narrativas, acho que assim fica mais dramático *-*
    Não vejo a hora de começar a ler!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. As resenhas que li sobre esse livro já me fizeram desejá-lo… A sua, então, só vem adicionar mais lenha a essa fogueira! Haha. Tão bom quando lemos um livro "sem defeitos", que nos agrada em todos os sentidos. O que mais me atraiu é o tema abordado: duas mães sem seus filhos. Nossa, que tristeza. Quero muito ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já li diversas resenhas, e quero muito conhecer a obra. Adoro livros emocionantes, e sinto que também irei chorar muito. hahaha
    Adorei essa capa <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar de preferir a leitura em terceira pessoa eu até leio de boas em primeira sabe, e o fato de ter capítulos alternados ajuda muito :) gosto desse estilo
    a premissa desse livro é muito instigante, mas ainda não li meu exemplar. coisa que pretendo fazer agora em julho e espero gostar assim como vc da leitura ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Vera com certeza é também minha personagem favorita. Uma mulher que criava o filho sozinha naquela época, em tempo de crises. E que mulher má a mulher que roubou Daniel.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Luana, amei sua resenha e amei conhecer o livro. Só conhecia de nome e a premissa me lembra muito um livro que li recentemente, que me fez chorar chorar muito e também era sobre duas histórias separadas pelo tempo. Fiquei muito curiosa para ler essa e já vou colocá-la na minha lista. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito quando a narrativa é alternada entre personagens e entre tempos! Acho que fica mais dinâmico e nos prende mais! Desde que vi o lançamento desse livro me interessei! Sua resenha só fez aumentar minha curiosidade e vontade lê-lo!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Olááá
    Nossa, eu amei sua resenha e com certeza estou curiosa pela leitura pois adoro esses gêneros e o enredo está muito atraente, que bom que curtiu tanto ler. Ótima dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Nossa, como resistir e não comprar esse livro depois dessa resenha?? o_0
    Tipo, ele me lembrou bastante o livro "A garota que você deixou pra trás", o estilo da narrativa e as épocas diferentes mas a história é diferente mesmo.
    Amei amei sua resenha, acho que fiquei apaixonada pelo livro só de lê-la.
    Parabéns.

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Caramba, essa foi mesmo uma leitura muito boa, né?!
    Eu adorei a premissa e acho que é exatamente de um livro como esse que estou precisando: Algo diferente.
    Adorei a resenha e com certeza irei lê-lo!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei bastante curiosa para saber sobre o que se trata, mas depois acabei esquecendo e colocando o livro no final da minha lista. Acho sim que a história aparenta ser bastante fácil e com uma escrita que flui muito rápido, porém não to no clima para livros com esse tipo de enredo, ando meio no mundo dos anos 1800, ou seja, vivo por romances de época. Contudo, vou tentar dar uma chance ao livro, você gostou tanto que talvez vale a pena ler.

    Beijos
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Luana,
    Tenho lido muito sobre esse livro ultimamente na rede e ele realmente me interessou bastante.
    Gostei muito da sua resenha e da clareza que você dividiu com a gente a sua opinião

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Já li outra resenha do livro, mas a pessoa não curtiu muito a premissa dele sabe? Mas eu curti o enredo, e a sua resenha super me encantou, eu adorei, e estou mais ainda curiosa para saber o que essas duas histórias tem em comum.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Hey, tudo bem?

    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e com a primeira eu tinha ficado com a dúvida se a autora conseguia unir as duas narrativas sem deixar furos, então fico feliz de descobrir que sim. Acho que se fosse o contrário não importa o quanto eu gostasse dos outros aspectos do livro acabaria por achar a leitura bem decepcionante. Quem sabe agora eu dê uma chance realmente.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir